Você vai precisar de gente para quando tudo isso passar… E uma das principais perguntas quando o assunto é “gente” é: como fazer com que pessoas inteligentes e capazes continuem contribuindo com o máximo dos seus esforços em tempos de tantas incertezas e mudanças? Confira como administrar pessoas na crise:
Foco na liderança
Dê exemplos, planeje ações, estabeleça funções, estimule pessoas e acompanhe de maneira ativa os esforços e resultados das equipes sob o seu comando. Seu trabalho como gestor é dar, às melhores pessoas, as maiores chances de mostrarem suas capacidades.
Mantenha contato com a sua equipe e dê tarefas para eles.
Comunicação aberta
Seja disponível: sua “porta” deve estar sempre aberta à sua equipe, possibilitando que tarefas não sejam interrompidas em função de dúvidas.
Revolucione e não remende! Saiba ouvir o que a sua equipe tem a dizer.
Delegue com sabedoria
Conheça sua equipe: suas principais funções e talentos, saiba a quem delegar tarefas para que sejam realizadas da melhor maneira.
Reveja seu manual descritivo de cargos, salários e planos de carreira. Quantas vezes você esteve tão ocupado que não tinha tempo de alinhar com a sua equipe do que eles precisavam sob o ponto de vista deles?
Aproveite para aprender! Use isso a seu favor e a favor do outro.
Feedback constante
Guie e implemente as habilidades: os funcionários necessitam de feedback constante, possibilitando uma atuação cada vez melhor.
As devolutivas precisam acontecer constantemente, elas são balizadoras da sua expectativa em relação às pessoas.
A técnica do feedback consiste em 5 etapas: propósito da conversa, comportamento esperado, impacto, ponto de vista e negociação de acordos.
Funcionários dispostos
Colaboradores desmotivados são pouco produtivos. Encontre formas de manter a equipe animada à distância.
É você quem escolhe que tipo de jogador quer ter em seu time. Alguém que é melhor do que a gente…. Queira ter essas pessoas por perto.
Estratégia clara
Metas devem ser sempre bem explicadas e objetivas: permita que cada um saiba como caminhar em direção ao sucesso conjunto.
Revise o seu plano de negócios.
Pratique o “fit cultural” em que todas as pessoas se encaixam no mesmo objetivo e que este seja bem definido.
Diversidade no time
Tenha pessoas de diferentes habilidades e perfis numa mesma equipe, para que possam se ajudar e complementar tarefas.
Mantenha tudo bem simples para que as pessoas deem o seu melhor.
Administração de fases críticas
Conflitos de comunicação são da responsabilidade do líder. A comunicação agora ficou elevada ao nível horizontal.
Tenha bem estabelecida a rotina de atendimentos com a sua equipe. O relacionamento online é produtivo e libertador ao mesmo tempo! 49% das pessoas desejam esse tipo de trabalho, de acordo com pesquisas.
Agora é hora de testar esse novo modelo, mais prático e barato, que requer estratégias, disciplina e maturidade empresarial por parte de todos.
Busca por soluções
O gestor deve impulsionar esse tipo de atividade e supervisioná-la.
A vida é uma questão de prioridades, se você focar no problema esquecerá da solução. Tudo passa e, por isso, não vale a pena complicar.
Tenha um plano de sucessão e avalie as pessoas.
Quanto mais você aprende, mais coisas vêm até você: crescimento, opções, oportunidades.
Equipe em harmonia
Identifique os objetivos principais que serão alcançados, pontos fortes e pontos de atenção e assuma suas responsabilidades como gestor.
O que você aprendeu e como aplicar? Só entendemos a nossa força diante de algo maior do que a gente!