1. Introdução
No ambiente profissional, no nosso caso, nas Academias, Studios, Centros de Treinamento, Clubes, Box de Treinamento e instituições similares, a composição da equipe de colaboradores é bastante diversificada, pois temos aqueles responsáveis pelas áreas administrativa, financeira, marketing, operacional e técnica. Diante deste quadro, temos a presença do profissional de Educação Física que atua diretamente com o aluno/cliente como professor da sala de musculação, das aulas coletivas, como avaliador, personal trainer interno e externo e das atividades aquáticas.
É um quadro de profissionais com características bastante diferentes, em especial no que diz respeito ao profissional de Educação Física que deve estabelecer um relacionamento “ótimo, tanto com os alunos/clientes, bem como com os gestores” que, muitas vezes, não têm formação acadêmica específica na área; este fato pode ser um componente que facilita ou dificulta o relacionamento profissional.
Apresentamos, a seguir, uma breve revisão de conceitos que irão ajudar a compreender melhor o conteúdo deste artigo:
2. O que é Relacionamento
Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses. Relacionamento é o ato de se relacionar, de estabelecer uma ligação ou conexão com alguém. Relacionamento pode ser de vários tipos, como amoroso, afetivo, de amizade, de intimidade de trabalho ou de interesse. Todo relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Relacionamento também pode ser usado como sinônimo de relação, contato, interação, união, afinidade, entre outros.
3. Tipos de relacionamento
Existem diversos tipos de relacionamentos que podem ser estabelecidos entre as pessoas. Alguns exemplos são:
- Relacionamento Familiar: É o tipo de relacionamento que se estabelece entre os membros da família, como pais, irmãos, avós, tios, primos etc. É um relacionamento que começa desde o nascimento e pode durar a vida toda.
- Relacionamento Amoroso: É uma relação que duas pessoas fazem quando compartilham de um mesmo sentimento. Geralmente, essa relação começa através de um namoro, uma fase em que ambos podem se conhecer melhor. Então, quando têm certeza em relação ao que sentem, e decidem que é o momento certo, podem partir para algo mais sério, que é o casamento.
- Relacionamentos de Amizade: São relações que se estabelecem entre amigos. Os amigos são pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado, que nos apoiam e nos ajudam em momentos difíceis. Eles estão presentes desde a infância e continuam por toda a vida.
- Relacionamentos Profissionais: São relações que se estabelecem no ambiente de trabalho. Essas relações podem ser entre colegas de trabalho, entre chefe e subordinado, entre empresas, entre clientes e fornecedores, entre outros.
4. O que é Empatia
Com origem no termo em grego empatheia, que significava “paixão”, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.
Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar.
Ser empático é se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela.
É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria, satisfação e compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
Para ser empático é preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente.
Empatia nas relações
A empatia pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas.
Nas relações pessoais, a empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos.
O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outro.
A empatia entre pessoas que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de afeto.
Entretanto, é importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.
5. Considerações
O Gestor, por natureza do cargo, é um Líder, está à frente do “negócio” para cumprir as metas da empresa (vide figura 1); tem as suas características pessoais e competências necessárias para cumprir a sua função.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército etc.
Como líder, tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe. Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados. A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança.
Entendemos, portanto, que o relacionamento entre o Professor e o Gestor está diretamente relacionado com esses dois fatores primordiais – Empatia e Liderança – o estabelecimento do respeito e confiança mútua sem contar, é claro com as competências técnicas de cada um. Ambos exercem um papel de liderança: o Gestor diante dos seus colaboradores e o profissional de Educação Física diante dos seus alunos/clientes.