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Valuation: quanto vale o seu negócio?

Colunista: Redação REF&H

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Muitos gestores não pensam nisso – talvez nem saibam o que significa – mas quando você talvez pensar em vender sua academia, fazer um VALUATION pode facilitar muito a negociação. Valuation é um termo que significa “avaliação de empresas” e é o processo de estimar o valor de uma empresa com base em metodologias usuais de mercado.

Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do ROI nas ações da empresa, pois o mercado precifica de acordo com a expectativa do retorno.

Marcel Gandra mostrou tudo isso em sua palestra “Valuation passo a passo”, durante a IHRSA Fitness Brasil 2020, expondo uma metodologia para se fazer essa avaliação da sua empresa.

Vantagens de se fazer um valuation

Ao se fazer o seu valuation, a empresa tem algumas vantagens:

  • Permite uma negociação mais rápida, pois diminui a distância entre a expectativa do comprador e do vendedor.
  • Facilita a estruturação de capital, pois permite a entrada de acionistas através da venda de cotas de participação da empresa.
  • Diminui a subjetividade, pois torna possível a avaliação dos ativos, incluindo intangíveis, através de métricas comparáveis.
  • Atende as normas de governança, muitas vezes necessárias para atender acordo de acionistas, regras contábeis e fiscais e legislação vigente.
  • Funciona como uma ferramenta de gestão, pois proporciona o monitoramento do valor da empresa, base para a tomada de decisões estratégicas.

No valuation, é importante, ainda, considerar alguns fatores importantes:

  • Tipo de negócio
  • Tempo de atuação
  • Localização
  • Instalações
  • Situações econômicas externas
  • Motivos do vendedor
  • Motivos do comprador

O valuation pode ser feito de diversas formas, dentre as quais:

  • Método contábil: pela avaliação de ativos e passivos do empreendimento. Utiliza-se esse método quando a empresa está no prejuízo e/ou não existe um histórico de informações contábeis.
  • Método comparativo: pela comparação com outra transação do mesmo setor que tenha sido feita há pouco tempo. Os indicadores mais utilizados nessa análise são o faturamento, o lucro líquido e o EBTIDA, mas o valor da marca não é levado em consideração.
  • Método fluxo de caixa descontado: pela análise do fluxo de caixa histórico da empresa e a projeção de fluxos futuros trazidos a valor presente.

Se você quer vender sua empresa, é preciso ter cuidado para não gerar um “deal breaker”, ou seja, a interrupção da negociação. Práticas informais e alto nível de endividamento são alguns dos fatores que podem causar o deal breaker. Se você tem um histórico de resultados ruins, falta de transparência na disponibilização de informações e a empresa depende excessivamente dos sócios, mas ainda assim você faz um valuation primário otimista, isso também pode prejudicar a negociação da sua empresa.

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