Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Nadar antes, durante ou depois da escola?

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

A natação é um esporte agradável que pode ajudar a manter a forma física e deve ser promovido1. De fato, praticar natação é benéfico em todos as faixas etárias, no entanto, às vezes é difícil conciliar a rotina da escola com o ato de nadar. Ao pensar neste público que deseja nadar, mas não consegue adequar o horário da escola com as turmas oferecidas pelas academias de natação, este texto busca refletir nas possibilidades para que escolas e academias de natação possam ser parceiras institucionais e apresentar um questionário que pode ser aplicado no estudante para entender o motivo de ele não praticar natação.

Empresários do ramo de atividades aquáticas podem pensar no horário que irão disponibilizar para aulas de natação com vistas a atender à demanda das escolas próximas a academia. Por exemplo, uma academia que tem próximo a ela uma escola que atende, no turno da manhã, ao Ensino Fundamental I, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano, tem provavelmente crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos. Assim, a academia de natação, se deseja atender a esse público, precisa oferecer turmas de natação no turno da tarde, para essa demanda que está livre depois da escola.

No entanto, se a escola atende no turno da tarde ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ou seja, alunos do 6º ao 9º ano e 1º ao 3º respectivamente, tem provavelmente adolescentes na faixa etária entre 11 e 17 anos. Assim, a academia de natação, se deseja atender a esse público, precisa oferecer turmas de natação no turno da manhã (antes da escola) ou à noite (depois da escola), para essa demanda no horário que ela está livre.

Já os empresários e educadores do ramo escolar precisam pensar em parcerias que possam oferecer aos seus alunos aulas de natação durante o horário escolar ou no contraturno escolar como disciplina extracurricular. Normalmente, são usados os horários em que a piscina não tem aulas para criar parcerias e ocupar estes horários ociosos da piscina. Por exemplo, existem escolas que disponibilizam o translado para que o aluno possa ir nadar na academia e voltar para escola ou serem apanhados pelos pais na academia após o término das aulas.

Outro protagonista neste cenário são os pais, a quem cabe o papel de adequar a rotina semanal para incluir a natação, que é vista pela maioria dos responsáveis como algo importante a ser feito em idade escolar.

Importante ressaltar que apesar de benéfica, a natação não pode atrapalhar os estudos e prejudicar o desenvolvimento das outras disciplinas escolares. Chegar atrasado ou ter que sair mais cedo da escola para nadar não são opções prioritárias, é preciso pensar em outras estratégias que possam garantir ao estudante a prática saudável da natação.

Se para um aluno iniciante na natação pode ser complicado ajustar a rotina semanal para ir à academia, quando se chega ao nível de atleta de natação torna-se mais difícil, porque ele precisa nadar em torno de 2h e por vezes em dois turnos para conseguir completar o treino.

Pesquisadores2 têm tentado descobrir quais são as barreiram que impedem as crianças e adolescentes a fazerem natação fora da escola. Deste modo, sugere-se que pais, educadores e donos de academias de natação façam uma pesquisa para verificar quais os fatores estão influenciando o aluno da escola a não praticar a natação.

O questionário a seguir trata-se de uma sugestão de pesquisa que pode ser adaptada para a sua realidade.

Estudante! Responda as perguntas abaixo marcando sim ou não em relação à sua percepção de barreira para prática de natação.

Não participo de natação fora da escola…

  1. Porque tenho muitos deveres de casa

sim (   )      não (   )        

  1. Porque os dias de treino não são compatíveis com minha disponibilidade

sim (   )      não (   )        

  1. Porque meus amigos não praticam natação

sim (   )      não (   )        

  1. Porque não tenho boa forma física

sim (   )      não (   )        

  1. Porque não me interesso pela natação

sim (   )      não (   )        

  1. Porque me envergonho do meu corpo quando faço exercício

sim (   )      não (   )         

  1. Porque não gosto de atividade física

sim (   )      não (   )        

  1. Porque sinto que meu aspecto fisco é pior do que os demais

sim (   )      não (   )        

  1. Porque nada me anima de fazer natação

sim (   )      não (   )        

  1. Porque não tem atividade que eu gosto

sim (   )      não (   )        

  1. Porque tenho medo de fazer algo ridículo

sim (   )      não (   )        

  1. Porque considero que já faço atividade física suficiente na escola

sim (   )      não (   )        

Referências

1-Bougault, V., Turmel, J., Levesque, B., Boulet, L.P. (2009). The respiratory health of swimmers. Sports Med. 39(4):295-312.

2-Cabanas-Sanches, V., Tejero-Gonzalez, C.M., VEIGA, O.L. Construcción y validación de una escala breve de percepción de barreras para la práctica deportiva en adolescentes. Rev. Esp. Salud Publica. 2012, vol.86, n.4, pp. 435-443. 

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar
REF&H
Enviar