Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O marketing da sua marca contempla pessoas obesas?

Publicidade

Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

O artigo dessa edição precisa começar com 4 palavras importantíssimas. 

São elas:

Representatividade, inclusão, visibilidade e diversidade.

Ao contrário do que muito empresário imagina, não, elas não são fruto de “modismo” ou “lacração“. Essas palavras possuem um poder fundamental na relação das pessoas com as marcas.

Elas são poderosas porque humanizam a relação.

Se uma pessoa se sente representada por alguma peça de comunicação de uma marca, a tendência é ela se identificar e passar a se relacionar e interagir com a empresa.

Academia é um ambiente de saúde

Já foi-se o tempo em que as academias só eram frequentadas por pessoas “saradas”. Esse estereótipo vem sendo desconstruído há alguns anos e cada vez mais vemos pessoas de todos os tipos frequentando esses espaços.

Afinal, as academias são ambientes de saúde!

Claro que o modelo de negócios da sua academia pode ser voltado para performance e o público seja exatamente esse, mas se a oferta de serviço da sua academia passa por todos os perfis da sociedade, sem distinção, por que a sua marca só usa imagens de pessoas musculosas de membros torneados?

É preciso que a comunicação da sua marca tenha diversidade!

Estado de completo bem-estar físico, mental e social

Essa é a definição da OMS para saúde! 

Ter saúde não é só não estar doente, e sim, se sentir bem, ter bem-estar pleno, independente do formato do seu corpo.

Gordo, obeso, magro, com sobrepeso, não importa.

Quando a sua academia não usa essa premissa, a comunicação ignora as pessoas, que acabam não se sentindo representadas.

O resultado é baixo relacionamento e quase nenhuma oportunidade de negócio para a sua marca!

A visibilidade no universo do marketing permite a nós — e ao mundo — ver toda a nossa humanidade.

Essa citação é da Tigress Osborn, que é a presidente da National Association to Advance Fat Acceptance (NAAFA), que cedeu uma consultoria para o Google em 2017, quando a empresa lançou o kit de ferramentas de marketing interno, o All In, que visava dar visibilidade às pessoas que foram historicamente excluídas do marketing.

(Leia a matéria completa no Blog Think with Google)

Mostre pessoas de todas as formas e tamanhos e livre-se dos esteriótipos

Um ótimo perfil para você acompanhar é da academia Studio Vida do Felipe Goulart, colunista da REF&H. Por lá, você sempre encontrará um conteúdo humanizado e com muita diversidade e empatia. Recomendo!

Que tal então usar, a partir de agora, fotos e vídeos com todos os tipos de pessoas na sua academia?

Eu tenho certeza que muitas pessoas se sentirão representadas e quem sabe a sua marca não ganha vários novos seguidores e clientes?!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

REF&H
Enviar