Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O negócio natação

Colunista: Geraldo Hofer

Publicidade

Convido você a abrir um arquivo novo em seu cérebro ao lado do “operacional”, arquivo esse chamado “gestão” (processos de uma academia). Vamos dar um passo a mais em sua carreira, enriquecer esse arquivo e desenvolvermos um trabalho de excelência.

O negócio “natação” é um negócio com inúmeras possibilidades, investimento difícil, sem apelo da mídia, concorrência não seletiva, capacidade operacional limitada e muito mais.

Você, professor, achava que era só chegar, dar aula e ir embora? Você, líder e coordenador, pensava que era só cobrir faltas e arrumar a grade de horário? 

Abra essa cabeça, saia da caixinha, chega de ficar achando que é só dar aula e ir embora que está tudo certo, existe um universo inteiro de possibilidades nesse negócio!

Vou comentar sobre a natação ser um investimento difícil começando pela concorrência não seletiva. Pense comigo: onde existe uma piscina, um professor e materiais existe uma escola de natação, correto?

Sendo bem radical, sabemos que não é bem assim: existe todo um planejamento por trás e estratégias para ser uma escola de natação de excelência.

Vamos levar para a sua realidade: quantas academias concorrentes existem ao seu redor? Quais os seus diferenciais para o cliente se tornar seu cliente? Personal, por que ele vai fazer a atividade com você?

Questões para você pensar e analisar!

Outro ponto importante é a relação da capacidade operacional limitada. Expressão bonita, não é?  Vou explicar o conceito para você e, para isso, vamos dividir as palavras:

  • Capacidade = espaço 
  • Operacional = você (professor, personal, coordenador)
  • Limitada = limite 

Isso tudo representa a logística da operação.

Agora que você entendeu a essência das palavras, vamos associar com a sua realidade:

  • Qual o limite de alunos que você comporta para ministrar uma aula de qualidade?
  • Quantos chuveiros (capacidade) existem em sua unidade? 
  • Comporta todos os alunos que você estimou?
  • Agora multiplique isso por 3 (turmas ao lado da que você está ministrando, sua equipe) 
  • Qual a capacidade máxima da academia em termos operacionais?

Você pode estar pensando no seu operacional e associando com a gestão, esse é o caminho principal para unir os dois arquivos.

Agora que você deu o primeiro passo para entender o negócio natação, quero aprofundar um pouco mais: vamos abordar em específico a Gestão da piscina.

A gestão da piscina é pautada em 3 pilares:

1. Organização da demanda

Onde a estrutura operacional é dinâmica tudo muda e a todo momento. Quantas vezes mudamos as turmas ou raias de lugares equalizando, assim, da melhor maneira para uma operação de excelência?

Sem contarmos o planejamento de turmas: como é na sua academia, clube e personal? Há um limite de alunos por turma? Existe uma divisão técnica para organização dos alunos? 

Tudo isso deve ser analisado e pensado…

2. Excelência na eficiência e no controle de alunos

  • Você sabe as turmas ou níveis onde mais se tem alunos? 
  • E as turmas ou horários com um futuro potencial?
  • Qual sua média de aluno por turma? 

3. Vendas

Esse 3° pilar está embasado em vendas, mas não a venda do balcão e sim, vender todos os dias em suas aulas:

  • Qual a sua taxa de conversão das aulas testes?
  • Qual a sua taxa de renovação?
  • Você é o professor/coordenador/personal que mais converte e renova?

Quero que você analise e reflita sobre isso e pense que não sou eu que estou te perguntando isso, mas sim, o seu coordenador ou gestor: como você responderia? 

Se você entender e executar esses processos, mudando o seu mindset, você terá sucesso, autoridade e poderá assumir cargos grandes.

Esse tema é para você gestor e líder que procura desenvolver seus liderados, mostre esse conteúdo a eles, mostre que existem inúmeras possibilidades de desenvolver o setor e o negócio.

O resultado existe, as possibilidades são inúmeras, viva o negócio e você entenderá cada processo.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar