Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Executar sem planejar não dá

Colunista: Geraldo Filho

Publicidade

Sinceramente não entendo como muitos profissionais que atuam nas aulas coletivas ministram sessões e treinamento sem organização alguma, dentro dos padrões de treinamento desportivo, fisiologia, biomecânica etc. Já imaginaram se algum dia algum gestor começasse a cobrar resultados dos praticantes das mais diversas aulas? Pois é, vi diversas aulas e ainda vejo que sinceramente não sei o que eles querem, então muitos alegam entretenimento, diversão… Ok, porém o aluno está lá para emagrecer, diminuir suas taxas, fortalecer a musculatura e não por lazer e diversão.

Lembro muito bem que, por muitos anos, um coordenador de uma academia onde eu estagiava falava abertamente a todos que as aulas de ginástica NÃO SERVIAM PARA NADA, eram apenas para diversão. Diante disso, eu parei para analisar algumas aulas, obviamente sem que o profissional percebesse, e cheguei à conclusão de que o coordenador tinha razão: eram aulas sem organização, apenas com aglomeração, sem controle, sem didática, sem individualidade biológica, enfim, realmente era APENAS diversão. Nos tempos atuais, com todo o avanço da ciência e de diversos outros valores que podem ser agregados aos profissionais bem como ao nosso segmento, ainda vejo muita gente com aulas “SALVE-SE QUEM PUDER” ou “SIGAM-ME OS BONS”, isso é preocupante, pois falo sempre que treinar o aluno é diferente de treinar com o aluno.

O que são as atividades coletivas

Cirilo Sousa & Gomes Filho, 2022 definem as atividades físicas coletivas como aquelas orientadas em grupo, no mesmo programa físico, sob as mesmas condições de recursos humanos, ambiente, informação, com ou sem implemento, entre outras características compartilhadas, porém utilizando-se de estratégias que permitam o CONTROLE INDIVIDUAL de cada participante. Isso permitirá, ao profissional, melhores resultados, mas na prática, é bastante difícil observar profissionais controlando intensidade etc.

Nos tempos de hoje, cada vez mais devemos apresentar resultados concretos, principalmente em termos de emagrecimento: não basta apenas emagrecer para o verão, mas sim emagrecer com a mente saudável, aliviada; então o treinamento disfarçado de entretenimento passa a ter efeito! Para oferecer apenas o entretenimento, é melhor oferecer uma sessão de cinema, circo ou outro atrativo, aula de ginástica é coisa séria!

Aumente carga do seu aluno, aumente a intensidade do movimento, melhore cronicamente a condição de quem te procurou, fale para ele o porquê e o para que, . organize, planeje, execute, avalie, reavalie, leiam o que vai melhorar as suas sessões, modinhas passam, mas a clássica ginástica fica e fica nela quem estuda e a usa com embasamento!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar