A metodologia NATAÇÃO + SEGURA valoriza, primordialmente, a segurança do aluno e a adaptação plena dele ao meio líquido (melhora da aquacidade) com atuação em quatro pilares da natação (flutuação, controle respiratório, consciência corporal e deslocamento) antes do ensino dos quatro estilos.
Trata-se de abordagem que evidencia, nas aulas de natação, ações que venham a prevenir o afogamento, traumas ou situações que prejudiquem o aprendizado dos quatro nados. Sobretudo, a NATAÇÃO + SEGURA enfatiza as seguintes ações preventivas do professor de natação:
- Realizar avaliação diagnóstica no primeiro dia de aula (teste de aquacidade), anamnese e monitorar (acompanhamento) o aluno no decorrer dos meses seguintes com avaliações formativas.
- Priorizar a adaptação ao meio líquido (desenvolvimento do nível de aquacidade do aluno) antes do ensino formal dos quatro nados.
- Tomar decisões quanto à aplicação dos conteúdos pedagógicos de forma preventiva, realizar progressão pedagógica individualizada e estar posicionado próximo a cada aluno na piscina.
- Ministrar aulas com o quantitativo de alunos suficiente para uma aula segura, para todos os alunos, de acordo com critérios preventivos na relação quantidade de alunos para cada professor.
- Elaborar cartilha de segurança aquática (entregar aos alunos e pais) e ter capacitação em emergências aquáticas.
Quantidade ideal de alunos nas aulas de natação
A decisão sobre a quantidade ideal de alunos por turma na natação será tomada pelo professor em conjunto com coordenador se baseando sempre na segurança do aluno.
Os critérios para a decisão se baseiam em três categorias:
- Aluno: altura, aquacidade (nível de adaptação ao meio líquido), idade, restrição médica (capaz ou com restrições) e maturidade física e mental.
- Professor: posicionamento em relação ao aluno na água, experiência e existência de auxiliares.
- Localização: existência de barra nas laterais, materiais didáticos para cada aluno, acústica, duração da aula, iluminação da piscina, guarda-vidas de plantão, existência de plataforma de elevação de profundidade, comprimento da piscina, temperatura da água e turno de aula.
Itens para uma cartilha de segurança aquática
São exemplos de itens preventivos que podem constar na cartilha:
- Crianças devem aprender a nadar com professores qualificados ou em escolas de natação especializadas. Se os pais ou responsáveis não sabem nadar, devem aprender também.
- Nunca deixe uma criança sozinha dentro ou próximo da piscina sem os cuidados de um adulto responsável.
- Mesmo na presença do guarda-vidas tenha atenção 100% nas crianças à distância de um braço.
- Ensine seu filho a ser responsável na piscina e a respeitar suas limitações.
- Mantenha o portão de acesso ao parque aquático fechado.
- Em caso de acidentes e a criança parar de respirar chame serviços de emergência.
- Não confie em boias para proteção das crianças, esteja atento.
- Procure saber onde está o botão de emergência para parar a bomba de sucção da piscina.
- Converse e ensine seu filho sobre segurança aquática.
- Fique sempre atento às orientações e regras na área da piscina.
Medindo o nível de aquacidade dos seus alunos
Veja quantos itens o aluno consegue realizar e confira o resultado ao final.
- Realizar (apneia estática) bloqueios da respiração embaixo d’água durante 10 segundos (repetir 3 vezes).
- Afundar a cabeça na água sem medo, soltar o ar (controle respiratório) (5 vezes).
- Afundar e apanhar objeto no fundo sem uso de óculos (1 objeto a 1 metro profundidade).
- Mudar de decúbito dorsal para ventral (2 vezes).
- Mudar da posição vertical para horizontal sem colocar pé no chão (2 vezes).
- Flutuar decúbito dorsal sem auxílio de materiais (30 segundos).
- Sustentar-se na vertical com uso de palmateio (30 segundos).
- Utilizar os quatro membros como segmentos propulsivos na superfície até a borda (3 metros).
- Realizar deslocamento embaixo d’água (apneia dinâmica) (2 metros).
- Agachar, afundar em pé e saltar com as mãos fora d’água (2 metros por 2 vezes).
O resultado do nível de aquacidade é a soma de cada sim (1 ponto) obtido nas 10 atividades testadas.
- 0-2 pontos – Muito Fraca
- 3-4 pontos – Fraca
- 5-6 pontos – Média
- 7-8 pontos – Boa
- 9-10 pontos – Excelente
Vantagens para estabelecimentos que aderem ao Programa NATAÇÃO + SEGURA
- Curso/treinamento dos professores e estagiários.
- Capacitação para aplicar o Teste de aquacidade.
- Modelo de ficha individual de avaliação e monitoramento do aluno.
- Modelo de certificado individual de participação no teste.
- Quadro de academia membro do programa NATAÇÃO + SEGURA.
- Banner do teste de aquacidade com logo da academia.
- Banco de dados o Excel para teste.
- Livro Natação Monitorada.
- Certificado para cada professor participante do treinamento.
- Certificado para academia.
- Folder explicativo do teste de aquacidade e NATAÇÃO + SEGURA.
Referências:
Vasconcellos, Marcelo Barros; Szpilman, David; Queiroga, Ana Catarina; Mello, Danielli. Swim + safe: test for diagnostic evaluation and monitoring of water skills of beginner students. World conference on drowning prevention. Canada: Vancouver, 2017.
Vasconcellos, Marcelo Barros. Natação Monitorada. Testes desde aquacidade até o nível avançado. Rio de Janeiro: Paco, 2019.
* O professor Marcelo Barros de Vasconcellos é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).