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Natação e as avaliações: diagnóstica, formativa e somativa

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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Conforme descrito no livro Natação Monitorada, existem três tipos de avaliações que podem ser usadas na natação: a avaliação diagnóstica, a formativa e a somativa. Cada uma delas se aplica, em dado momento, para determinada finalidade, conforme apresentado a seguir:

a) Avaliação diagnóstica é feita antes de iniciar um programa de aulas ou treinamento de natação. Pode ser feita no primeiro dia de aula (teste de aquacidade) para identificar o que o aluno consegue realizar, o que ele já sabe, para assim, o professor poder direcioná-lo para turma do mesmo nível, elaborar uma estratégia personalizada e sobretudo, conseguir atingir o objetivo do aluno. Uma avaliação feita quando o aluno entra na natação irá permitirá que o professor verifique a condição inicial do aluno, pois por meio dela, ele terá dados para elaborar de forma mais adequada aulas que atendam à necessidade deste aluno. Por exemplo: para um aluno iniciante, a avaliação pode diagnosticar o medo de colocar o rosto na água ou uma execução inadequada da propulsão de perna. Já para um nadador de equipe, pode verificar a assimetria de força na braçada durante o nado em relação ao braço dominante.

b) Avaliação formativa é feita depois de um tempo do aluno já ter recebido aulas de natação ou ter treinado sob orientações do professor de Educação Física; este, por sua vez, irá determinar o tempo ideal de comparação com a primeira avaliação diagnóstica. Pode ser feita de forma semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual. Ela serve para acompanhar a progressão do avaliado e verificar se os objetivos estão sendo atingidos. O professor de Educação Física precisa atender as necessidades de cada aluno dentro do grupo. Nesse sentido, a avaliação formativa na natação tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem individualmente.

c) Avaliação somativa é feita no final do ciclo de treinamento ou algum tempo depois da formativa, para comparar as mudanças ocorridas de aprendizado e desempenho deste aluno. Após avaliar os resultados, o professor poderá continuar o treinamento, diminuir, aumentar ou até mesmo modificar/reformular em função do encontrado. Os resultados das avaliações servem como fator de motivação para o testado, e pode servir também para acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento do aluno. No programa de ensino da natação para crianças, o aluno deve ser avaliado de forma contínua. A passagem de nível (adaptação, aperfeiçoamento e avançado) será concebida como uma consequência do processo de avaliação da aprendizagem e bom êxito do aluno.

Quem deve ser o avaliador na natação?

Avaliadores diferentes, ainda que com experiências e formação semelhantes, podem produzir resultados diferentes, ao ponto de comprometer este procedimento metodológico em estágios ou momentos de avaliação marcantes na época de treino ou em outros níveis. O ideal é que as avaliações e reavaliações dos alunos de natação sejam feitas pelo mesmo professor que irá ministrar aula para ele e que fez as avaliações anteriores, sobretudo nas avaliações qualitativas.

Qual a periodicidade da avaliação na natação?

O maior valor de uma avaliação é a sua comparação com o teste posterior, feito após um tempo de treinamento, para verificar a eficácia dos meios e métodos utilizados. Tão importante quanto avaliar é reavaliar. A reavaliação fornece a evolução do aluno, além de ajudar a equacionar e elaborar melhor o processo de ensino e treinamento. A avaliação e reavaliação devem servir como instrumento de motivação, no entanto, quando muito frequente (semanal), o aluno pode não atingir os objetivos em relação a resultados e se tornar desmotivador.  

A saber, ao reavaliar pode-se verificar se o processo aplicado está certo, mantendo-o ou modificando-o, em função das medidas obtidas. A avaliação pode ser realizada com periodicidade mensal, principalmente para alunos no período de adaptação (desenvolvimento da aquacidade), já que os resultados mudam com rapidez; bimestral, para alunos nas demais etapas de aprendizagem; ou trimestral para alunos de aperfeiçoamento. Já em equipes de natação, a avaliação deve ser sistemática.

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