Planejamento.
Essa deve ser a expressão que eu mais devo ter usado nos meus artigos aqui na REF&H.
E sim, esse deveria ser o foco da sua academia.
Afinal, qualquer empresa será pesquisada e encontrada através da Internet pelo público, e sem planejamento, pode ser que a sua academia ou não seja encontrada, ou a percepção do público pode não a considerar como uma opção.
Como o próprio título diz, é fácil ter uma marca na Internet. O que não faltam são opções de plataformas, canais e redes sociais. Mas sem um planejamento mínimo, dificilmente a sua academia conseguirá um cliente através da Internet.
Aqui na minha empresa, nós temos um serviço chamado Kanvas. Ele é o processo de pesquisa e planejamento que implementamos antes de criar qualquer projeto. Não importa se é um site institucional, loja virtual ou página de vendas.
Tudo começa pelo Kanvas.
Com ele, nós entrevistamos a empresa, entendemos seus valores e visão de marcado e de posse desse entendimento, nós partimos para a pesquisa do seu mercado com objetivo de confrontar como a marca se identifica e principalmente como o público a percebe.
Mas como você faz isso na sua academia?
Marketing é a ciência da percepção
Resumindo, não importa o que a sua academia acha que é. O fundamental é como o público pensa sobre ela. E isso faz toda a diferença no planejamento.
Ao assumir isso, o empresário consegue tomar decisões de planejamento mais eficazes, uma vez que não há como remar contra a maré digital, pois o público é completamente diferente desde a adesão da Internet, e sobretudo, das redes socais na sua vida e no seu cotidiano.
Dessa forma, para a sua academia ser mais eficiente na sua presença digital, é necessário se adequar àquilo que o público deseja, e no artigo dessa edição, eu vou tentar fazer alguns exercícios de reflexão para vocês.
Vamos lá:
Planejar a comunicação da sua academia pensando a partir da Geração Z!
Eles são os nascidos entre 1990 e 2010, ou seja, possuem entre 13 e 33 anos no momento em que eu escrevo esse artigo.
O adolescente e o jovem adulto que cresceu usando a tecnologia como base de sua vida, seja para entretenimento, estudo e depois trabalho, vai continuar usando as mesmas plataformas para fazer as suas escolhas de consumo, e com o fitness isso não é diferente!
E para entender melhor isso, basta ler o estudo da IHRSA. Nele alguns pontos chamam muita atenção. Observe:
- As gerações Y e Z representam 38% do público das academias e centros de fitness nos EUA atualmente e esta porcentagem está prevista para aumentar em até 50%.
- Essa geração está mais propensa a se inscrever em academias que oferecem aulas online, aplicativos de treino e programas de fitness personalizados.
- Além disso, eles estão mais preocupados com a saúde e o bem-estar do que as gerações anteriores.
O mesmo vale para o estudo da Nielsen que diz que membros da geração Z são mais propensos a comprar produtos e serviços relacionados ao bem-estar, como suplementos alimentares, roupas esportivas e equipamentos de fitness.
Eles também são mais propensos a seguir influenciadores de fitness nas mídias sociais.
Já no estudo da Deloitte, ele nos mostra que membros da geração Z estão procurando marcas que sejam autênticas, inclusivas e que promovam um estilo de vida saudável.
Então? Como fazer com que a minha academia seja percebida?
Planejamento!!!
Os valores que você, empresário do segmento fitness, possuía há 10 anos atrás, não servem mais para esse público. É preciso adaptar a oferta dos serviços, sem deixar de lado os conceitos básicos da Educação Física, mas principalmente que a comunicação dessa adaptação faça parte do planejamento da sua academia.
Mas vamos para alguns exemplos práticos:
Invista em Tecnologia
A tecnologia desempenha um papel importante na vida da geração Z. Eles estão procurando marcas que ofereçam soluções tecnológicas inovadoras para o fitness.
Pesquise, pergunte e implemente.
Personalize a comunicação
Os membros da geração Z estão procurando experiências personalizadas de fitness. Eles querem sentir que as marcas se preocupam com suas necessidades e objetivos individuais.
Coloque-os no centro da comunicação da sua academia.
Seja inclusiva
A geração Z é mais diversa do que as gerações anteriores. Eles estão procurando marcas que sejam inclusivas e que promovam a diversidade.
Academia autêntica
Os membros da geração Z são capazes de identificar marcas que são autênticas e que realmente se importam com eles.
Ou seja, planeje para que cada ação da sua academia, publicidade, publicações em blogs, redes sociais ou newsletter, que a atuação em cada um desses canais seja pensada para atingir os valores desse público.
Só assim, leads se tornarão leads qualificados e que podem ser tornar, algum dia, um novo cliente.
Adapte-se!