"Você não vende produtos. Você vende a transformação que ele causa!"
(Shantanu Narayen, CEO da Adobe)
O consumidor está no centro de tudo, literalmente.
Ele não só banca a operação das empresas, como também dita como os serviços e produtos devem ser. A experiência do usuário nunca esteve tão em alta como agora!
Não somos mais nós que determinamos como nossas empresas funcionarão e sim os consumidores. Todo empresário e empreendedor precisa aceitar essa máxima, e o quanto antes isso acontecer, mais rápido conquistará o seu consumidor.
E isso vale também para as academias!
Mas afinal, o que é a academia hoje?
Definitivamente ela não é mais um espaço para a prática de exercícios físicos. Não! Academia não é mais isso!
A academia é um local de transformação pela saúde!
E esse local pode ser físico, online ou em ambos. Basta ver como o público manteve a sua forma física mesmo durante a pandemia enquanto as academias estavam fechadas ou ao menos abertas parcialmente.
O consumidor correu atrás e trocou a sua academia por tutoriais no Youtube, por aulas no Zoom, por aplicativos de workouts, por personal trainers nas pracinhas etc.
Tanta coisa substituiu as academias durante esse pouco mais de um ano e aí eu faço a pergunta do título desse artigo:
Quando a sua academia será protagonista em saúde na web?
O consumidor hoje não toma mais nenhuma decisão de compra sem antes consultar na Internet. NENHUMA!!! E ao refletir sobre isso chegamos ao seguinte questionamento:
E se a minha academia fornecesse as respostas para as perguntas do consumidor, o que motivaria a sua tomada de decisão?
Entende o conceito dessa pergunta?
O nome disso é Inbound Marketing.
E como Inbound Marketing pode ajudar a minha academia?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é.
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de produção de conteúdos que tem como objetivo se comunicar diretamente com o consumidor de forma individualizada.
Estamos falando de blogs, podcasts, redes sociais, e-mail marketing, publicidade etc.
Toda a produção de conteúdo visa a construir uma narrativa de construção de cultura, e no nosso caso, em saúde. O consumidor precisa ser atraído por esses conteúdos para que no momento da sua conveniência, ele considere a sua academia como opção.
O mais importante aqui é que esses conteúdos precisam ser úteis para o consumidor, não para a sua academia! Nada de ficar publicando data de nova turma e horário da aula de Muay Thai.
O foco aqui é o consumidor! Suas necessidades, seus desejos, suas maiores dores. A produção precisa estar centrada naquilo que o usuário quer e necessita.
Ah, Cristiano, mas isso leva tempo!
Sim, construir uma narrativa leva tempo, mas se você produzir conteúdos diários, em um mês você terá uma boa quantidade de conteúdo que jamais a sua academia abordou, concorda comigo?
Sedentarismo, obesidade, disciplina, performance… são tantos temas que podem ser publicados e que com uma pesquisa básica no Google você vai descobrir uma infinidade de opções de temas que são fruto das principais dúvidas dos consumidores.
Produza-os e conquiste-os!
Ok, então quais canais a minha academia deve usar?
Para começar, a sua academia precisa ter um site
E obrigatoriamente esse site precisar um blog.
Sim, BLOG!
Eles existem e quando bem planejados e com artigos bem escritos, eles trazem visitantes de todos os lugares. No artigo da edição 100 eu explico os motivos para se ter um site. Depois dê uma lida nele.
Pesquise profundamente quem é o seu público, organize o blog para abordar categorias de temas que a sua academia tem a capacidade de atender, presencialmente e online.
Estude os concorrentes, veja o que estão publicando em seus blogs e trabalhe para que os seus artigos sejam melhores do que os deles.
Aprenda como as palavras-chaves são importantes e saiba como técnicas de SEO são fundamentais para que esse conteúdo seja encontrável pelos mecanismos de buscas! Se você não souber, estude, se tiver pressa ou urgência, contrate! Alguém está nesse momento buscando uma solução em saúde mas não está encontrando sua academia!
Diversifique os conteúdos da sua academia
Blogs são importantes porque são altamente indexáveis pelos mecanismos de buscas. Se bem planejados e escritos, podem trazer visitantes constantemente para o site. Mas é possível criar outras formas de conteúdos, como por exemplo os podcasts, que são formatos de áudio.
É possível trabalhar as mesmas editorias de conteúdo e o usuário pode consumir fazendo alguma outra atividade, inclusive fazendo exercícios físicos. Dá até pra fazer um workout em áudio, já pensou nisso?
Na edição 98 eu contei o caso do Clubhouse, a rede social em formato de áudio. Depois leia esse artigo também!
Sim, claro, as redes sociais!
Facebook, Instagram e Youtube são as principais redes e que possuem muita adesão do público para conteúdos de texto, imagem e em vídeos. Mas já pensou que a sua academia poderia estar no TikTok?
Dependendo da sua criatividade, é possível gerar boas lições em saúde usando a plataforma de vídeos curtos mais bombada do momento. Desafios são muito populares por lá, será que a sua equipe consegue produzir conteúdos nesses formatos fazendo com que o público queira participar desses desafios?
Esse tipo de conteúdo gera bastante audiência e consequentemente novas adesões.
Mas de nada adianta isso tudo sem planejamento
O Inbound Marketing é dividido em 4 etapas distintas e conhecê-las é fundamental para um planejamento eficaz na produção de conteúdo da sua academia.
Vamos conhecê-las:
- Atração - A ideia aqui é a produção de conteúdos que tem como objetivo atrair as pessoas. O foco é criar variados tipos de formatos com temas que sejam absurdamente úteis e relevantes para as necessidades e desejos dessas pessoas.
- Conversão - Já nessa etapa a meta é criar conteúdos que transforme esse visitante em um "lead interessado" em algum produto ou serviço. Vincular dores com as soluções são ótimas formas de se fazer isso.
- Venda - Claro que é preciso fazer algum tipo de oferta entre essas produções de conteúdo. No entanto, não há receita de bolo sobre em que momento, nem em que frequência isso pode ocorrer, pois é preciso analisar e entender o comportamento do seu público junto aos dados de interação e estatística dos seus canais. Uma boa dica é usar o "Princípio de Pareto", onde se produz em 80% do tempo conteúdo útil para o consumidor e 20% de ofertas.
- Encante - E depois do cliente conquistado, continue produzindo conteúdo para ele. Encante-o. Demonstre que ele não é só mais uma matrícula e produza conteúdo específicos para ele. Afinal, a essa altura você já sabe tudo dele!
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Analise e comece tudo de novo!
Inbound Marketing é cíclico. Você pesquisa, planeja, produz, analisa, ajusta e recomeça o processo. Sempre que esse ciclo recomeçar, a sua academia terá cada vez mais dados segmentados sobre todos os comportamentos do consumidor.
Em cada etapa será possível descobrir novas formas de abordagens, pois o público sempre dirá o que quer, e o que deseja.
Agora, é só por a mão na massa!