Se você se interessa pelos temas relacionados ao marketing digital (e se não se interessa, deveria começar!), já deve ter ouvido falar em persona. Definir uma persona é essencial para que as estratégias de marketing digital tragam resultados, mas o que muitas vezes acontece é confundir persona com público alvo.
De fato, guardam algumas semelhanças, mas enquanto o público alvo delimita as características de uma determinada população, persona delimita as características de um tipo de pessoa. E são essas características que ajudam a criar campanhas de marketing digital que acertam o alvo como um tiro de sniper.
Quando usar público alvo e persona nos negócios fitness
Um bom uso de público alvo é para definir qual o nicho de mercado que irá atender. Nessa definição irá considerar macro características de uma população como faixa etária, renda, região em que reside ou trabalha e necessidades relacionadas a esse perfil.
Por exemplo, idosos são um público alvo. Algumas das características desse público podem ser: disponibilidade de tempo, baixa mobilidade, apreciar músicas dos anos 1960 e 1970, com doenças crônicas etc. Você poderia fazer uma descrição semelhante para outros públicos alvo como gestantes, crianças, executivos, adolescentes, obesos, mulheres e assim por diante.
Com as características do público alvo é possível definir a infraestrutura, equipamentos e a formação da equipe que irá fazer o atendimento. É possível usá-lo para escolher mídia impressa, intervalos de TV e programas de rádio para fazer suas campanhas de marketing.
Já a persona pode ser usada, por exemplo, na formatação de tipos de atividades diferentes. Vou partir do princípio que seu público alvo são idosos, para continuar na mesma linha:
- A persona da minha primeira atividade é a Dona Júlia, uma senhora com mais de 70 anos, que é viúva, vive sozinha, não tem empregada doméstica, viaja frequentemente para visitar os filhos e netos, aposentada com uma boa renda , faz trabalho voluntário em um orfanato e sempre teve uma vida ativa fisicamente.
- A persona da minha segunda atividade é o Senhor Carlos, que tem pouco mais de 60 anos, casado, empresário, foi sedentário a vida toda, tem uma ponte de safena e por recomendação médica começou a fazer exercícios, viaja a negócios com frequência e tem pouca disponibilidade de tempo.
Perceba que, embora ambos sejam idosos, com características comuns à essa população e se utilizam do mesmo espaço para se exercitar, irão se interessar por atividades diferentes.
É da mesma forma que você deve fazer em relação ao marketing digital. Todo tipo de comunicação que for feita pelos meios digitais deve contemplar personas e não o público alvo. Quando trabalhamos com a persona fica muito mais fácil criar estratégias que atendam exatamente seus anseios, resolvam seus problemas, atinja de forma certeira a sua dor. Desta forma alcançamos melhores resultados, ou seja, conseguimos atrair para o negócio fitness a pessoa exata, sedenta para consumir exatamente o serviço que você oferece.
Usando a persona no site
Um bom site, que será bem indexado pelos motores de busca, deve conter, além da parte institucional, aquela que mostra os serviços prestados, horário de funcionamento e localização, uma área de blog. E é nessa área de blog que os textos devem ser direcionados para as suas personas.
É isso mesmo! Um negócio fitness, provavelmente, atenderá mais de uma persona, como mostrei no exemplo acima. Então os textos desse blog devem trazer o problema e a solução para cada tipo, por diversos pontos de vista e linkados uns com os outros, de forma que a informação seja a mais completa possível.
Usando a persona no e-mail marketing
Suas listas de e-mail marketing devem ser segmentadas. O que garantirá essa segmentação será justamente a informação, a solução do problema que irá fornecer em troca da captação daquele e-mail e que deve ter como base a persona.
Os e-mails disparados para as listas devem manter o foco na persona daquela lista, isso trará uma maior taxa de abertura e de cliques, ajudando a qualificar seu lead para o momento certo de oferecer o seu produto ou serviço.
Usando a persona nas redes sociais
A recomendação para as redes sociais não é diferente. Você irá escolher em quais redes sociais estará presente com base no público alvo, mas as publicações devem ser feitas pensando na persona. A lógica por trás dessa estratégia é que o engajamento terá uma tendência a ser maior, sendo assim, o alcance também irá aumentar. Tendo um alcance maior e mensagem que você quer passar será entregue a um número maior de pessoas. Isso considerando as publicações orgânicas, aquelas que você não paga para fazer.
No caso das publicações pagas, conhecidas como ads, determinar a persona facilita a segmentação e faz com que o dinheiro investido em publicidade seja bem aproveitado.
Como começar?
Há quem venda as soluções de marketing digital como uma mágica que vai fazer o seu negócio faturar alto da noite para o dia. Isso pode acontecer sim, mas depende de muito trabalho e organização.
Comece criando a sua primeira persona, aquela que representa a maior fatia do seu público alvo, quanto mais detalhadas forem as suas características, mais fácil criar um produto/serviço para ela, maior o nível de acerto no uso das ferramentas do marketing digital. Dê um nome para sua persona, fica mais fácil para identificar que está se referindo àquele conjunto de características, quando for criar suas estratégias de marketing digital. Depois disso siga o fluxo com planejamento, criação de conteúdo e monitoramento. Repita esse processo para as outras personas, mas não se empolgue, o principal é que seu negócio realmente atenda às necessidades e desejos de quem se interessa por ele.