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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Começando pelo básico: o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégia de marketing de produção e distribuição de conteúdos que tem como objetivo se comunicar diretamente com o consumidor de forma individualizada.

Resumindo: 

Inbound Marketing é todo tipo de comunicação que a sua marca produz para gerar uma percepção de valor pelo seu produto ou serviço.

E isso é completamente diferente de divulgar o horário e preço da aula de Muay Thai no Instagram, longe disso! 

Percepção de valor tem mais relação com o consumidor do que com a sua própria academia!

O foco é o consumidor!

Pense comigo:

As sua academia possui vários clientes. Cada um deles teve um tipo de motivação para se matricular nela. É sobre essa necessidade que o inbound marketing da sua empresa deve focar.

Nós estamos falando de ações como produção de conteúdo nas redes sociais, em artigos no blog, campanhas de e-mail marketing, páginas de captura, nutrição de leads, publicidade, enfim, a lista é infinita.

Sim, a lista cresce pois todos os dias surgem novas plataformas e as redes sociais mudam seus algoritmos para melhorarem a performance de seus negócios, tornando o trabalho de comunicar um enorme desafio.

A sua marca precisa ser notada

Segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2020” promovida pelo Cetic.br, 81% dos brasileiros possuem alguma forma de acesso à Internet, em um total de 152 milhões. Fazem parte desse número não só os consumidores, como também a infinidade de empresas do mercado. 

Pense no enorme desafio que é chamar a atenção do seu produto ou serviço nesse mar de gente!

Pois é, por isso é tão importante se diferenciar para atrair o público e uma excelente técnica para isso é o Método AIDA.

Como funciona o Método AIDA?

Criado por E. St. Elmo Lewis, o Método AIDA tem como objetivo atrair a atenção do consumidor estimulando o seu desejo, impulsionando-o para uma determinada ação, que pode ser seguir a nossa marca em um canal, baixar um e-book, cadastrar na newsletter ou mesmo comprar um produto ou serviço da nossa empresa.

O método é dividido em 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Mas para executar tudo isso, é preciso PLANEJAR tudo muito bem!

Pesquise as personas do seu negócio

Lembra que eu disse no começo desse artigo que cada um dos seus clientes possui uma motivação para estar na sua academia? É por aqui que a sua marca começa o Inbound Marketing.

Converse com esses clientes, pergunte o que o estimulou a se matricular. Ele precisava emagrecer? Queria cuidar melhor da sua saúde? Enfim, entenda as suas necessidades, desejos e dores.

Além disso, pergunte também porque ele escolheu a sua academia. Foi a proximidade da casa ou do trabalho? Preço? A estrutura?

Anote todas as informações que você conseguir dos seus clientes e crie um documento de planejamento, e então crie as personas do seu negócio. 

Dê nomes para cada uma delas, descreva como é a sua vida, quais são as suas necessidades e qual é o seu contexto como consumidor.

Esses dados servirão como excelente guia de planejamento de comunicação para a sua empresa. 

Eu fiz recentemente uma live com a consultora e especialista em marketing digital Cibele Aviles, e nós conversamos sobre personas. 

Invista 1h do seu dia para entender melhor esse tema, e ele será muito valioso para a comunicação da sua academia. 

Vale muito o play!

Planeje a produção de conteúdo

Agora que você já sabe quem é o seu público e quais são as suas motivações e objeções, é hora de planejar a produção de conteúdo.

Escolha os temas baseados nas necessidades das personas e que estejam alinhados com os seus produtos e serviços e monte uma linha editorial de conteúdo.

Se você tiver muita dificuldade de elaborar esse tipo de demanda, eu escrevi um artigo no site da minha empresa chamado “Como criar um repositório de ideias para produção de conteúdo“. 

Prometo que eu vou trazer esse tema para a REF&H também, mas focado em academias!

Pode me cobrar!

Implemente CRM integrando marketing com vendas

Não basta sair produzindo conteúdo fazendo ações e campanhas sem ferramentas em que você possa medir e acompanhar o interesse desses leads.

Uma pessoa pode ter curtido uma publicação da sua academia no Instagram e efetivamente não avançou, mas gerou um engajamento ao interagir com a peça, curtindo-a. 

Já para outras pessoas, essa publicação pode ter motivado ela a entrar em contato via “Direct Messenger” para obter mais informações de um produto ou serviço.

Para todas as situações, é fundamental que a sua empresa tenha ferramentas de análise, principalmente que integre marketing com vendas.

CRM, ou Customer Relationship Management (ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente” em português) são ferramentas que auxiliam a gestão de vendas permitindo uma visão macro de todos os negócios em andamento, bem como o detalhamento individual de cada oportunidade, seja ela, fria, morna ou quente.

Invista nesse tipo de ferramenta, capacite as equipes e tenha mais oportunidades de negócios!

Construa páginas de vendas

O Inbound Marketing lida com produção de conteúdo que gere percepção de valor junto ao público. Mas lembre-se: só produzir conteúdo e não ter uma estrutura que faça uma oferta é jogar dinheiro fora nesse processo.

Por isso é fundamental a criação de páginas de vendas. É para lá é que a sua academia direciona os leads que a sua equipe identificou como um lead qualificado, ou seja, uma oportunidade de negócio!

Há centenas de ferramentas no mercado que nos auxiliam na construção de ótimas páginas de vendas. Existem plataformas gratuitas e pagas, baratas e caras, simples e complexas. 

Escolha a que for mais adequada para a sua estrutura. 

Mas se você já testou várias delas e ainda sim acha tudo muito complicado, eu criei um curso que ensina a você como criar uma página de vendas sozinho com WordPress e Elementor Pro.

Tenha um calendário editorial

Outro ponto importantíssimo é manter uma periodicidade na produção de conteúdo da sua academia. É muito comum marcas terem perfis que ficam dias, semanas e até meses sem publicar nada.

Lembra do número de pessoas na Internet e o Método AIDA que citei no começo do artigo? Pois é. Se a sua academia só publica quando está com vendas baixas e só fica divulgando o calendário das próximas turmas, certamente não vai chamar a atenção de nenhum lead.

Use a pesquisa de persona, o planejamento de temas e crie uma linha de produção. Produza uma frente de conteúdo e tenha uma visão macro sobre como a sua academia está atuando em Inbound Marketing.

E por fim, analise as métricas e ajuste a comunicação

Ou seja, o processo é infinito. 

Sempre que a sua academia publicar algo nas redes sociais e blog, ou enviar uma campanha de publicidade, criar uma ação para captar leads interessados num produto ou serviço, é indispensável analisar os dados de cada ação.

É preciso entender se a comunicação está no rumo certo, se cada uma das ações feitas gerou valor junto ao público. 

Analisar as métricas é tão importante quanto pesquisar e planejar as ações de Inbound Marketing. 

Ela é parte do mesmo processo!

Nem fácil, nem simples, nem barato!

Ok, é verdade!

Mas se você, empresário e empreendedor ainda não se deu conta disso, certamente está em dificuldades de criar oportunidades de negócio online e provavelmente usa o argumento “não dá pra conseguir clientes para a minha academia pela Internet“.

Se você replica essa frase, recomendo assinar a REF&H!

Leia não só os temas da minha coluna, mas também todos os artigos das outras colunas, que darão para você uma visão profunda sobre o mercado e como a sua academia pode decolar!

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