Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Por que precisamos entender o mercado do bem-estar?

Colunista: Angelo Dias

Publicidade

Sexta, 21 de março de 2025, 11h, no palco da maior Feira Fitness do Brasil, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, vai acontecer o lançamento da versão impressa do nosso livro “Mercado do Bem-estar: acolher, orientar e acompanhar”.

Vamos ter 30 minutos para mostrar a você a grande oportunidade que o mercado do bem-estar representa para a Educação Física. Por isso, vamos adiantar por aqui os principais pontos da nossa conversa.

Para começar, dos 11 segmentos que compõem esse ecossistema gigante, o fitness está em terceiro lugar na preferência de compra dos clientes que buscam a longevidade saudável, segundo dados do Instituo Global de Bem-estar (Global Wellness Institue – GWI). Perdemos apenas para saúde/beleza e nutrição/emagrecimento.

Já sabemos que as pessoas começam buscando o caminho “mais fácil”, normalmente o remédio, para reduzir as dores no corpo, aliviar a ansiedade, dormir melhor, melhorar o resultado do exame de sangue, mas esse comportamento está mudando.

Quatro fatores estão contribuindo muito para esse aumento da aderência ao estilo de vida ativo:

  • Ampla divulgação dos benefícios da prática regular e orientada da atividade física em todos os meios de comunicação. Pesquisas atualizadas sobre o tema sendo apresentadas de forma cada vez mais didática por diferentes profissionais da saúde.
  • O crescimento da Medicina do Estilo de Vida, que tem a prática regular e orientada da atividade física como um dos seus pilares mais importantes. Os outros 5 pilares são: alimentação saudável, cessação do tabagismo e controle de substâncias tóxicas, estratégias para manejo do estresse, melhoria do sono e conexões sociais. Médicos de diferentes especialidades estão orientando seus pacientes a sairem do sedentarismo para evitar e tratar doenças como hipertensão, diabetes, depressão e até câncer, além de aparecerem em suas redes sociais “mantendo a forma”.
  • Treinar está se tornando politicamente correto. Graças ao movimento “tá pago” nas redes sociais, as pessoas postando fotos/vídeos fazendo exercícios e o quanto esse comportamento está mudando suas vidas para melhor, pessoas que ainda não experimentaram os benefícios do estilo de vida ativo têm sido inspiradas por quem já inseriu esse hábito no seu dia a dia.
  • A oferta cada vez mais variada e maior de negócios fitness. Além do crescente número de franquias low cost, estúdios especializados em diferentes modalidades (Pilates, Yoga, Ciclismo indoor) e a possibilidade de treinar em casa com aplicativos de treino ou através da consultoria online de profissionais de Educação Física, estão conseguindo atrair aqueles que não gostavam da academia tradicional.

Esses 11 segmentos que entregam longevidade saudável transformam o mercado do bem-estar em um ecossistema rico em oportunidades. Segue um exemplo recente:

“Panobianco Academia anuncia parceria com Wellhub e Academia Foguete para aprimorar ofertas de bem-estar” (fonte: @fitnessbrasil_oficial)

Em meio a tantas críticas feitas às empresas agregadoras (exemplo: Totalpass e Wellhub) sobre os baixos valores de repasse para as academias, como explicar uma rede em expansão optar por uma parceria com a Wellhub? Trata-se de uma decisão estratégica.

No meu livro “Mercado do Bem-estar: acolher, orientar e acompanhar”, trago as cinco competências necessárias para o desenvolvimento de uma carreira ou negócio (Benvenutti, 2018), dentre as quais “olhar a próxima curva”. Quem acompanha o mundo empresarial já identificou o crescimento do bem-estar corporativo. A preocupação com a saúde e a qualidade de vida do colaborador acaba de ganhar um importante reforço: uma nova norma regulamentadora exige que as empresas identifiquem e previnam riscos relacionados à saúde mental de seus times até maio do corrente ano. Não por acaso, a Gympass se transformou em Wellhub. Mais do que oferecer “passe para as academias”, o novo nome representa o novo posicionamento da empresa: uma plataforma completa de soluções para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Como parceiro da Wellhub, a Panobianco Academia se aproxima do mercado corporativo, podendo criar novos produtos para esse segmento em suas mais de 250 unidades.

E o que a Academia Foguete te a ver com isso?

A Academia Foguete é uma plataforma com aulas online gravadas e ao vivo. Com essa parceria, a Panobianco amplia a oferta de modalidades e número de aulas por dia fazendo uma entrega híbrida através da sua rede.

Como nos ensina Walter Longo, a gestão é o equilíbrio entre resolver as pendências e estar atento às tendências. Só assim não deixaremos “a rotina comer a estratégia no café da manhã”. Esse alerta do José Salibi Neto e do Sandro Magaldi, referências em gestão de negócios no Brasil, tão comum entre os gestores do segmento fitness, só pode ser evitado olhando a próxima curva. É mister estar atento aos movimentos do mercado. E como mercado é o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços (dicionário), é preciso prestar atenção ao comportamento das pessoas.

Ainda parafraseando Walter Longo, o que indica que estamos vivendo uma nova era não é a evolução tecnológica, mas sim, a mudança de comportamento da sociedade. Segundo o Censo Fitness 2022 (@sistemapacto), aproximadamente 70% das pessoas que estão entrando nas academias buscam saúde e qualidade de vida. Uma pesquisa feita pela Mckinsey e Company reforça essa afirmação. Após a pandemia, 75% das pessoas entrevistadas buscaram as academias como lugares de bem-estar e não apenas de mudanças físicas (@nextfitsistema). Podemos afirmar que estamos vivendo uma nova era do fitness. Essa nova era tem como “mola propulsora” a longevidade saudável. Todos querem viver mais e melhor!

E esse movimento está em franca expansão. Inclusive entre as novas gerações. Tão criticada por ser altamente sedentária, com enorme tempo de tela, até a geração Z começou a trocar a tela por eventos de bem-estar. Com certeza você já ouviu falar no Lollapalooza, um festival de música que acontece anualmente em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Mas você conhece o Wodapalooza? Trata-se de uma competição de Crossfit que acontece anualmente em Miami. Em função do aumento do número de praticantes de Crossfit e demais modalidades de atividade física, essa cidade americana pretende se transformar em um hub de bem-estar ampliando a oferta de encontros como o Wodapalloza.

Mais pessoas buscando a longevidade saudável amplia significativamente o consumo de produtos (bens e serviços) dos 11 segmentos do mercado do bem-estar. Não por acaso, o último relatório sobre o crescimento econômico do setor mostra que alcançou 6 trilhões de dólares de faturamento e continua crescendo.

E o seu negócio ou carreira? Quais as parcerias estratégicas que você está desenvolvendo para aproveitar as oportunidades desse ecossistema em constante evolução?

Podemos entregar longevidade saudável como ninguém!

A Educação Física apresenta um diferencial único entre os profissionais da saúde: temos uma frequência de contato com o cliente que ninguém possui. Uma frequência mínima de uma vez por semana permite ao professor acolher com respeito e empatia necessidades e desejos do cliente, orientar cada treino com segurança para não machucar, eficiência para alcançar o resultado e motivação para ele querer voltar. Além disso, contribui com orientações sobre autocuidado consciente nos outros dias da semana e acompanha a evolução dessa pessoa rumo à longevidade saudável, fazendo ajustes no processo quando necessário, assim como comemora as pequenas vitórias como mais disposição para o trabalho, melhoria da postura, sono reparador e conseguir desfrutar do lazer ativo com a família e amigos.

Seus colaboradores estão prontos para praticar o círculo do cuidar?

Transformar o seu grupo de colaboradores em um T.I.M.E. = Tribo Integrada e Motivada para a Excelência, através de um Programa de Atualização do Time (PAT), é a estratégia mais importante para o desenvolvimento da cultura do cuidar na sua empresa. Só o acolher, orientar e acompanhar irá gerar a fidelização desse novo consumidor do segmento fitness.

Segundo o Prof.Brucce Cota (episódio 3 do Esquenta ENAF BH 2025 – canal VoAtalks no Youtube), esse novo perfil de cliente espera três principais atitudes do profissional de Educação Física:

  • Conhecimento técnico-científico atualizado: quem busca longevidade saudável está antenado com as informações divulgadas nas redes sociais. Essa pessoa quer encontrar um professor que possa tirar suas dúvidas com segurança.
  • É importante saber traduzir todo esse conhecimento de forma simples e objetiva, sem esquecer da escuta ativa para que o cliente entenda que você está construindo uma prescrição com ele e não para ele, o que faz toda a diferença no engajamento nos treinos. É a tão esperada constância!
  • E por último, mas não menos importante, esse cliente espera um gestor de saúde: além dos treinos, uma orientação para um estilo de vida saudável.

Precisamos preparar o TIME para essa entrega. Te vejo no ENAF BH 2025 (@enaf.oficial)

 

Siga as novidades do livro no @mercadodobemestar no Instagram. 

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar