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5 pontos cegos do seu negócio

Colunista: Thais Almeida

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Ponto cego é uma pequena área da retina onde não contém receptores de luz, ou seja, parte da imagem projetada nessa região não é registrada pelo cérebro e não são conscientemente percebidos.

Trazendo para o mundo dos negócios, pontos cegos são situações não percebidas ou percebidas de forma incorreta pelos gestores, podendo trazer grandes prejuízos à empresa.

Empresas que são acometidas por pontos cegos geralmente são surpreendidas, por que não tinham uma visão clara do que estava acontecendo.

Por isso, nesse artigo listei alguns pontos cegos comuns nas empresas. Mais abaixo tem um vídeo onde contextualizo esses pontos no mercado fitness.

1. Concorrentes não percebidos

Normalmente consideramos concorrentes as empresas que vendem os mesmos produtos ou oferecem os mesmos serviços ou similares. Mas o fato é que, concorrente é tudo aquilo que te tira a venda, que ocupa a prioridade do cliente na decisão de compra.

2. Novas oportunidade e nichos

Muitas vezes o empresário fica tão cego em oferecer algo tão especial, diferente ou focado no público, que não vê oportunidades e nichos que podem complementar o produto ou serviço que já oferece. Parcerias ou inclusão de produtos ou serviços complementares podem aumentar o mix de ofertas, faturamento e ticket médio.

3. Riscos negligenciados

A vida agitada empresário, a necessidade de faturar para equilibrar as contas e a rotina de apagar incêndios diários, faz com que questões trabalhistas, prevenção de acidentes, combate a fraudes e falhas sejam deixados em segundo plano.

4. Processos não alinhados

Toda empresa é uma engrenagem. É importante que cada área ou departamentos e comunique com a outra, se complementando. Assim como todos os integrantes precisam estar cientes e alinhados em relação à missão, visão e valores, perfil de clientes, ações de marketing e mix de produtos.

5. Modelo de negócio obsoleto

Toda empresa precisa estar constantemente revendo seus produtos, serviços, processos e analisando formas de vender e escalar seu faturamento. Uma empresa que vende produtos pode incluir serviços complementares e vice-versa. Uma empresa física pode ter um braço on-line. Empresas que não se reciclam são engolidas pelo mercado.

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