Será que as atividades coletivas fidelizam mais os clientes das academias do que atividades como a musculação?
Um estudo publicado há algum tempo descobriu que as pessoas preferem ambientes com exercícios que os sociabilizem e aderem preferencialmente às intervenções de grupo. Esse estudo aferiu, ainda, uma aderência 73% maior de quem pratica atividades coletivas diante de quem pratica somente musculação.
Mas, por que as academias não investem nas atividades coletivas e preferem terceirizar as possibilidades (ou adiar o fracasso!) em equipamentos caríssimos ou em técnicas milagrosas de venda?
A resposta pode estar na (falta de) COMPETÊNCIA RELACIONAL!
O gestor, coordenador, líder que contrata um profissional para as atividades coletivas, na esmagadora maioria das vezes, contrata “no sufoco”, quando o professor anterior pede demissão, ou quando é demitido… Sempre em situações de emergência! E nesse tipo de contratação não existe qualquer critério.
Uma outra pesquisa mostra que as grandes empresas contratam seus funcionários por competências técnicas e os demitem em incríveis 97% das vezes por falta de COMPETÊNCIA RELACIONAL!
As soft skills são preponderantes para o sucesso do profissional à frente das atividades coletivas. Com os profissionais certos, os clientes ficarão motivados e felizes e, consequentemente, fidelizados!
Alegria e satisfação são os melhores planos de fidelização que existem! Não tem mágica: é pura fisiologia comportamental! São as dopaminas agindo a favor do seu negócio!
Mas para atingir esse patamar e desenvolver seu negócio, sua equipe precisa estar muito treinada! Afinal de contas, milagres não existem!