Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Natação e hidroginástica e o ambiente de bairro

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

Em função do sedentarismo, obesidade e baixa atividade física de grande parte da população, existe a preocupação em se estudar o estilo de vida das pessoas e os fatores influenciadores na adesão à prática de atividade física, tais como o ambiente de bairro onde a pessoa reside. Por isso, o bairro e sua oferta de serviços têm sido estudados para ajudar a entender o comportamento das pessoas que são ativas.

Para compreender a influência do ambiente de bairro sobre os comportamentos relacionados à saúde, tem sido utilizado o modelo ecológico, que é uma forma utilizada de conceituar a interdependência entre a saúde das pessoas e a percepção do ambiente de bairro onde ela convive.

O modelo ecológico pressupõe que o ambiente que a pessoa vivencia pode condicionar ou proporcionar o envolvimento nas práticas mais frequentes no seu estilo de vida. Este modelo tenta explicar os diversos fatores que podem influenciar a adesão de um estilo de vida fisicamente ativo nas pessoas e como o ambiente pode facilitar, por exemplo, a prática de andar de bicicleta, nadar, fazer hidroginástica ou até mesmo correr nas proximidades da sua residência.

Como o comportamento das pessoas ocorre em vários ambientes, faz-se necessário uma análise do seu envolvimento com os locais que ela mora/vive (ambiente de bairro), para que se possa, no futuro, propor mudanças que reflitam na melhoria da sua saúde e entender o porquê de algumas pessoas serem mais ativas que outras.

Mudanças na oferta de piscinas

No passado, praticar natação ou hidroginástica era restrito às pessoas com maior poder aquisitivo. A utilização de piscina era sinônimo de “riqueza”. No entanto, nas últimas décadas o mercado aquático passou por uma transição. Houve crescimento no número de “escolas de natação”, nas academias com piscinas, nas fábricas de piscinas de vinil e fibra. Assim, com a maior oferta de serviços aquáticos, aos poucos, o preço das aulas de natação e hidroginástica foram reduzindo, o que ocasionou maior acesso e oportunidade para outras classes sociais desfrutarem do ambiente aquático.

Essa maior oferta de serviços aquáticos, em parte, se dá também pelo crescimento de: projetos sociais na área aquática; clubes populares com piscina, tais como serviço social do comercio (SESC), serviço social da indústria (SESI), Associação Cristã de Moços (ACM), condomínios residenciais com piscinas que oferecem aulas, academias menores, em formatos de pequenas casas adaptadas para natação e hidroginástica. Todo esse contexto contribuiu para que as atividades aquáticas se popularizassem na maioria das grandes cidades brasileiras.

Praticar natação ou hidroginástica perto de casa

Hoje, na maioria dos bairros existem locais que oferecem aulas de atividades aquáticas e a diferença dos serviços prestados por uma “escola de natação” para outra é pequena. Assim, o deslocamento para ir fazer natação e hidroginástica diminuiu, pois o aluno busca cada vez mais a comodidade de poder fazer atividade física próximo de casa.

Como identifico meu bairro?

Para identificar o ambiente de bairro pode-se utilizar um questionário1 que aborda os locais para praticar atividade física próximo à residência (em que a pessoa pode chegar caminhando em até 10 minutos), tais como: piscinas, praias, academias, clubes, ciclovias, quadras, parques, campos de futebol, áreas de lazer, pista de caminhada/corrida, entre outros, e que podem influenciar nas suas escolhas.

O ambiente de bairro e os atrativos localizados próximos à residência podem influenciar nas escolhas das pessoas em relação ao estilo de vida fisicamente ativo, quando há boa qualidade de pelo menos quatro itens: 1) acesso e atratividade dos locais para a prática; 2) estrutura e manutenção geral do bairro; 3) segurança para a prática de atividade física e 4) oferta de serviços a preços acessíveis ou gratuitos.

O objetivo deste texto é refletir sobre como o seu bairro pode influenciar na sua atividade física, mesmo que seja de forma inconsciente. Ademais, se você percebe o ambiente próximo à sua residência como local com espaços adequados e seguros para a prática de atividade física, o ambiente do seu bairro é convidativo a ter um estilo de vida ativo. Agora você precisa identificar se no seu bairro (próximo à sua residência) existem piscinas que oferecem aulas de natação ou hidroginástica.

Vantagem de ter piscina próximo de casa

Uma das vantagens de se realizar exercícios próximos da residência é poder economizar no transporte. Independentemente do tipo de transporte utilizado, seja transporte público ou veículo particular, haverá um custo de passagem ou combustível e estacionamento para se deslocar quando seu bairro não oferece o serviço de atividades aquáticas. E, em um momento de transmissão de vírus pelo ar, a utilização de transporte público é algo desaconselhável.

Ademais, dirigir, pegar engarrafamento e ter que procurar um local para estacionar são situações que cada vez mais as pessoas querem evitar. Assim, muitas pessoas não querem ter que pegar o carro para ir fazer exercício. Esse tempo “perdido” em função do deslocamento é uma desvantagem de morar longe sendo justamente o tempo que poderia ser utilizado para o exercício na água. O tempo no deslocamento para a piscina passou a ser um diferencial na decisão de se exercitar ou não na água.

Se você mora próximo à piscina, pode aderir ao que as pessoas em diversos países adotaram como meio de transporte para o local onde ela vai se exercitar – a caminhada ou a bicicleta, que diminuiu os custos e, por vezes, economiza tempo. Por isso, as academias precisam pensar não apenas no espaço interno do estabelecimento, mas alargar a visão do seu negócio para o bairro onde está localizada. Olhe a calçada da rua da academia, instale paraciclos para prender bicicletas.

Teste o seu bairro

Verifique se as características do seu bairro atraem você para ser mais ativo. Ao responder o questionário a seguir você deve considerar como perto de sua residência os locais que você consegue chegar em até dez minutos caminhando ou pedalando. No bairro onde eu moro…

(   ) … existem muitos locais de que eu gosto de ir;

(   ) … a maior parte das ruas tem calçadas;

(   ) … há ciclovias ou pistas de caminhada;

(   ) … pedalar, caminhar, nadar ou jogar é seguro no meu bairro;

(   ) … é fácil ver pessoas que caminharam, pedalaram ou nadaram;

(   ) … não tem tanto trânsito e é fácil caminhar ou pedalar;

(   ) … não acontecem muitos crimes;

(   ) … sempre vejo pessoas jogando ou se exercitando;

(   ) … há muitas coisas interessantes para ver enquanto eu caminho ou pedalo;

(   ) … as ruas são bem iluminadas à noite.

Se você deseja ser aluno e não faz atividades aquáticas ainda, procure no seu bairro locais que oferecem natação e hidroginástica. Possivelmente este local existe e você não sabe.

Se você é professor, crie uma estratégia para divulgar suas aulas de natação e hidroginástica no seu bairro. Tenha foco nos clientes que moram próximos da sua academia.

Se você é o proprietário da escola de natação, reflita sobre os possíveis alunos que moram ao lado da sua piscina, mas nunca entraram na sua escola de natação.

Sugestão de leitura

Farias Júnior JC, Lopes AS, Reis RS, Nascimento JV, Borgatto AF, Hallal PC. Development and validation of a questionnaire measuring factors associated with physical activity in adolescents. Rev Bras Saude Mater Infant 2011;11(3):301-12.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar