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Avaliação de desempenho da equipe

Colunista: Cris Santos

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Vamos calibrar o desempenho do time?

A avaliação de desempenho serve para “calibrar” e desenvolver talentos, mas pode ser complexo se você não souber o que quer das pessoas!

Vem comigo que te explico!

No mundo corporativo em geral, o uso de avaliação de desempenho como um processo de medir o resultado do empenho das pessoas serve para analisar e medir o desempenho humano em relação aos objetivos e metas estabelecidos pelas empresas. Incluir um programa de feedback, revisão de metas e desenvolvimento profissional são essenciais para estabelecer os planos de entrega de resultados e crescimento pessoal e profissional.

Quando você sabe o que está fazendo, tudo fica mais simples e a avaliação de desempenho é o processo que mais apoia a gestão no desenvolvimento de time.

A calibragem de pessoal nas empresas envolve um processo sistemático para garantir a consistência e justiça nas avaliações de desempenho dos colaboradores. É uma estratégia do RH para identificar talentos e aprimorar os processos gerenciais dos departamentos.

Aqui estão alguns passos comuns no processo de calibragem:

  • Definição de critérios: estabelecer critérios claros para avaliação de desempenho, alinhados aos objetivos e valores da empresa.
  • Avaliações iniciais: os gestores fazem suas avaliações individuais dos colaboradores.
  • Reuniões de calibragem: os gestores se reúnem para revisar e discutir as avaliações. Isso ajuda a identificar possíveis vieses e garantir uma visão mais objetiva.
  • Discussões de desempenho: durante as reuniões, os gestores compartilham informações e argumentam suas avaliações, buscando um consenso sobre as classificações.
  • Ajustes e consenso: caso haja discrepâncias, os gestores ajustam as avaliações para alcançar um consenso, visando uma distribuição equitativa das classificações.
  • Feedback construtivo: fornecer feedback construtivo aos colaboradores, destacando áreas de melhoria e reconhecendo conquistas.
  • Transparência: manter transparência no processo para promover a confiança dos colaboradores no sistema de avaliação.

A calibragem contribui para evitar parcialidade e assegurar que as avaliações de desempenho sejam justas e alinhadas aos objetivos organizacionais.

Nas empresas, é muito comum termos talentos “escondidos”, incluindo áreas que precisam de ajustes para melhorar o resultado. Com a implementação de ações mais estratégicas e assertivas, um programa de avaliação de desempenho apoiado nessa calibragem torna muito mais lúcidas as decisões e os caminhos que temos que seguir.

Legal demais isso, não?

Para ter um norte quanto a melhor estratégia de avaliar desempenho de uma equipe, é legal entender quais os tipos mais comuns de avaliação que existem, cada uma com suas características e objetivos específicos:

  • Avaliação 360 graus: envolve a coleta de feedback de várias fontes, como colegas, superiores, subordinados e o próprio colaborador. Oferece uma visão abrangente do desempenho.
  • Autoavaliação: os membros da equipe avaliam seu próprio desempenho, proporcionando insights sobre sua percepção em relação às metas e responsabilidades.
  • Avaliação por Pares (Peer Assessment): os colegas de equipe avaliam uns aos outros, promovendo uma visão mais diversificada e colaborativa do desempenho.
  • Avaliação de Objetivos e Metas: centrada nas metas estabelecidas para a equipe, avaliando seu sucesso em alcançar esses objetivos específicos.
  • Avaliação por Competências: foca nas habilidades e competências essenciais para o sucesso na função, avaliando como os membros da equipe demonstram tais atributos.
  • Avaliação Contínua (Feedback Contínuo): um processo contínuo de fornecimento de feedback ao longo do ano, em vez de uma avaliação anual, facilitando a adaptação e melhoria constante.
  • Avaliação de Desempenho Baseada em Resultados: avalia o desempenho da equipe com base nos resultados alcançados, como metas financeiras, de vendas ou outros indicadores-chave de desempenho (KPIs).
  • Avaliação por Competição (Ranking): classificação dos membros da equipe em uma ordem específica com base em seu desempenho, muitas vezes comparando uns com os outros.
  • Avaliação “Nine Box”: é uma ferramenta de gestão de desempenho e potencial que utiliza uma matriz 3×3 para posicionar os colaboradores com base em duas dimensões-chave, geralmente desempenho passado e potencial futuro. Cada quadrante na matriz representa uma combinação específica dessas duas dimensões. Essa abordagem ajuda as organizações a identificar talentos, planejar desenvolvimento e tomar decisões relacionadas à sucessão e recompensas. O método é comumente usado em processos de gestão de talentos para avaliar e posicionar funcionários em diferentes categorias, como “prontos para promoção” ou “necessitando desenvolvimento”.

A escolha do tipo de avaliação dependerá dos objetivos da empresa, da cultura empresarial e das características específicas da equipe, combinando diferentes métodos pode oferecer uma visão mais completa do desempenho da equipe.

Mas lembre-se: ter boas conversas de feedback e de acompanhamento do time, procurando entender onde e quais são as suas principais dificuldades, vai tornar não só sua gestão mais estratégica e eficaz, como potencializar o clima e o bom relacionamento entre as pessoas.

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