Quero começar esse artigo com esse incentivo:
4 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez em 2020!
Isso mesmo! Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), por conta do distanciamento social devido a pandemia, houve uma mudança considerável no comportamento do consumidor em vários segmentos.
Em 2020 nós tivemos um aumento de 45% em vendas online em relação ao ano anterior. Em plena pandemia!!!
Já segundo o blog Think with Google (do Google mesmo!😁) a procura de produtos e serviços no Google teve um aumento de 130%!
Mas esses números não são por causa da pandemia?
Sim, mas entenda, há todo um movimento de mudança de comportamento onde o consumidor, ao experimentar novas formas de fazer as mesmas coisas que antes, agora ele pode concluir que esse novo formato pode ser mais vantajoso para ele.
Lembre-se que muitos clientes buscaram e encontraram outras formas de fazer exercícios físicos, e para parte deles, mesmo depois do fim da pandemia continuarão nesse formato.
Basta ver que as academias reabriram muitas vezes nesse período e alguns clientes compareceram para cancelar as suas matrículas.
Smart Fit perde 198 mil alunos em três meses https://t.co/v9qWT5tVWg
— exame (@exame) October 26, 2020
Ok, mas como a minha academia vai vender online?
É um desafio, eu sei! Não é simples vender online ou tampouco rápido.
E eu sempre disse isso por aqui desde quando a pandemia começou. É só procurar nos meus últimos artigos. 😉
Mas vamos lá:
Desde quando as redes sociais tomaram a Internet de assalto, as pessoas buscam produtos e serviços on-line. Seja no Google, pedindo opinião de amigos, vendo depoimentos de outros consumidores, classificação de até 5 estrelas, entre tantas outras coisas que ajudam o consumidor a tomar as suas decisões de compras.
E essa regra vale para tudo, produtos ou serviços. Não pense que a sua academia está de fora!
Então, se você ainda quer continuar com o seu empreendimento de pé, considere estar na Internet de uma forma não amadora como tem sido até então.
Use a Internet em favor da sua academia, da sua marca!
E seja útil para o consumidor!
E o que a minha academia ou marca consegue vender online?
Se você pensar que tênis, roupa, perfume, lingerie, comida, óculos, e tantas outras coisas impensadas até então, são vendidas online todos os dias, é possível dizer que praticamente qualquer coisa pode ser comercializada online!
Mas especificamente no mercado fitness há produtos e serviços que podem ser vendidos online, mas é preciso ter em mente 3 pontos chaves para que isso aconteça.
1. Seja útil
Não adianta dizer que o seu produto ou serviço é bom! É preciso mostrar isso.
Tenha um plano de comunicação capaz de mostrar para o público que a sua academia ou marca tem algo útil para resolver na vida dele.
2. Trabalhe a sua reputação
Sem confiança, não há relacionamento, principalmente online. Por isso também é preciso que a comunicação foque em transmitir que a sua academia ou marca tem reputação para oferecer o que está tentando vender.
3. Seja presente
“Quem não é visto não é lembrado.”
A verdadeira guerra na Internet não é com a concorrência e sim, a guerra pela atenção! Quanto menos presente online, pior.
Que tipos de produtos ou serviços a minha academia ou marca pode vender online?
1 - Aulas online
Aulas remotas já são uma realidade na vida das pessoas. Escolarização, cursos técnicos, faculdades já estavam consolidadas e sempre ganhando mais adesão da sociedade.
Com a pandemia, tudo isso se intensificou e novas formas de aulas foram implementadas e o mercado fitness não está de fora.
Ferramentas e plataformas não faltam. Tem para todos os preços, formatos e estruturas. É possível fazer aula individual e até mesmo aulas coletivas.
2 - Consultoria
O serviço aqui vai desde a consultoria remota para o público comum até empresas do segmento. É possível prestar o serviço de forma recorrente ou sob demanda.
3 - Capacitação
Nesse segmento também é possível capacitar outros profissionais com conhecimentos mais específicos da área, metodologias exclusivas e complementares das atuações de mercado.
Espero ter ajudado com bons insights para a sua academia ou marca.
Boas vendas, e online, claro!