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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Quando a OMS declarou estado de pandemia em março de 2020, ninguém tinha a menor ideia de como enfrentaríamos a doença, tampouco como manteríamos os nossos negócios e empregos.

Tudo era incerteza!

Os meses foram passando, novas informações sobre os sintomas chegando, e os números de casos e óbitos deixavam tudo ainda mais assustador. 

Passamos por muita especulação e desinformação, até que os primeiros estudos começaram aparecer, as vacinas foram produzidas, distribuídas e aplicadas.

E em março de 2023 farão 3 anos que toda a sociedade sobrevive e resiste a essa doença que assolou o planeta, mas nós seguimos lutando, trabalhando, empreendendo e vivendo apesar de tudo!

Não é o mais forte, nem o mais rápido e sim o que mais se adapta que sobrevive

Falar da Seleção Natural de Charles Darwin para profissionais de saúde é chover no molhado. 

Mas eu acredito que essa regra vale para absolutamente tudo na vida, uma vez que as atividades dos seres vivos estão intrinsecamente ligados à sua evolução!

E pensando dessa forma, nós podemos concluir que a Seleção Natural também vale para os negócios online!

As empresas e profissionais que mais cresceram durante a crise sanitária e econômica foram justamente aquelas pessoas e marcas que souberam se adaptar ao mundo que se apresentou para o planeta a partir de março de 2020.

Olhar para trás, sobretudo para 2022, deixa isso muito claro!

Com o avançar da cobertura vacinal, as empresas foram voltando para o tão falado “novo normal”, e o mercado, principalmente o consumidor, tinha mudado o seu comportamento naturalmente, mais uma vez!

Era questão de sobrevivência!

O distanciamento social fez com que marcas e consumidores precisassem se adaptar rapidamente para continuar a trabalhar, consumir, empreender, namorar, socializar, tudo de forma remota.

E a rotina do planeta mudou!

E quem soube ajustar seu trabalho, estudo, negócio, relacionamento, prosperou.

E como foi 2022?

Definitivamente, 2022 foi muito híbrido.

Muitas pessoas e marcas se posicionaram nos dois formatos, presencial e remoto. Afinal, muitos benefícios foram percebidos em ambas as formas. Tanto para as pessoas, quanto para as marcas.

A Internet continuou crescendo e movendo o mundo em outra direção.

E segundo um estudo realizado para plataforma de desconto Cupom Válido, o Brasil é o 5º país com mais usuários de Internet no mundo, com 165 milhões. 

Ele fica atrás apenas da China com 1 bilhão, Índia com 658 milhões, EUA com 307 milhões e Indonésia com 204 milhões, sendo que 99% desse público acessa a Internet pelo celular e acredite, 50% pelas Smartv’s.

Ainda no estudo, ele revela que 85% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade acessa a Internet todos os dias para todos os tipos de uso.

O mundo mudou completamente e vai continuar mudando ainda mais rápido!

O que mais chama a atenção ao olhar para o Brasil online em 2022 é perceber que ele mudou rapidamente. Muito mesmo!

Grandes players surgiram, cresceram e desapareceram durante esse período. Basta olhar para 10 anos atrás, como era a Internet em 2012 e constatar essa mudança.  

Mesmo em um período mais recente, a mudança é significativa também. A Black Friday em 2021 teve um aumento de 5,8% em relação a 2020, com aumento do ticket médio de compras em 6,8% em um faturamento total de 5,41 bilhões.

Já a Black Friday em 2022…

Ou então, no caso da Copa do Mundo do Qatar, onde o streamer Casimiro foi contratado pela FIFA para transmitir os jogos e superou a audiência online da Rede Globo!

Outro exemplo é a queridinha Netflix que foi de novo superada em número de assinantes. A Prime Vídeo da Amazon agora está em segundo lugar nos Estados Unidos, atrás apenas da Disney+.

É ou não é pra ficar maluco com esses números?

Qual é a lição que fica de 2022?

A mesma lição de sempre! 

De que não há fórmulas, nem receita de bolo, mas sim convenções quando se trata de estratégia online. E mais do que nunca, é preciso entender que:

Nenhuma pessoa compra NADA sem consultar ou pesquisar produtos ou serviços na Internet. 

Seja perguntando para seus amigos numa rede social ou mensageiro, ou mesmo buscando mais informações no Google sobre um produto ou serviços, lendo comentários e avaliações de outros consumidores.

Por mais que ainda haja compra de impulso (e sempre existirá), ainda assim, os dados com a opinião de outras pessoas auxiliam a tomada de decisão de consumidor.

Mas acima de tudo, a qualidade do conteúdo das marcas é o que determina a venda!

Produza conteúdo de qualidade nos sites das suas empresas, crie blogs de valor com informação sobre as necessidades do público, não sobre a sua marca. 

Ninguém quer saber da sua marca! 

O consumidor quer saber como ele conseguirá resolver o problema DELE! Entregue esse tipo de conteúdo para ele e seja achado!

Já nas redes sociais, relacione-se, interaja, converse. 

Afinal, é para isso que essas plataformas existem. Pare de tentar vender e se RELACIONE com o público!

Não transforme a sua marca em um canal que só distribui panfletos online! Pare de panfletar na Internet!!!

E o futuro? E 2023?

Lembre-se do ditado universal em Duna, livro ficcional do Frank Herbert.

“Aquele que controla a Especiaria, controla o universo.”

Na Internet é a mesma coisa. Controle a narrativa da sua marca. Gere conversas e engajamento. A consequência natural é o aumento de possibilidade em vendas online!

Feliz 2023, com bons negócios e muita saúde!

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