Tudo novo de novo! Algo que temos ouvido constantemente…
No entanto, prever especificamente o que acontecerá no mercado de trabalho em 2024 é um pouco complexo, mas algumas tendências têm sido consistentes.
Tecnologia avançada continuará a influenciar muitas indústrias, demandando habilidades em IA, automação e análise de dados. Além disso, o trabalho remoto e a flexibilidade no local de trabalho provavelmente continuarão a ser relevantes. Novos setores podem surgir e outros podem se transformar devido a mudanças sociais, tecnológicas e econômicas.
Mas, como sugestão, vale prestar atenção a 5 pontos que servirão de norte por muito tempo:
1. Tendências e o mercado de trabalho, fique atento a elas!
Tendência tem a ver com comportamento e comportamento tem a ver com pessoas:
- Efeito Barbiecore: conforto, necessidade humana, mudança de comportamento e geração de novas formas de pensar e agir.
- Grumpy staying: ficar no trabalho mesmo não estando feliz, um antigo novo movimento que está em evidência.
- Novo surrealismo: é uma expressão artística contemporânea que revisita os princípios do movimento surrealista do século XX, adaptando-os ao contexto e tecnologias atuais. Ele continua a explorar o inconsciente, o sonho e o subconsciente, mas muitas vezes incorpora elementos da era digital, tecnológica e das mudanças sociais contemporâneas. É uma fusão entre o passado surrealista e a modernidade.
- Efeito policrise e dopamine: humor ou a necessidade de mais humor no trabalho e nas relações pessoais depois do que passamos na pandemia.
2. Habilidades interpessoais e aprendizado contínuo
As pessoas estão mais propensas às mudanças porque estão mais conscientes de seus descontentamentos.
Chat GPT, aprendizado de máquina, solução de problemas, empreendedorismo, consciência ambiental e multicultural…
Existem várias maneiras de se manter atualizado em 2024! Você pode acompanhar notícias online, seguir fontes confiáveis nas redes sociais, participar de webinars, conferências ou workshops, ler blogs especializados, assistir a vídeos educativos ou até mesmo fazer cursos online sobre os tópicos que mais te interessam. É importante encontrar fontes atualizadas e confiáveis para se manter bem informado.
3. Novas profissões e o papel do RH
Precisamos valorizar mais as pessoas para podermos ter condições de valorizar os nossos negócios. Mais estratégico e inclusivo com foco em metas e resultados reais: carreiras como desenvolvedores de softwares e cibersegurança, área da saúde, EX (employee experience), CX (customer experience), UX (user experience).
O papel do RH tem um foco maior na gestão de mudanças em 2024, na adaptação às tecnologias emergentes, no desenvolvimento de habilidades e na criação de culturas inclusivas e colaborativas nas organizações. A automação e a inteligência artificial podem impactar o trabalho do RH, liberando tempo para atividades estratégicas e focadas no desenvolvimento humano.
4. Geração Z e os novos trabalhadores
Economia GIG: o jovem desconfia dos adultos e os adultos não entendem os jovens.
A ascensão de trabalhadores independentes e freelancers está transformando a maneira como as pessoas abordam a carreira. A geração Z tende a valorizar flexibilidade, tecnologia e propósito no trabalho. Eles preferem ambientes colaborativos, feedback constante e oportunidades de aprendizado. Também valorizam a diversidade e buscam equilibrar a vida pessoal com a profissional.
A geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2000, tende a ser tech-savvy, criativa, preocupada com questões sociais, valoriza a diversidade, busca autenticidade e tem uma inclinação para a multitarefa. Esses jovens cresceram imersos na tecnologia e muitos têm um forte senso de empreendedorismo. Além disso, tendem a ser adaptáveis e ágeis no ambiente digital. E hoje já ocupam mais da metade dos postos de trabalho.
5. Como a gente fica nisso tudo?
O que queremos ver na nossa equipe de trabalho e o quanto podemos nos comprometer a desenvolver as pessoas na nossa empresa?
Nosso papel será o de nos mantermos atualizados, focados em resultados, ao mesmo tempo que preocupados com o acolhimento da equipe, olhar para os jovens com olhos inclusivos e empáticos, temos muito o que aprender com eles!
Se tivermos a oportunidade, que sejamos cada vez mais orientadores e parceiros.
O mercado agradece, a equipe agradece e sua empresa certamente será impactada com essa positividade!
Não há mais espaço para sofrimento, agora é ser feliz e seguir em frente.
Feliz festas e um 2024 cheio de boas realizações!