Quer saber mais sobre o inbound marketing e como ele pode ajudar a sua empresa? O artigo de hoje trata exatamente desse tema!
O comportamento do consumidor tem se modificado muito, especialmente nos últimos anos. O acesso à internet se popularizou, bem como o uso de smartphones. Com isso, novos hábitos se estabeleceram, inclusive na relação com as empresas.
As pessoas têm mini computadores de bolso e essa tecnologia pode ser muito bem aproveitada. Prova disso é que expressar alegrias e descontentamentos relativos a determinadas marcas em redes sociais se tornou algo muito comum.
Da mesma maneira, pesquisar por conteúdos online sobre produtos e serviços tornou-se uma prática que algumas pessoas consideram essencial. A reputação da empresa responsável pode ser rapidamente obtida nas redes e em portais como o Reclame Aqui.
Nesse contexto, o inbound marketing é um excelente aliado das empresas e marcas. Além de estreitar a relação com o público alvo na internet, ainda é possível atrair as pessoas certas e até mesmo evitar propagandas invasivas.
Se você ainda não se convenceu da importância do investimento em inbound marketing, aqui encontrará algumas razões que poderão fazer você rever os próprios conceitos. Sua empresa pode usufruir de muitas vantagens através de estratégias online que ajudam (e muito!) a impulsionar as vendas.
Quer ver só? Basta acompanhar as próximas linhas!
1. Suas ações de marketing ficam integradas
Nossos perfis estão cada vez mais interconectados. Já podemos usar o login do Google ou do Facebook para acessar outras plataformas, a título de exemplo.
Já no contexto do marketing digital, a premissa é a mesma. Ao realizar ações digitais você consegue oferecer diversos canais de contato e informação para o público de maneira integrada. Seu website corporativo pode estar linkado às redes sociais, assim como ao e-mail marketing e até mesmo aos aplicativos de mensagem instantânea como o WhatsApp.
Com essa tática, é possível atrair leads, convertê-los, vender seus produtos e/ou serviços, fazer cross selling, up selling e o pós venda com muito mais facilidade e destreza. E o melhor de tudo: com maior probabilidade de bons resultados no seu faturamento decorrente de investimentos de baixo custo.
2. Sua empresa atrai os clientes certos
O ambiente virtual é o espaço ideal para direcionar seus esforços para atingir o público certo. O inbound marketing atrai leads qualificados para os seus canais. E, como bem sabemos, qualidade é melhor que quantidade, não é mesmo?
Afinal, não queremos que nossos empenhos e investimentos sejam desperdiçados com quem não está interessado no que temos a oferecer. Com as estratégias digitais podemos interagir com consumidores que estão, de fato, propensos a fechar negócio com a empresa.
Além disso, a tendência é que o próprio cliente procure pelos produtos e serviços de que precisa. Com o inbound marketing, o processo é acelerado e otimizado. O consumidor acaba sendo atraído pelo seu conteúdo e conduzido até a compra de maneira orgânica.
Primeiramente, é despertado o interesse e a curiosidade. Em seguida, o consumidor se torna ciente de uma necessidade que ele sequer sabia que tinha. Por fim, você oferece a solução!
3. É possível ter pleno controle sobre ações e resultados
Nas mídias tradicionais, especialmente as off-line, não é possível ter um controle completo sobre os resultados obtidos em cada ação. No inbound marketing, o controle é total. Podemos estabelecer objetivos, etapas, ações e consultar os frutos dessa intervenção em tempo real.
As informações obtidas são detalhadas, permitindo avaliações e o aperfeiçoamento dos seus métodos, sempre de acordo com dados precisos (e preciosos!). Essa é uma atitude inteligente e que aumenta o protagonismo do consumidor.
Todas as etapas de condução de leads no funil de conversão ficam claras. Dessa maneira, nossas decisões são mais racionais, analíticas e menos impulsivas.
4. A relação com os clientes fica mais próxima
Os especialistas são unânimes ao afirmar que o bom relacionamento com o público é um dos principais meios de conquistar e fidelizar a clientela. Assim, a empresa ganha o aval do consumidor para contatá-lo via e-mail, por exemplo.
Essa tarefa pode ser inclusive automatizada por softwares. É plenamente viável manejar o contato de forma personalizada ainda que ele funcione no piloto automático.
Outro ponto positivo é o conhecimento adquirido acerca do comportamento que as pessoas têm. Podemos identificar quais são os temas que mais as atraem e como transformar esse interesse em vendas.
5. Há maior previsibilidade de vendas
A mensuração de dados e seus respectivos relatórios são valiosos pois demonstram se o objetivo de rendimentos foi atingido ou como ele pode ser aprimorado no seu marketing digital. Os resultados de cada etapa do funil de vendas ficam mais claros com essas informações.
No decorrer do tempo, as estratégias de inbound marketing tendem a mostrar um padrão. Cada ação leva a uma reação do público. Assim, além de a empresa conseguir realizar os investimentos corretos, é possível ter mais previsibilidade nas vendas.
Essa previsibilidade colabora tanto com o planejamento das próximas ações na internet, quanto para a projeção do fluxo de caixa. O empreendedor ou gestor se sente mais seguro e mais apto para tomar decisões assertivas.
6. O crescimento da empresa é impulsionado
Vimos diversos tópicos até aqui que elucidam os efeitos do inbound marketing: estratégias alinhadamente integradas, atração de leads qualificados, controle de ações e resultados, relação próxima com a clientela e previsibilidade de ganhos para tomar decisões assertivas.
Isso tudo, aliado a uma presença on-line construtiva, permite que a marca ganhe autoridade e seja reconhecida como uma referência no seu nicho de atuação. O seu posicionamento frente à concorrência leva ao crescimento da empresa e gera excelentes resultados.
No entanto, é de extrema relevância que a ação digital seja bem planejada por profissionais que conhecem bem o ambiente virtual e suas eventuais armadilhas. As melhores alternativas de ação são colocadas em prática com mais segurança e certeza de bons resultados.
E então, percebeu a importância do inbound marketing para os seus negócios? Para qualquer dúvida que tenha restado, me chama!