Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Inicie o bebê na natação

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

Crianças envolvidas em atividades aquáticas durante o primeiro ano de vida tendem a ter melhores habilidades motoras1. De fato, a prática aquática regular facilita o desenvolvimento, tanto da motricidade fina (coordenação olho e mão) quanto as habilidades motoras grossas, ou seja, menos delicadas, como pular, subir e descer escadas)1.

O efeito positivo da natação advém sobretudo do envolvimento de todos os músculos do corpo, diminuindo a carga sobre as articulações, bem como da melhoria funcional tanto dos pulmões como do coração2.

O ambiente aquático é um estimulador multissensorial. A interação do bebê com flutuabilidade, densidade da água e pressão hidrostática atuam como estímulos sensoriais nos sistemas vestibular e tátil. Além disso, as diferentes profundidades a que cada corpo é submetido em uma piscina permitem que os indivíduos experimentem um terreno gravitacional em constante mudança e se movam no espaço tridimensional. Ao nadar na água em condições de baixa gravidade, os bebês finalmente ganharão controle sobre seus músculos1

A melhora da aquacidade é, portanto, de grande importância, não apenas para o desenvolvimento motor geral, mas especialmente para as dimensões de habilidades motoras finas e preensão1.

O bebê, no ventre da mãe, passou quase um ano no meio líquido e nos primeiros meses de vida fora d’água ainda tem movimentos de reflexo natatório, que são os movimentos que os bebês fazem se forem colocados na água, gestos estes que se parecem com movimentos do nado cachorrinho, batendo pernas e braços instintivamente. Esse reflexo diminui e todo ser humano precisa reaprender a interagir com o meio líquido. 

A estimulação aquática para bebê proporciona ao lactante benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos. A atividade orientada na piscina marca a progressão do desenvolvimento do bebê, por exemplo, muitos deles aprendem a se deslocar no meio líquido antes mesmo de começar a engatinhar ou andar3.

Matricule seu bebê na natação com acompanhamento de um profissional de Educação Física. Mergulhe nessa ideia!

Sugestões de leitura

  1. Leo I, Leone S, Dicataldo R, Vivenzio C, Cavallin N, Taglioni C, Roch M. A Non-Randomized Pilot Study on the Benefits of Baby Swimming on Motor Development. Int J Environ Res Public Health. 2022 Jul 28;19(15):9262.
  2. Kanikowska A, Napiórkowska-Baran K, Graczyk M, Kucharski MA. Influence of chlorinated water on the development of allergic diseases – An overview. Ann Agric Environ Med. 2018 Dec 20;25(4):651-655. 
  3. Vasconcellos, Marcelo Barros. Natação para bebê: quando, onde e como? Revista Empresário Fitness & Health. Edição 97. Janeiro de 2021. 

 

 

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar