Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Melhores momentos da ginástica coletiva em 18 anos de REF&H

Colunista: Fernando "Fofão" Vieira

Publicidade

A Revista Empresário Fitness & Health está fazendo 18 anos, a maioridade chegou e com ela surgem ainda mais desafios e responsabilidades!

Me sinto muito honrado em fazer parte deste time. Estou colaborando, escrevendo esta coluna desde os tempos da revista impressa em papel já com muita qualidade. Passei junto para o formato digital que simulava a mesma revista impressa, onde conseguíamos trocar de página de forma virtual. Muito legal, já era uma inovação na época! E agora estamos neste formato de assinatura com um design ainda mais moderno, leve e “clean” com links interativos, podcasts e muito mais virá por aí.

Ao longo desses anos, foram muitas informações, troca de conhecimentos e interação com os assinantes e leitores.

Resolvi fazer uma retrospectiva, um “highlights”, com melhores momentos em pequenos trechos mais relevantes e comentados desta coluna ao longo de algumas edições.

Diferença entre grupo, equipe e time

Grupo é uma reunião de pessoas independente de ter algum objetivo, metas ou pensamentos comuns. Equipe é uma reunião de pessoas com objetivos comuns e/ou metas pré-estabelecidas. Time é uma reunião de pessoas, com objetivos comuns, mas principalmente comprometidas umas com as outras.

Melhor do que saber o que fazer é fazer o que se sabe

Costumo muitas vezes traçar um paralelo que todas as academias deveriam ter um foco para que cada atendimento, integração de todas as áreas, atenção nos detalhes e o encantamento de proporcionar momentos mágicos aos clientes/convidados aconteçam todos os dias, todas as horas, todos os instantes como acontece nos parques da DISNEY. Lá, todos os dias, uma “magia” acontece. Todo dia é dia de sorrisos nos lábios, de atendimento nota 1000. Todo dia é gerada uma atmosfera de alegria, entretenimento e vontade de “quero mais” que leva muitos a retornarem outras vezes. Todo dia é dia de Ano Novo e celebração, com muitos fogos de artifícios, luzes e músicas no encerramento das atividades nos parques. O que é muitas vezes novidade e surpresa para os clientes, para os funcionários é rotina, muito treino, muita entrega e paixão. Todos os dias fazem tudo de novo e cada vez mais buscando inovar e melhorar. Por que as academias não podem ser como a Disney, transferindo essa filosofia para as suas realidades? PODEM!

É bom ter um amigo na academia!

A.M.I.G.O é uma sigla criada pela empresa KEEP GOING – Consultoria e Treinamentos em Fitness – que significa: Abordagem Máxima Interativa por Gentis Orientadores. É um programa bem completo de treinamento, mas com processos simples na execução depois da “engrenagem” pronta e sistematizada. De preferência, deve ser uma função para os estagiários, onde eles serão um verdadeiro manual vivo da academia para os clientes novos aprenderem e se adaptarem melhor sabendo como usar a academia em toda a sua potencialidade de serviços oferecidos.

Gestão da integração nas academias

A gestão humana, a liderança de integração entre todos nas áreas da academia não é apenas um conhecimento, mas uma arte. Deve-se, principalmente, existir uma COMUNICAÇÃO CONSTANTE por todos os meios possíveis, intermediando, mediando e intercedendo nos conflitos, ensinando e colocando em prática técnicas bem fundamentadas para o ENTENDIMENTO de todos; como a CONVERSA DE V.A.L.O.R, dar e receber feedbacks, interação com os grupos e formação de um TIME DE VERDADE! Essa função gerencial não pode ser “economizada”, não pode ficar abaixo de outras necessidades como comprar aparelhagens, fachadas novas, luzes neon, mármores, etc. Acreditem!!! Invistam nessa função, nessa gestão, nesse conceito, nesse processo constante e com certeza verão e terão muitos resultados surpreendentes!

Musicalidade: a Emoção na academia

O que a musicalidade tem a ver com gestão? TUDO! Se as aulas na sua academia são mais dinâmicas, mais empolgantes e mais “redondas”, certamente a satisfação dos seus alunos/clientes será maior e isso está diretamente relacionado à retenção! Vários estudos já comprovaram há anos o poder dos exercícios físicos para prevenir diversas doenças, ajudar, com sucesso, no tratamento de inúmeras patologias e principalmente na melhoria das dores emocionais e psíquicas. E se adicionarmos o PODER DA MÚSICA juntamente com os exercícios? Não há lugar e profissionais melhores para usarem com maestria essas ferramentas do que nas academias de ginástica e de danças. Isso requer profissionais competentes, capacitados e treinados para tal.

Uma edição especial da Revista Empresário Fitness & Health foi produzida a partir dos três artigos especiais sobre esse tema, com muito conteúdo, áudio-aula, exemplos musicais e muitas dicas.

Baixe aqui a edição especial em pdf. 

Com essa Pandemia é o fim das aulas coletivas?

Estamos nesse momento numa situação de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, sem ainda nenhuma certeza da possibilidade de retorno à “vida normal”, se é que teremos uma “vida normal” pós pandemia. Na minha opinião, muito vai mudar, algumas coisas não serão como antes, mas outras sofrerão forte influência dos genes ancestrais e das raízes dos seres humanos, permanecendo imutáveis mesmo nas dificuldades. Será o fim das aulas coletivas? Posso estar muito enganado, mas o ser humano e todas as ações coletivas não acabarão após esse isolamento forçado por conta de um vírus. Pode até ser por outras questões e consequências, mas não por esse vírus. O ser humano sempre vai dar seu jeito para sobreviver conforme seus genes, instintos e raízes. Ainda não será dessa vez que acabarão com as aulas coletivas…VIDA LONGA! Saúde para todos!

Usando máscaras nas aulas coletivas

Se temos que usar máscaras para fazer exercícios, que seja de uma maneira mais confortável e segura.

Foi criada uma excelente inovação como um acessório indispensável para quem faz exercícios com máscara. Esse produto se chama a Grade. Muito bem arquitetada, impressa em 3D, com um material plástico moldável que é originalmente reta, mas ao molhar em água quente consegue-se moldar exatamente na curvatura do rosto de cada um. Colocada atrás de qualquer máscara, fixada por 2 pequenos ganchos do mesmo material, ao se utilizar essa grade, simplesmente acaba a sensação de sufocamento. A máscara não infla e desinfla a cada puxada de ar, acabando também com a questão desconfortável de grudar com o suor no rosto. Confira mais sobre a máscara acessando essa conta do Instagram.

Street Workout: novidade para as coletivas no pós-pandemia

Muitos clientes, ainda inseguros com a possibilidade de contágios de vírus, poderão preferir fazer suas aulas ao ar livre. Chega no Brasil o STREET WORKOUT, uma revolução para as aulas coletivas mundiais, uma novidade capaz de solucionar – e muito – a questão do distanciamento social, das regras dos espaços estipulados entre os alunos, de ter que diminuir em 50% a capacidade da sala, sem se preocupar com a circulação e renovação de ar em ambientes fechados. Com um diferencial excelente para o momento pós-pandemia, incentivando aulas, exercícios e eventos em locais externos, ao ar livre e sem nenhuma poluição sonora, pois os alunos usam fones especiais que transmitem todas as músicas e instruções dos professores diretamente para seus ouvidos.

Conheça mais sobre o Street Workout. 

Concluindo essa edição, deixo uma dica de livro para gestores e coordenadores de academias, principalmente no setor de AULAS COLETIVAS: Gestão Consciente da Ginástica Coletiva – Christian Munaier – Editora Phorte.

Conheça os principais conceitos de gestão aplicados às empresas de Fitness e as ferramentas mais atuais, para lidar com números, e transforme sua ginástica coletiva em um importante aliado de seu sucesso

Desejo vida longa à Revista Empresário Fitness & Health. Que venham muitos e muitos anos de informações e conteúdos diferenciados. 

Espero poder comemorar muitos outros aniversários aqui, colaborando com meus conhecimentos e experiências para todo este crescente mercado do Fitness & Wellness.

Parabéns, muitas felicidades, saúde e sucesso para todos os produtores, editores e colaboradores da revista.

Em especial envio um agradecimento por essa oportunidade de fazer parte desta seleta revista e um abraço do meu tamanho para o Leonardo Allevato, editor-chefe e amigo.

Saudações para todos os assinantes e leitores!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar