Caro leitor, seja bem-vindo ao artigo mais importante deste ano de 2022 escrito por mim, Geraldo Hofer! Afirmo isso porque aqui você vai encontrar diversas dúvidas, medos, angústias e aflições de muitos gestores, líderes e empreendedores do fitness.
Reuni, em primeira mão, essas informações para devolver, ao mercado e aos profissionais, muito conteúdo, seriedade, resultado e flexibilidade, justamente para ajudar a todos, independente de modelo de negócio, crise, sazonalidade ou estado.
É da união que se faz a força!
Sem mais delongas vamos ao nosso conteúdo, com 20 reflexões para empresários fitness. Essas perguntas foram retiradas das interações com o público que me acompanha diariamente nas redes sociais.
1. O que exatamente um gestor de academia faz?
Em tese, um gestor cuida dos processos da academia, das pessoas, do espaço, do financeiro, gere a equipe e motiva, mas dentre as inúmeras atividades citadas de um gestor, a principal certamente está em estudar o mercado atual e para onde a empresa dele está indo (projeção a longo prazo), assim, analisando os indicadores.
2. Como fazer uma planilha de academia?
Creio que essa pergunta esteja direcionada a planilha de custos, espero poder ajudar ao máximo, um modelo legal de planilha, bem simples, por sinal, para começar é, separar custos fixos de custos variados, organizando, assim, alguns custos que você não pode abrir mão; depois parte-se para outras contas como, futuro investimento mensal, retorno dos planos, plano atual x aumento.
Parte-se do mais simples para o mais complexo.
3. Como manter um negócio ativo em meio a tantos empecilhos?
A pergunta de milhões! Empecilhos e desafios sempre vamos ter na empresa/carreira, a dinâmica é como superá-los através de números e indicadores confiáveis, sua maior tensão hoje pode ser por ter problemas, mas não saber como agir, por conta de não ter ferramentas em mãos. Pense assim:
• Esses empecilhos são internos ou externos?
• Que ferramentas/números eu tenho para combater esse cenário?
• Minha gestão é capaz de antecipar esses desafios/problemas com os números e métricas que eu tenho, além do auxílio da minha equipe?
Partindo dessas premissas, será mais fácil.
4. Minha academia não tem estrutura digital e agora?
Estrutura digital voltada para vendas ou conteúdo, ambas se conectam, mas entenda onde você vai disponibilizar mais energia e tempo. Para estruturar é simples: Instagram, conteúdo, site, canais de vendas, o gestor com um linkedin, colabs digitais e muita energia.
5. Marketing funciona mesmo?
Sim, seja de conteúdo, de captação de novos leads, de contatos ou visualização da sua marca, basta investir com inteligência (tempo, dinheiro e energia).
6. Adoro seus conteúdos, tenho dificuldade de começar os meus, qual dica você entrega?
Obrigado pelo elogio, vamos crescer juntos! A dica é simples: una o seu propósito à essa ferramenta maravilhosa chamada internet e a partir daí você terá uma visão diferente de tudo.
Lembrando que seu propósito você vive diariamente então está mais fácil do que você imagina.
7. Qual é o papel do coordenador?
Ele tem a responsabilidade de fazer escalas de fim de semana, solucionar as faltas dos professores, traçar estratégias para as férias dos colaboradores, identificar aulas vazias e reclamações de alunos, sugerir modificações, entre outras atividades como organização da academia, liderar e entregar feedbacks precisos, estudar estratégias de crescimento próprio e da equipe. Assim, o papel do coordenador vai muito além do gerenciamento de uma equipe. É ele quem faz a intermediação entre o proprietário, os clientes e os colaboradores, garantindo que essas relações sejam as melhores possíveis.
8. Sou coordenador e não me vejo importante para a academia, o que fazer?
Reveja seus propósitos e o que a academia entrega, qual valor você recebe e qual você entrega (valor = conteúdo, trabalho, dedicação, cooperação).
9. Como conquistar a confiança da minha equipe?
Vou contar um segredo da nossa área: alguns profissionais não fazem nem o básico! Mostre a elas o caminho e você terá a confiança delas; às vezes, o que é óbvio para você não é para o outro, então esteja disposto a ajudar. Outro ponto importante é você fazer o básico bem feito e depois partir para a inovação com qualidade; dessa forma, você receberá o apoio e credibilidade da sua equipe.
10. Sou o mais novo e já virei coordenador, o que fazer?
Primeiro mostre o seu valor para a equipe, sem soberba, apenas mostre seu conhecimento e como pode agregar naquele momento. Em segundo lugar, leia a dica anterior e coloque ela em prática. Em terceiro lugar, seja honesto consigo mesmo e com a equipe, analise os números e entregue os feedbacks corretos.
11. Sou bom com aula e técnica, mas péssimo com pessoas, como melhorar?
Antes da técnica, temos pessoas/sonhos e metas; é de suma importância ter essa empatia e saber que como você, outras pessoas também têm seus objetivos. Tente conciliar o profissional com a busca do propósito em equipe e automaticamente você verá uma união e conexão entre vocês. Além disso, entenda porque você não é bom com as pessoas e busque desenvolver esses pontos fracos e compreenda o valor de uma conversa e o valor de se colocar um sentimento nela; pessoas se conectam com outras pessoas e não com títulos ou cargos.
12. A academia não vende muito, sinto essa dificuldade, consigo ajudar?
Nesse caso, existe um problema no processo de vendas como um todo, no tour, no preço, na atendente, enfim, algo não está alinhado. Você pode ter a visão de fora desse todo e pode dar algumas dicas, dentro da sua vivência nessa área. Em um segundo caso, planeje um projeto de treinamento para a equipe para fazer com que as pessoas se alinhem e vendam mais.
13. Como me vender e vender minhas aulas?
Primeiro passo está em você trabalhar o seu branding (seu nome e sua marca); como os alunos e futuros alunos vão se lembrar de você e do seu trabalho? Qual marca você vai deixar para o mundo? Tudo isso aliado a ter um processo técnico bem alinhado e um programa/método que venda e seja consistente.
14. Cansei da área, me aconselha algo?
Olhe de dentro para fora, entenda o que não te agrada e o que pode ser mudado, entenda seus gostos e propósito atual. Foque em você e não tenha medo, faça duas coisas paralelas até se organizar e se manter para enfim escolher algo, vamos crescer juntos!
15. Metodologia vende mesmo? Eu não gosto do que a academia tem!
Em tese sim, mas na prática exige muitos cuidados e detalhes a serem seguidos, metodologia é a união de diversos métodos de aula.
• Qual o seu método?
• O que você faz para mostrar e vender o seu método?
Foque em você, desenvolva-se e desenvolva seu método e procure outro lugar, caso seja viável.
16. Como monto a minha metodologia?
Temos diversas formas de montar essa metodologia desde qual o objetivo, como organizar as turmas, passagem de nível, eventos especiais, diferenciação das faixas etárias e como alinhar ao processo de vendas; a princípio comece com objetivo, diferenciais, turmas e passagem de níveis.
17. Como você vê o mercado fitness daqui a 5 anos?
Ótima pergunta! Tenho uma perspectiva boa sobre o mercado cuja ideia é estar mais firme/direcionado para certos públicos e todos entenderem a importância da nossa área, além de novos negócios e programas fitness como assessorias de treino se expandindo, diversas franquias e modelos de academia, consultoria on-line com mais ferramentas e espaço.
18. A natação é o futuro ou estamos em declínio?
A natação vem crescendo com muito êxito ao longo dos anos, mas longe de seu auge, ainda existem gargalos, seja na prática, nos métodos ou na gestão. Costumo dizer que quem gosta, pratica e vive a natação é porque foi escolhido, pois 90% dos professores não conhecem ou não gostam de natação, então, sinta-se privilegiado. Creio que em alguns anos teremos mais oportunidades/espaço da natação em congressos, feiras, mercado e investimento.
19. Como um líder motiva uma equipe que não acredita no sucesso da empresa?
Parte primeiramente da empresa, como ela transmite seu propósito/cultura, como mostra os indicadores e os resultados para incentivar os colaboradores. Como talvez isso não aconteça, o líder deve refletir: que ferramentas você entrega para sua equipe? Como você concilia o propósito de cada um com o da empresa? Você conhece seus liderados? Parta dessas premissas e entenda quem são e como mostrar a importância de desenvolver por eles e, assim, por consequência, produz para a empresa, sem faltar com ética e sem fugir das normas da empresa.
20. Sinto que vocês, colunistas, produzem muito em nossa área, qual a importância desse trabalho hoje para você?
Penso que não tem nem como mensurar, mas a importância disso para mim é saber que existem novos líderes, gestores e empreendedores buscando melhorar cada dia mais em nossa área, poder compartilhar minha expertise e vivências não tem preço, muda o meu mundo e o de vocês.
Finalizando esse artigo especial, quero agradecer a todos que participaram, vocês tiveram um papel importante e ajudaram outros empresários fitness, continuem na busca pelo conhecimento e façam suas empresas se desenvolverem!
Em especial ao Leonardo Allevato, um grande abraço pelos 20 anos de revista e por ser esse gestor especial que cuida dos colunistas e da revista como uma família, nos passou o propósito com muita emoção e visão e isso que nos faz continuar!
Vamos crescer juntos!