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Stand-up nas aulas de natação

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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O Stand Up Paddle (SUP) é um esporte aquático de remo para iniciantes que continua a crescer1, tanto como atividade recreativa, quanto como esporte profissional2, a ponto de ganhar popularidade3.

O SUP foi originalmente usado para tirar fotos de turistas aprendendo a surfar no Havaí, no entanto, o número de adeptos aumentou no final dos anos 2000, quando surfistas profissionais e praticantes de esportes aquáticos passaram a utilizá-lo como uma ferramenta de treinamento durante períodos de ondas pequenas2.

De fato, à medida que as pessoas encontram novas maneiras de explorar o ar livre, as inovações e melhorias em equipamentos, surgiram novos esportes aquáticos, tais como o SUP, aumentando consequentemente, o número total de remadores4

O SUP é acessível à maioria das pessoas, requer equipamento mínimo, é fácil de aprender, além de oferecer um desafio físico de baixo impacto. Apesar de ser um esporte aquático relativamente novo, a popularidade do SUP aumentou globalmente devido aos seus benefícios à saúde, melhorias no condicionamento físico, resistência e qualidade de vida5. SUP é uma atividade adequada para todas as idades e níveis de habilidade, pode ser praticada em qualquer espelho d’água e é considerada uma atividade ideal para um treino de corpo inteiro5.

A atividade pode ser pensada como uma mistura de surfe e outros esportes baseados em remo, onde um longo remo de lâmina única é usado para impulsionar na água o remador de pé em uma prancha de surfe mais flutuante e maior (de 3-5 metros de comprimento e aproximadamente 1m de largura)4. Estudo australiano mostrou que a maioria das pessoas usam SUP por cerca de 3 horas por semana, para diversão e condicionamento físico na praia, com a maioria nunca tendo recebido nenhuma instrução sobre a técnica adequada de remar2.

A saber, os principais componentes da remada do SUP são: entrada, impulso e saída do remo da água. A fase de entrada denota a colocação do remo na água, a fase de impulso é o golpe de puxão forte através da água e a fase de saída descreve a liberação e retirada do remo da água5.

Possibilidade de ensino do SUP na natação

Dentro do programa de aulas de natação, o professor pode introduzir gradativamente o ensino do SUP.  Uma possibilidade é trabalhar na primeira aula o ensino da remada com os braços alternados de forma semelhante à braçada do nado crawl para familiarização com a prancha. Para tal objetivo, o aluno iniciante pode vivenciar na piscina a forma de deitar reto e equilibrado na prancha para realizar a remada deitado.  

Em seguida, o aluno pode aprender a pôr o remo na prancha e subir nela para ficar de joelho no centro da prancha, a fim de manter o equilíbrio estático. Posteriormente, o aluno pode vivenciar a forma de se erguer lentamente, um pé de cada vez, para ficar na postura de agachamento. Os pés deverão ficar afastados à largura dos ombros com uma postura reta e com o remo nas mãos.

 Durante a aula, o aluno irá trabalhar a consciência corporal e equilíbrio para que ele consiga levantar um pouco mais, de forma que os seus joelhos fiquem apenas ligeiramente inclinados e as suas costas permaneçam sempre retas. O professor pode estar segurando a prancha na água para não haver instabilidade no momento de o aluno ficar de pé. Os dedos dos seus pés e o olhar do aluno devem estar voltados para frente a fim de ajudar a manter o equilíbrio.

Como sugestão de sequência pedagógica, o professor pode trabalhar com quatro posições no SUP, a saber:

Figura 1. Posições no stand up paddle

Posição

Forma que o aluno deve estar na prancha

1

deitado na prancha e realiza remada semelhante à braçada de crawl

2

sentado na prancha e realiza a remada com remo de SUP ou de caiaque

3

ajoelhado na prancha com uso de remo para estabilizar e ficar de pé

4

erguido na prancha de pé para realizar a remada com alternância de braços

O professor pode trabalhar com distâncias curtas, remadas lentas e manobras de fazer curva, remar para frente/trás etc. a fim de prezar pela segurança do aluno, sempre. Quando o aluno for remar em locais fora da piscina será necessário a verificação da direção do vento antes de iniciar a remada de SUP para evitar que ele faça força contra o vento. Em caso de aumento do vento o remador iniciante pode ajoelhar-se e remar de joelhos até o vento acalmar.

Prevenção sempre

Ao ensinar na piscina, o professor deve estar atento para não ficar próximo da borda, pois em caso de desequilíbrio e/ou queda, o aluno pode se machucar. Como medida de segurança, é sempre indicado usar um colete salva-vidas quando for remar no SUP. Ademais, em alguns locais, não usar o colete salva-vidas pode ser um ato ilegal. Evite remar sozinho, principalmente se você for iniciante e o local for em ambiente distante da margem. Ao praticar o SUP em águas abertas, busque locais adequados com serviço de salva-vidas, observe a previsão das condições meteorológicas, alterações dos ventos e busque conhecimentos básicos da dinâmica costeira.

Mesmo para quem sabe nadar, o uso do colete é sempre recomendado, pois ele oferece a segurança que a pessoa precisa caso caia na água e precise de um apoio de flutuação. Como a água reflete a luz do sol, procure usar protetor solar e roupa adequada, tanto para proteção, como para situações de frio/calor, vento ou água gelada. 

A ingestão de bebida alcoólica é contraindicada, pois irá diminuir o equilíbrio, senso de direção, consciência e pode provocar um acidente, principalmente em locais onde há circulação de embarcações.

Estratégias de pré-hidratação e hidratação6 durante a remada também são recomendadas para evitar a desidratação, que está associada à diminuição do desempenho (aeróbico e de força), aumento da temperatura central, frequência cardíaca e pode levar a resultados prejudiciais à saúde, como insuficiência renal e doenças causadas pelo calor em circunstâncias extremas1.

Lesões relacionadas ao SUP ocorreram predominantemente em águas instáveis, como ondas, surfe ou corredeiras, devido à alta demanda por equilíbrio ao ficar em pé na prancha4. De fato, em águas bravas ou durante o surfe de SUP, atletas competitivos do sexo masculino usando uma prancha dura tiveram o maior risco de lesão. Assim, evite passar em locais onde há pedras e onde você não está familiarizado com as características. Os principais mecanismos de lesão foram uso excessivo e bater na prancha ou no chão. A extremidade superior foi mais propensa a lesões, seguida pelo joelho e pé3.

Conclusões

Iniciar a prática do SUP em locais sem ondas até aprimorar o equilíbrio na prancha pode ser uma boa estratégia para dar confiança ao futuro remador. Introduzir o SUP nas aulas de natação pode ser uma estratégia de preparação do aluno para usufruir com segurança de remadas em ambientes ao ar livre. Atividades de SUP com dez alunos, de 10 a 13 anos, tiveram boa aceitação com 1 hora de aula na piscina. O uso de colete salva-vidas e professores experientes em SUP favoreceram o êxito na aplicabilidade desta aula na piscina.

Agende um workshop de SUP comigo pelo e-mail [email protected]

Sugestões de leitura

  1. McArthur R, Duque-Anne J, Furness J, Kemp-Smith K, Simas V, Climstein M. Effect of Stand-Up Paddle Boarding on Hydration Status in Recreational and Competitive Individuals. Int J Exerc Sci. 2021 Aug 1;14(6):756-767. 
  2. Schram B, Furness J. Exploring the Utilisation of Stand up Paddle Boarding in Australia. Sports (Basel). 2017 Jul 22;5(3):53.
  3. Balke M, Fischer M, Kegler T, Höher J, Balke M. Injuries and Use of Safety Equipment in Stand-up Paddle Boarding. Orthop J Sports Med. 2021 Aug 27;9(8):23259671211022681.
  4. Spittler J, Gillum R, DeSanto K. Common Injuries in Whitewater Rafting, Kayaking, Canoeing, and Stand-Up Paddle Boarding. Curr Sports Med Rep. 2020 Oct;19(10):422-429.
  5. Schram B, Furness J, Kemp-Smith K, Sharp J, Cristini M, Harvie D, Keady E, Ghobrial M, Tussler J, Hing W, Nessler J, Becker M. A biomechanical analysis of the stand-up paddle board stroke: a comparative study. PeerJ. 2019 Nov 1;7:e8006. 
  6. Vasconcellos, Marcelo Barros. Hidratação em exercícios aquáticos. Revista Empresário Fitness & Health. Edição 88. Disponível em: https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/hidratacao-em-exercicios-aquaticos/

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