Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Ginástica coletiva e saúde mental

Colunista: Geraldo Filho

Publicidade

A Ginástica coletiva é o coração de qualquer academia e do fitness e esse coração NÃO PODE PARAR DE PULSAR, é hora de HUMANIZARMOS nossos serviços ainda mais, associando ginástica coletiva e saúde mental!

Em pleno século 21, diante de tantos avanços da nossa ciência, onde proporcionam-se fantásticos resultados positivos quando se refere às doenças acometidas pelo sedentarismo e estilo de vida, não se pode esquecer de um fator primordial para que todos os resultados sejam mais eficientes e duradouros, independentemente dos métodos de treinamentos a serem utilizados para melhoria da qualidade de vida dos praticantes.

No mundo hoje, muito mais que um corpo, deve-se buscar uma mente saudável; cada vez mais especialistas indicam isso e os estudos evidenciam veementemente a prática regular de exercício físico como prevenção e ou parte do tratamento para diversos transtornos mentais. Sabe-se que milhões de pessoas sofrem de algum transtorno psicológico e quando se fala em saúde mental não se pode confundir com doença mental. Esse termo é utilizado para definir um nível de qualidade de vida cognitiva, emocional ou ausência de alguma doença mental do ser humano, muito embora o termo saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

O conceito de saúde mental

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alega não existir uma definição oficial de “SAÚDE MENTAL”; de acordo com a organização, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não implica apenas na ausência de doença ou de enfermidade.” Esse conceito é muito mais amplo, pois, ao invés de oferecer um conceito inapropriado de saúde, extinguiu a ideia de apenas saúde física, mas também, mental e social.

Partindo desse conceito, deve-se levar muito em consideração nas avaliações não só as questões antropométricas, condições físicas etc, mas também o fator psicológico de cada praticante; isso terá um fator impactante positivo ou negativo no objetivo geral e específico.

Ter saúde positiva é ter a capacidade de resistir aos desafios diários da vida e de ao mesmo tempo apreciá-la, entretanto, a negativa tem ligação direta com a morbidade e até mesmo a mortalidade.  Nesse tempo em que o Corona vírus assombrosamente afeta o mundo, é hora de nós professores de coletivas usarmos de estratégias diversas para ajudar nossos alunos não só no que diz respeito a coreografias ou treinos, visando a aumentar imunidade, mas também a ansiedade, ao medo e a quaisquer outras situações que possam desestruturar (piorar ou criar) a saúde mental deles.

Nossa missão aumentou, DEVEMOS AJUDAR SIM, esqueçam um pouco o lado financeiro da profissão e ative com toda sua força o lado humano do profissional de Educação Física, o qual sabemos tanto utilizar, ESSA É A HORA DE MOSTRARMOS NOSSA FORÇA COLETIVA!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar