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Por gentileza, mais pedagogia

Colunista: Geraldo Filho

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Estamos vivendo na era do conhecimento, do fácil acesso a artigos, livros, informações e tudo que é possível para agregar valores a serviços oferecidos dentro da Educação Física, bem como a criação e expansão de marcas, franquias, principalmente no mundo online, onde existem professores cada vez mais especializados nas áreas técnicas, seja para emagrecimento, seja para hipertrofia etc.

Entretanto, de uns tempos para cá, “alguém” muito importante dentro da profissão, principalmente na área fitness vem fazendo falta, tendo em vista que faz parte de um contexto geral da formação profissional para a aplicação prática, falo do “pedagogo do movimento”.

A pedagogia do movimento

Os profissionais mais antigos eram muito atentos a essa especificação, talvez pelo fato de o nome pedagogia ser ligado ao termo educação, formação, desenvolvimento do ser humano. Se formos analisar de uma forma geral, estão se preocupando muito com a bioquímica, sistemas energéticos, métodos, mas esquecendo de “ENSINAR COMO FAZ”. É preciso entender que é necessário primeiro ensinarmos a fazer para depois aplicarmos a ciência, não adianta colocar para correr se o praticante mal sabe caminhar.

Pular etapas no processo de ensino-aprendizagem é um erro, podendo comprometer o resultado final. Entende-se que ensino-aprendizagem seja um conjunto de interações entre profissional e praticante ou professor e aluno como é mais comum na profissão, é um processo sistematizado que envolve desenvolvimento de comportamentos, movimentos, habilidades, proporcionando uma segurança e autonomia ainda maiores para ambas as partes, dessa forma sim, pode-se realmente aplicar as especialidades de forma dinâmica com mais segurança e eficiência.

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O grande problema é que existem muitos fisiologistas, “emagrecedores” e poucos pedagogos ou interessados em ensinar a fazer, pois leva tempo, paciência e conhecimento, pois, no mundo imediatista em que estamos vivendo, o resultado quanto “mais rápido, melhor” é melhor para o profissional.

Existe um exemplo bem popular dentro do nosso mercado que diz: “exercício abdominal: treinar primeiro o músculo ou o movimento?”. Dentro da frase já dá para perceber a importância de se ensinar primeiro como se faz para poderem ser aplicados os demais procedimentos. Muitos talvez não achem isso importante, mas “do pouco ao muito”, “do simples ao complexo” e “do conhecido ao desconhecido” são princípios sócio-pedagógicos para o treinamento físico, segundo a literatura, e de grande importância dentro das sessões de treino.

Portanto, atuar na área de Educação Física do segmento fitness é muito mais do que prometer, é fazer o aluno aprender e entender. Então, o ideal é que se una a pedagogia com a fisiologia e as demais especificações necessárias para melhorarmos as condições de saúde das pessoas.

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