Você sabia que existe o Dia Mundial do Bem-estar?
Belgin Aksoy é uma empresária turca que fundou o Global Wellness Day, em 2012. Ela criou essa iniciativa com o objetivo de inspirar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável e equilibrado, promovendo o bem-estar físico e mental. O Dia Mundial do Bem-estar é celebrado no segundo sábado de junho, em diversos países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde diversas instituições e empresas realizam atividades especiais para marcar a data. A celebração tem crescido em popularidade a cada ano, destacando a importância do autocuidado e da saúde em geral.
Por esse motivo, escolhemos o mês de junho para lançarmos o livro Mercado do Bem-Estar: acolher, orientar e acompanhar.
Como estratégia de lançamento, faremos a Semana do bem-estar, com cinco lives com profissionais que estão fazendo a diferença nesse mercado:
2ª feira, 03/06 às 19h
O que é o Mercado do Bem-estar?
Com Carol Vicaria, Fisioterapeuta especialista em sono, e Andressa Semionatto, Professora de Educação Física especialista em prescrição de exercícios físicos para pessoas em tratamento de câncer.
3ª feira, 04/06 às 19h
Como vender bem-estar?
Com Rhaiza Amaral, Professora de Educação Física especialista em vendas de saúde, bem-estar e fitness, e Tibério Lemes, Diretor de Marketing do Sistema Pacto, software de gestão para negócios fitness.
4ª feira, 05/06 às 19h
Estratégias de fidelização para clientes do bem-estar
Com os profissionais de Educação Física: Alberto Adoni, CEO do Estúdio Espaço Vida Barra, Ruy Lemos, Gerente B2B da Weburn e líder de relacionamento Weburn / Selfit e Paulo Cezar Chieza, CEO das academias Life Fit e Unique Resultados e sócio do restaurante Nagisa Sushi.
2ª feira, 10/06 às 19h
Como preparar o time para gerar bem-estar?
Com Marcos Bortolato, Professor de Educação Física fundador da proposta MOVIH, e Carol Pimentel, gestora fitness e Diretora de Felicidade da academia Clube R5 Sports.
3ª feira, 11/06 às 17h
Oportunidades do Ecossistema do bem-estar para a Educação Física
Com o Dr.Lamartine DaCosta, Pesquisador de Ciências do Esporte e Curador do eMuseu do Esporte, e Dr.Mauro Guiselini, criador da Avaliação e Treinamento Multifuncional e da Academia Prateada.
O que você vai encontrar no livro?
Uma jornada de dez capítulos por tudo o que está acontecendo nesse ecossistema do bem-estar e as oportunidades para os profissionais e empresas que entregam saúde e qualidade de vida.
Segue o spoiler:
Capítulo 1. Bem-vindo ao Mercado do Bem-estar
Vamos conhecer as cinco competências que um profissional precisa desenvolver para o sucesso na carreira e nos negócios dessa área.
Capítulo 2. Por que bem-estar?
Vamos entender que esse mercado é fruto de duas revoluções em curso que estão mexendo com o comportamento de compra das pessoas, além de conhecer a origem e alguns dos agentes desse mercado que só faz crescer.
Capítulo 3. Mercado do Bem-estar
Apresenta os números e os onze setores desse ecossistema com base nos dados do Instituto Mundial do Bem-estar (Global Wellness Institute), além das possíveis parcerias para aprimorar a entrega de valor para o cliente e a aplicação dos pilares do movimento Capitalismo Consciente nas empresas desse mercado.
Capítulo 4. Prever para prover e não ter que socorrer
Aproveitamos essa frase do Professor Écio Nogueira, especialista em Marketing, para descrever a importância do uso do modelo de negócio Canvas para o desenvolvimento do seu negócio nesse mercado.
Capítulo 5. Nova tarefa a ser realizada
Aplicamos os conceitos de gestão “foco no cliente” (customer centricity) e “tarefa a ser realizada” (job to be done) na gestão de um negócio fitness para cuidar de pessoas que buscam saúde e qualidade de vida.
Capítulo 6. A jornada do cliente do bem-estar
Você irá conhecer o conceito de “jornada do cliente” e como ele se aplica ao cliente do bem-estar. É preciso compreender o processo de tomada de decisão do cliente para melhorar a experiência dele em cada ponto de contato ao longo desse caminho. Lembrando que hoje essa jornada começa no digital e pode ser somente online ou híbrida.
Capítulo 7. Vender é ajudar
Como vender saúde? Como tornar o seu negócio viável sem as fotos dos corpos sarados e a convocação do povo para o Projeto Verão? Estratégias que mantiveram as academias financeiramente saudáveis até agora. Esse capítulo irá te mostrar como isso é possível.
Capítulo 8. Dois nichos que precisam de ajuda
Visitamos duas tribos desse mercado que estão precisando de um cuidado especial. Primeiro os adolescentes. Atualmente, 8 em cada 10 adolescentes apresentam um comportamento sedentário. Uma geração inteira que pode viver menos do que os seus avós em função de um estilo de vida não saudável. A outra é a tribo dos trabalhadores. Além das doenças ocupacionais já conhecidas, eles agora precisam aprender a lidar com depressão, ansiedade e síndrome de burnout.
Capítulo 9. Bem-estar Brasil 2023: o marco conceitual da revolução do bem-estar em nosso país
Nesse capítulo, você irá conhecer os bastidores do evento que apresentou a Revolução do Bem-estar para os profissionais de saúde brasileiros, com destaque para o seu criador, Waldyr Soares (em memória), aquele que realmente entendeu o quão gigante é esse ecossistema e o valor da Educação Física nesse cenário. Gratidão eterna!
Capítulo 10. O que o mercado do bem-estar nos reserva
Terminamos o livro apresentando profissionais e empresas que estão fazendo esse mercado acontecer. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. E você? Já está fazendo parte desse movimento?
Ao longo da obra, você terá a oportunidade de ver e rever lives com grandes nomes desse mercado para enriquecer o conteúdo apresentado. Optamos inicialmente por uma versão online do livro para otimizar esse acesso.
Aproveito a oportunidade para agradecer duas pessoas que estimularam e inspiraram esses dois anos de estudo e escrita sobre o tema:
Leonardo Allevato, por acreditar e me oportunizar a criar o espaço Mercado do Bem-estar na revista Empresário Fitness and Health e Waldyr Soares, pelas conversas, indicação de conteúdos relativos ao tema e por criar esse encontro anual dos agentes dessa revolução, o Bem-estar Brasil, em parceira com o time Savaget do Arnold South America.