Após um verdadeiro abre e fecha em diversos setores econômicos, inclusive nas academias fitness, hoje o setor luta para a continuidade na prestação de serviço à população. Ainda está sendo um desafio para diversos empresários no setor fitness a manutenção das atividades ofertadas na grade das academias. Por um lado, temos aqueles alunos que ainda não se sentem seguros para voltar a praticar exercício no ambiente de academia, e por outro, alguns alunos estão procurando outros meios para manter-se a rotina de exercício.
Nesse sentindo, os gestores necessitam encontrar estratégias para encorajar os alunos a adentrarem nesses espaços de academia e oportunizar experiências positivas como segurança, atendimento e prestação de serviço. Para alguns, é quase utópico ver os salões cheios novamente, mas será que isso é possível? A única certeza até o momento é que a pandemia vai passar e logo virá a abundância para o retorno em diversas atividades.
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Paralelo à pandemia, percebe-se a valorização e estímulo da adoção de um estilo de vida saudável pela população, como prática de exercício físico, alimentação balanceada, autocuidado em saúde mental, melhora na qualidade do sono, pensamento positivo e prevenção no consumo de álcool ou drogas. Com isso, o setor fitness e wellness já apresenta potência de crescimento nos próximos meses e é preciso que isso fique evidente para o gestor. Para aqueles que ainda associam a academia a um espaço de treinamento, esses serão engolidos pela concorrência, pois talvez nesse momento as pessoas não procurem somente resultados estéticos e sim, um conjunto de benefícios físicos e mental por meio do exercício físico.
Então, chegou o grande momento de investir para além da técnica do saber fazer, precisa-se saber ser; oferecer para os alunos experiências que ultrapassem o exercício físico considerando que muitos estão em situação de vulnerabilidade emocional e nesse ambiente ele poderá encontrar apoio emocional, treino e saúde para melhoria da sua vida. Do mesmo modo, as academias devem estar preparadas para o “novo cliente”, isso significa que o processo deverá se adequar de acordo com as necessidades gerais da clientela e buscar o melhor conforto para todos.
Por fim, acredita-se que o “novo normal” venha repleto de desafios para os gestores e modificações no cenário fitness brasileiro, por isso acompanhar de perto as mudanças ao decorrer da pandemia poderá beneficiar aqueles gestores que procuram inovação na prestação de serviço.