Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Se você não sabe o que esperar de um candidato, qualquer candidato serve!

Colunista: Cris Santos

Publicidade

Montar uma descrição de cargos e salários requer algumas etapas; por mais que donos e gestores tenham a expectativa de que o descritivo de um cargo seja óbvio, não é.

Todas as empresas possuem, em sua estrutura organizacional, um modelo similar: departamento comercial, departamento técnico, área administrativa, financeira, manutenção, Rh entre outras, mas nem por isso são iguais.

Pessoas que desempenham a mesma função em uma empresa não serão as mesmas pessoas atuando em outra empresa. Isso porque as empresas, seus funcionários e seus clientes são diferentes: cultura, localização, modelo de negócio, tudo que envolve o funcionamento de uma empresa muda de uma para outra.

Por isso, dizer que um funcionário é pronto e já vai saber o que precisa ser feito é uma ilusão.

Ter o cuidado de preparar um bom programa de integração vai ajudar muito o novo colaborador a entender o que se espera dele, ainda que ele tenha experiência para o cargo.

Minimizando os erros na contratação

Assim, descrever bem um cargo para as academias minimiza muito as chances de erros e frustrações.

Aqui está um processo básico que você pode seguir para ter uma boa descrição de cargos:

  1. Identifique o cargo: comece determinando qual cargo você deseja descrever. Isso pode ser baseado em uma posição existente ou em uma nova função que você está criando. Se for para consultor de vendas, por exemplo, acrescente o tipo de sistema que a sua academia usa, ou algum processo específico que a pessoa, se não souber, precisará aprender rapidamente.
  2. Colete informações: realize pesquisas internas e externas para reunir informações sobre o cargo. Isso pode incluir entrevistas com funcionários, análise de outras descrições de cargos semelhantes e revisão de dados salariais do mercado. Isso vai ajudar na hora de não ser muito complexa a descrição, acrescentando funções a mais do que o cargo pede ou correr o risco de não incluir algo que seja fundamental no dia a dia.
  3. Descreva as responsabilidades: liste as principais responsabilidades e tarefas associadas ao cargo. Seja claro e específico sobre as expectativas e as habilidades necessárias para o desempenho bem-sucedido. Não tente colocar muitas responsabilidades que nem sempre funcionam. Em descrição de cargo, ser claro e objetivo ajuda o candidato a entender o que exatamente se espera dele.
  4. Especifique os requisitos: identifique as qualificações, experiência e habilidades necessárias para o cargo. Isso pode incluir formação acadêmica, certificações, experiência prévia e competências técnicas. Crie um campo no seu descritivo de cargo para isso.
  5. Defina a estrutura salarial: pesquise os níveis salariais para cargos semelhantes no mercado e estabeleça uma estrutura salarial competitiva. Considere fatores como localização, nível de experiência e responsabilidades específicas. E inclua os benefícios, pois os candidatos tendem a dar preferência para oportunidades que possuem um pacote atraente de benefícios.
  6. Escreva a descrição do cargo: utilize as informações coletadas para redigir a descrição do cargo de forma clara e objetiva. Inclua as responsabilidades, requisitos e expectativas salariais, carga horária, finais de semana e quando houver comissionamentos, inclua na descrição. Pessoas gostam de saber as possibilidades de ganhos e bonificações.
  7. Revisão e aprovação: peça feedback apropriado de outras partes interessadas, como gestores, recursos humanos e funcionários-chave. Faça ajustes necessários e obtenha a aprovação final antes de implementar a descrição de cargos e salários.

Lembre-se de revisar periodicamente as descrições de cargos e salários para garantir que elas estejam atualizadas e reflitam as mudanças nas responsabilidades e no mercado de trabalho.

Exemplo de descritivo de cargo

Muitas empresas do setor não possuem um plano de carreira, porque não possuem uma boa política de descrição de cargos e salários. Se sua empresa se enquadra nesse perfil, fique atento. Atualmente quem não vê importância em um bom descritivo de cargos, vai ser avaliado por quem acredita que isso seja fundamental, ou seja, o próprio colaborador.

Segue um exemplo para construir um descritivo de cargo:

Descritivo de cargo (nome da vaga)

Um pouco da história da unidade: localização, perfil de cliente, público-alvo, história.

Dica: responda à pergunta “Por que uma pessoa deve trabalhar com vocês?”

Qualificações e Habilidades:

  • O que você está procurando em um candidato. 

Responsabilidades e Funções:

  • O que o candidato precisa saber fazer.

Informações básicas da vaga:

  • Carga horária: (inclui-se finais de semana)
  • Local de trabalho:
  • Benefícios:
  • Comissionamento: 
  • Tipo de contratação: (CLT ou PJ)
  • Salário: (valor por hora ou valor médio mensal)

Informações Adicionais: 

  • Conhecimentos gerais para a vaga (formação, cursos, idiomas)
  • Comportamento ideal para o cargo
  • Algum conhecimento complementar específico
  • O que não pode ter no perfil do candidato

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar