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Verão chegando: ações para prevenção de afogamento

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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               Afogamento é um problema de saúde pública que necessita de atenção de toda a sociedade. O afogamento é uma causa de mortalidade prematura evitável por meio de educação, que em todo o mundo estima-se estar relacionada a 312.000 casos de mortes anuais1.

               Professores, pais, cuidadores devem estar atentos com a chegada do verão para evitar que pessoas que não sabem nadar utilizem o ambiente aquático sem a supervisão de um guarda-vidas.

                  Estudo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro mostrou que os pilares da prevenção do afogamento podem ser norteados por AÇÕES nos três conteúdos pedagógicos, a saber: conteúdos atitudinais, conteúdos conceituais e conteúdos procedimentais2. Cada conteúdo tem duas ações, verbos que direcionam o aluno para itens relacionados à prevenção de afogamento2,3.

                  No conteúdo atitudinal, as ações estão focadas em ensinar ao aluno 7 itens, para que ele possa ser capaz de saber respeitar e/ou saber conviver com (regras de utilização, orientações do professor, seus limites, normas, posturas, hábitos de prevenção e atitudes).

                  No conteúdo conceitual, as ações estão focadas em ensinar ao aluno 7 itens, para que ele possa ser capaz de saber interpretar e/ou saber sobre (placas, símbolos, avisos, significados, riscos, perigo e conceitos).

                  No conteúdo procedimental, as ações estão focadas em ensinar ao aluno 7 itens, para que ele possa ser capaz de saber fazer e/ou saber executar (nadar com braços e pernas, mudanças de decúbitos, entrada e saída com segurança, respiração aquática, submersão e imersão, flutuação e sustentação com palmateios).

Fluxograma dos conteúdos de prevenção de afogamento ensinados na Natação + Segura

Referências:

  1. Vasconcellos MB, Viana LCA. Percepção de pais e professores do aluno autista com a metodologia Natação + Segura. Nadar! Swim Mag. 12º de novembro de 2024;4(167):e167-97. Disponível em: https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/97.
  2. Vasconcellos, M.B.; DE Macedo, F.C. Prevenção do afogamento com uso de conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual: Drowning prevention using content: Attitudinal, procedural and conceptual. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 3741–3754, 2021. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/837.
  3. Vasconcellos MB, Rodrigues CP, Oliveira BG, Cristina AVL, Cerboni MC, Caloiero S, Victoria FDE. Longitudinal study of the Drowning Prevention Knowledge Level of schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil. ISJHR. 2024 May;3(2):761-83. Available from: https://sevenpublicacoes.com.br/ISJHR/article/view/4437.

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