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Checklist digital: O que não pode faltar na sua academia em 2021

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Definitivamente, 2020 não foi fácil!

E pelo jeito, esse ano também não será melhor, infelizmente.

Ainda estamos enfrentando um cenário bastante incerto sobre a vacina (sim, eu sei que começou ontem!). Há muita briga política, interesses de inúmeras partes, falta de estrutura, e claro, muita desinformação.

A minha visão pessoal é que, como a vacinação será feita em duas doses e o país é gigantesco e cheio de desafios regionais, eu acredito que não teremos vacinado todos os brasileiros esse ano.

Dessa forma, não resta outra alternativa senão trabalhar e nos estruturamos para enfrentar o ano melhor que 2020! Pensando nisso, eu decidi fazer um checklist digital para a sua academia se organizar e cair dentro da produção de conteúdo em busca de relacionamento com o consumidor.

Vamos lá!

1 - Site

Simples! Se a sua academia está só no Instagram, Facebook, até mesmo nos dois, eu lamento informar que isso não é suficiente. O algoritmo de nenhuma rede social entrega o seu conteúdo para todo mundo da sua base. Em geral estamos falando em torno de no máximo 2% de alcance! Sim, DOIS POR CENTO!!!

Ter um site é fundamental para quem deseja ser ENCONTRADO através de uma busca específica do consumidor. Perceba essa analogia que eu vou fazer:

Linha do tempo de rede social é INTERRUPÇÃO.
Resultado de busca é ENCONTRO!!!

Se a sua academia ainda não tem um site, está na hora de investir na construção de um! 

No dia 13 de janeiro eu fiz uma live mostrando como eu construí o novo site da minha empresa. Nesse vídeo eu explico o planejamento, a execução e o resultado final, tudo com dados de tomada de decisão de negócio. Assista depois de ler o artigo, vai ser bem útil para você!

2 - Web responsivo

Essa é a expressão dada para a capacidade do seu site funcionar de forma fluida tanto em navegadores de computadores e notebooks, e em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Em algumas cidades do país a maioria das pessoas só possui o celular como forma de acessar a Internet. Dessa forma, se o site da sua academia não rodar bem nele, não adianta! O usuário não conseguirá navegar, e claro, não comprará nada de você!

3 - Domínio

Já que agora você está considerando criar o site da sua academia, tem que começar pelo domínio, que é o endereço do seu site. Esse é um tema bastante negligenciado pelos empresários e empreendedores.

No Brasil os domínios são regulamentados pela FAPESP através do site registro.br. Ela é a única entidade que faz o registro de domínios. Quando você vê empresa de hospedagem fazendo o registro, na verdade ela está usando o registro.br para manter você na hospedagem.

Por conta disso, registre VOCÊ o domínio da sua empresa com o seu ID! Dessa forma, a sua empresa não ficará com o domínio preso com ninguém ou nenhuma outra empresa. Acredite, isso acontece o tempo todo!!!

A escolha de um bom domínio, fácil de memorizar e digitar é fundamental. Seja simples! Evite extensões complicadas e não se esqueça de verificar se há disponibilidade do mesmo domínio na versão “.com”. Registre-o para o seu concorrente não pegar. Dê uma lida no “anti-case do Athletico Paranaense” da imagem à seguir para se convencer:

thumb-a-importancia-de-uma-boa-gestao-de-registro-de-dominios

Agora, se a sua academia nem está nas redes sociais ainda (o que eu acho pouco provável!), ou está começando agora e quer fazer o pacote site + redes sociais, o ideal é que você pesquise o nome da sua empresa em ferramentas como Namechk. Nela, você pesquisa o “username” desejado nas redes sociais e em domínios “.com”, depois é só pesquisar no registro.br.

4 - Hospedagem de site

De nada adianta ter um site se ele não estiver em uma hospedagem decente. Esse é outro ponto MUITO negligenciado pelos empresários e empreendedores. 

Hospedagens instáveis impedem uma boa experiência de uso com o site pelo seu visitante. Além disso, baixa performance de hospedagem é critério de indexação dos mecanismos de buscas.

5 - Logo e identidade visual

Hoje, há no mercado várias ferramentas de criação de logotipos e por mais que os softwares de inteligência artificial estejam evoluindo a cada ano, elas ainda não são capazes de criar algo realmente memorável!

Em geral, quando você opta por usar essas ferramentas, na verdade elas funcionam com o formato de licitação especulatória com os designers cadastrados na base.

Funciona assim: você se cadastra na plataforma, preenche o formulário com as informações sobre o briefing da sua marca e a ferramenta lança essa demanda para a base de designers cadastrados. Os interessados enviam suas propostas o mais rápido possível e você escolhe o logo que mais lhe agradar e paga pelo serviço.

A questão é que todos os outros designers que tiveram suas propostas reprovadas não ganharão pelo serviço realizado! Sim, eu disse TODOS ficaram sem receber pelo trabalho!

Eu nem preciso dizer que eu desprezo esse tipo de prática, pois ela precariza a atividade. Aqui nós defendemos os profissionais. Seja ele de Educação Física, ou designers!

Contrate um profissional sério, qualificado, e eu tenho certeza que ele criará um logo e identidade visual memoráveis, que terão versões de aplicações e a sua academia poderá fazer uma ótima presença online!

6 - CRM

Use uma ferramenta de CRM integrada ao seu site.

Customer Relationship Management“, ou gestão de relacionamento com o cliente são aplicações que fazem a gestão de venda oferecendo uma estrutura visual de acompanhamento para equipe de vendas.

Elas são fundamentais para um acompanhamento eficaz entre a comunicação nas redes sociais e site com os vendedores.

7 - Produção de conteúdo

A comunicação, tanto no site quanto nas redes sociais, é uma ótima oportunidade de atrair, despertar interesse, e converter uma possível venda. 

Esse trabalho se chama “Inbound Marketing” e lida diretamente com a jornada do consumidor e a produção de conteúdos em funis de vendas.

Uma produção de conteúdo focada, bem planejada e com uma periodicidade frequente é uma ótima forma de criar relacionamentos e que trás como consequência, novas aquisições de clientes, além de manter engajados os já conquistados. 

8 - Publicidade

No caso da sua academia querer e poder investir em publicidade, esse é o melhor momento! Nunca tivemos tantas ferramentas como atualmente!

Uma publicidade programática bem executada sempre gera bons resultados. É possível segmentar praticamente qualquer tipo de persona para os anúncios, seja em Facebook/Instagram Ads quanto no Google/Youtube Ads´.

Mas essa, está longe ser uma demanda simples. É preciso muito estudo e análise para performar bem. De novo, o ideal é contratar alguém ou alguma empresa especializada. Só impulsionar pode gerar novos seguidores para a sua academia, mas eles são pouco eficazes como venda.

Mas se a sua academia puder, invista em publicidade! 

9 - Análise estatística

 

 
 
 
 
 
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O mestre Peter Drucker já avisou:

Se você não pode medir, você não pode gerenciar.

Uma frase que parece “clichê”, mas que também é negligenciada por empresários e empreendedores. De nada adianta criar toda uma estrutura de comunicação e vendas se você não pode medir tudo isso. Métricas e ferramentas é o que não faltam!

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Espero que eu tenha ajudado!
Desejo um 2021 com muita saúde e muitos negócios para todos nós!

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