Há quase um ano estamos vivendo problemas acarretados com a o surgimento da COVID 19, muitos profissionais perderam seus empregos, ficaram perdidos e não sabiam o que fazer diante da situação caótica. Porém, ferramentas e estratégias cresceram significativamente nessa pandemia, aplicativos de treinamentos, de reuniões, para diversão etc.
Sem dúvidas nenhuma a ferramenta que cresceu de uma forma grandiosa e, diga-se de passagem, positiva, foi a tão falada MENTORIA; tenho certeza de que muitos nem sequer tinham interesse em participar de alguma ou curiosidade em saber como funcionava, mas que nessa pandemia aderiu e agora não vive sem ela, exatamente pelo motivo de ter sido uma luz no fim do túnel, concorda?
Hoje, diversos modelos de mentoria estão à disposição nas plataformas digitais, basta procurar qual se encaixa mais na sua necessidade, então, para que você acerte na escolha da sua (caso não participe ainda) vou explicar um pouco mais dessa excelente ferramenta de ajuda profissional.
Simplificando e trocando em miúdos, mentoria é uma ferramenta utilizada geralmente por profissionais mais experientes e que tem como foco ajudar pessoas a alcançar seus objetivos através do aprimoramento do seu negócio, usando caminhos mais prósperos, sempre visando ao crescimento pessoal e profissional do mentorado. Tudo começa com uma conversa informal, para que sejam traçadas metas e estratégias e, a partir daí, serem traçados planos eficientes de progresso e evolução, seja de uma empresa, seja do profissional ou de um produto. Quem recebe e aplica as estratégias dos mentores tende a alcançar um nível mais alto, seja pessoal ou profissional.
Agora vamos imaginar que você tem um produto ou um negócio em mente totalmente desenvolvido para o mercado, é o mentor que vai direcionar seu produto para que ele progrida e se desenvolva da melhor maneira possível com qualidade. A partir das reuniões periódicas, o mentorado vai se sentindo mais seguro, vai conseguindo absorver mais conhecimentos, perdendo o medo e consequentemente vai ficando mais “responsável” por saber o caminho mais correto e seguro para decolar com a sua carreira. A partir daí, você vai percebendo as estratégias que podem dar certo.
Mentores sempre estimulam, provocam e desafiam, com o intuito de que se desenvolvam talentos que a pessoa não sabia que tinha (como aconteceu comigo), mas não se pode esquecer que a relação mentor x mentorado deve ser imparcial, pois são trocas de experiências profissionais sempre atirando no mesmo alvo. Existe também uma grande vantagem: além de se desenvolver profissionalmente, aprende-se sobre os riscos que o mercado oferece, além de vantagens e desvantagens, exatamente para não haver deslizes, nem retrocesso.
Pode-se ressaltar, também, que boa parte das mentorias geralmente não são especificamente para ensinamento de conhecimentos técnicos, mas sim, da vivência do mentor para com determinada situação e a carreira. O retorno geralmente vem após alguns meses, visto que foram absorvidos conhecimentos úteis e aplicáveis. Uma das coisas que são extremamente interessantes é que a partir do momento que o mentorado começa a alcançar os objetivos propostos acaba motivando o mentor também, um vira exemplo para o outro no final das contas.
No mundo atual, onde tudo é online e a expansividade do negócio agora atinge locais antes impossíveis por serem apenas presenciais, é primordial se ter um mentor para crescimento dentro da sua área.
Diante disso e por exemplo próprio, vale A PENA SIM, INVESTIR EM MENTORIA! No final, você se tornará melhor do que já é: se você já acredita em você, com a mentoria vai acreditar mais ainda!
Tudo o que relatei aqui partiu da minha própria percepção com meus mentores, os professores André Fernandes e Luis Cláudio Bossi.
Forte abraço!