Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O day one da REF&H

Colunista: Thais Almeida

Publicidade

Tudo estava acontecendo ao mesmo tempo: tínhamos que criar um mailing de academias para envio das revistas, uma lista de possíveis anunciantes para patrocinar o projeto e uma lista de consultores do mercado para colaboração com conteúdo. Ah! Tinha a pauta principal feita pela jornalista e a contratação de um designer para criar a identidade visual!

Esses foram os processos iniciais aos quais eu, o João Cavalcanti e o Mário Ferreira debruçamos naquele setembro de 2002: a primeira edição da Revista Empresário Fitness tinha data programada para novembro e todos nós tínhamos atividades paralelas.

O início de tudo

Tudo começou quando o João Cavalcanti abriu uma academia em 2001. Estudando Educação Física, empreendedorismo no sangue, mas com emprego fixo em uma renomada gráfica, alugou um local, comprou os equipamentos e abriu as portas. Assim, sem um plano de negócios, sem uma consultoria. Eu era sua namorada naquela época e cursava Administração de Empresas, assim pude ajudar com algumas planilhas de controles de alunos, planilhas financeiras e um estudo do mercado.

Quanto mais desbravávamos o mercado, mais nos surpreendíamos com o que encontrávamos: a profissão havia sido regulamentada há pouco tempo, o mercado apresentava muito amadorismo e materiais sobre gestão eram escassos, poucos livros e havia um único evento com foco no assunto.

Eu trabalhava em uma empresa do varejo de eletroportáteis e não via a hora de ter meu próprio negócio desde os 16 anos, já estava com 22 e ansiosa para o momento que uma grande ideia ou oportunidade surgisse! A faculdade de Administração só me deixou mais confiante de que esse dia chegaria. Até que numa noite, o João chegou com uma revista impressa na gráfica em que ele trabalhava chamada “Empresário Serigráfico” e falou: “Olha essa revista aqui para empresários do mercado de serigrafia, seria uma boa uma revista para o mercado de academias, não?”

Negócio sem planejamento é fria!

Eu achei a ideia o máximo! O frio na barriga apareceu. Vamos fazer! Já havia trabalhado em uma editora de revistas por dois anos e entendia bem os processos que envolviam o conteúdo, patrocínio, design e impressão de uma revista. Tudo que era necessário fazer de acordo com a regulamentação, distribuição e todas as práticas administrativas.  Sentamos para conversar mais detalhadamente. Ele convidou o Mário, um amigo de longa data para se juntar a nós e criamos a Atitude Editora, com seu primeiro produto, a Revista Empresário Fitness!

Alugamos um escritório na Avenida Angélica, em São Paulo, pintamos, compramos móveis, contratamos uma assistente administrativa. O João entrou com o investimento inicial, o Mário fazia a parte comercial e eu, a parte do conteúdo e gestão.

Aqui começa a aventura, o nosso “day one”! Uma grande excitação por estar criando algo tão inovador, sem igual no mercado, com um propósito tão nobre, com uma missão concreta, mas que aos poucos foi nos trazendo para uma realidade dura. Começar um negócio sem planejamento é fria!

A revista seria distribuída randomicamente e gratuitamente para nosso mailing de academias, que era levantado diariamente por buscas na internet e confirmado por telefone por nossa assistente e a receita viria de nossos patrocinadores, ou seja, os anunciantes da revista. Mas éramos novos no mercado, não conhecíamos ninguém. Como atrair confiança de colunistas e anunciantes?

Fomos com a cara e a coragem! Na primeira edição, empresas como Bio Walk e Maktub apostaram no projeto e por muitos anos continuaram conosco, assim como grandes empresas do mercado como Moviment, Body Systems, Life Fitness entre outras. O time de consultores era impecável trazendo nomes como Patricia Totaro, Cris Santos, Luis Amoroso entre outros.

REF&H: um marco no mercado fitness

Após um ano, o sócio Mário saiu da sociedade. Ficamos eu e o João já com a revista se consolidando no mercado quando, em uma parceria com o Paulo Akiau, ela passou a ser distribuída à toda rede de clientes da Body Systems. Um grande avanço em nosso alcance e uma chancela importante para nosso crescimento.

Participávamos de todas os congressos IHRSA e vários outros pelo Brasil, todo mês de setembro fazíamos um jantar de comemoração do aniversário da revista e premiávamos nossos anunciantes pela parceria.

Três anos depois do início de tudo eu saí da sociedade por motivos pessoais, mas sem perder o contato com as pessoas que vieram “cuidar” da Empresário Fitness nesses anos. Quando saí, a revista ficou nas mãos do João, depois do Romeu Júnior (que foi nosso vendedor), depois da Vivian Ignácio (que foi nossa secretária) e finalmente com o Leonardo Allevato, que desenvolve brilhantemente o conteúdo, inovações e mantém o legado iniciado há 18 anos!

A Revista Empresário Fitness se tornou um marco: a princípio um marco em minha carreira, pois foi esse projeto que abriu portas para diversos outros na minha vida empreendedora, me trouxe negócios e grandes amizades que perpetuam por muitos anos. Um marco no mercado de academias, abriu portas para outros projetos focados em gestão. A gestão no mercado fitness se desenvolveu muito durante os anos e tudo começou com os holofotes que a Empresário Fitness colocou sobre o tema no segmento. Um marco como negócio, em um país onde metade dos negócios morrem em até 5 anos, um título editorial completar 18 anos realmente é motivo para muita comemoração e reverência de todo um mercado!

Com grande carinho escrevo esse texto, relembrando de fatos acontecidos há 18 anos, contando uma história de empreendedorismo de verdade, com altos e baixos, participações importantes, reconhecimento e muito orgulho! Hoje, faço parte do corpo de colunistas e contribuo com alegria com tudo que aprendi com quem segue uma jornada em busca do empreender por um propósito e por um sonho!

Obrigada Leo, por cuidar tão bem desse “nosso filho”. Sucesso sempre!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar