Este texto aborda alguns dos benefícios que o exercício regular pode proporcionar para o praticante assíduo da hidroginástica. O professor de Educação Física deve estimular os seus alunos a praticarem com afinco os exercícios aquáticos para que cada indivíduo possa usufruir do favorecimento, vantagem, ganho e proveito que a hidroginástica oferece.
A saber, a hidroginástica pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade, do sexo, do nível de condicionamento físico ou de experiências anteriores com o meio líquido. Ademais, o exercício na água é, sem dúvida, uma das raras atividades indicadas para todos os tipos de pessoas, todas podem se beneficiar.
É possível que alguns alunos busquem na hidroginástica benefícios visíveis ou percebidos mais facilmente, como por exemplo, aumentar a força muscular na perna1 e diminuir a gordura corporal2. Contudo, o praticante deve ser orientado, pelo professor, quanto às vantagens não visíveis externamente que o exercício oferece, pouco notadas e que ocorrem internamente no organismo, tais como a melhora da pressão arterial3, do colesterol2, do sistema nervoso4, do estresse5, da frequência cardíaca6 e da alegria, na sua maioria relacionados com as propriedades físicas da água.
Aluno mais alegre
Alegria é um sentimento de contentamento ou de prazer excessivo, também associado ao estado de felicidade, satisfação que deixa o ser contente. Independentemente do tipo de aula planejado para cada sessão de treino de hidroginástica, sempre tive a preocupação em tentar fazer com que meu aluno ficasse mais alegre.
Para Sova7, a hidroginástica é mais divertida e agradável em comparação com exercícios no solo. Para Vasconcellos8, estar na piscina é prazeroso e cabe ao professor explorar as várias estratégias pedagógicas para tornar suas aulas mais alegres, divertidas e desafiadoras.
Alegre seu aluno
Vi a alegria em vários alunos durante as aulas, posso citar cinco situações, por exemplo:
- Quando deixei o filho de uma aluna que tinha síndrome de Down fazer aula junto com a mãe (ele passou a não ficar sentado esperando a mãe, virou aluno e companheiro dela na alegria).
- Quando servi no final da aula copinhos de gelatina dentro da piscina para todos os alunos.
- Quando dei bolas de gás em formato de coração no dia das mães.
- Quando os alunos dançavam durante as aulas temáticas (festa junina, Páscoa)
- No dia que dei aula vestido de homem aranha. Sobretudo, procurava valorizar o aluno e mostrava o quanto a atividade na água pode oportunizar momentos agradáveis.
Estimule o relato de benefícios
Que a hidroginástica é benéfica todos sabem e os médicos não se cansam de prescrever e indicar. O professor precisa focar nos benefícios invisíveis (poucos percebidos) e evitar focar nos visíveis. Mas, como mostrar para o aluno que houve melhora se o professor não avaliou o antes e depois? Como saber das melhorias do seu aluno se você nunca perguntou sobre isso?
Ao serem questionados sobre as melhorias que a hidroginástica havia proporcionado para eles, veja o que alguns deles disseram:
Voltei a dirigir após fazer algumas aulas de hidro.
Waldir, 72 anos
Me separei e a hidroginástica foi um local onde pude fazer novas amizades.
Sandra, 53 anos
Minhas varizes melhoraram com a hidroginástica.
Priscila, 36 anos
Diminuí o estresse e a ansiedade durante minha gravidez.
Fernanda, 25 anos
Conheça melhor o seu aluno!
Mensure os benefícios
Muitas academias focam na avaliação inicial, em verificar o percentual de gordura, peso, força, flexibilidade e circunferência de cintura. Pode ser que essas variáveis se mantenham estáveis com a hidroginástica e os alunos fiquem frustrados. É possível também que não haja um acompanhamento e reavaliação. Minha dica é mensurar tudo que você pode e estiver ao seu alcance, considerado dentro da sua realidade de academia e que possivelmente a hidroginástica vai beneficiar ao seu aluno. Se não tem recursos para avaliar com equipamentos modernos, use um formulário com perguntas e respostas sobre a saúde deste aluno, como por exemplo, escala de 0 a 10 ou em forma de classificação ruim a ótimo. Avalie o antes e o depois das características que seu aluno objetiva melhorar. Veja em conjunto com seu aluno o que é possível alcançar de melhorias.
Dependendo do perfil do seu aluno, você precisa mensurar humor, sono, felicidade, esperança, bem estar ou nível de estresse. Outros alunos terão que ter a pressão verificada a cada aula para notarem que a pressão arterial melhorou. Pergunte a ele o que melhorou após algumas semanas de aulas de hidroginástica. É necessário monitorar (acompanhar) a evolução do aluno de uma maneira global nos quesitos quase imperceptíveis.
Seja em aulas personalizadas ou em aulas em grupo, nos programas de hidroginástica o aluno pode adquirir muito favorecimento para a sua vida.
Mantenha seus alunos na hidroginástica ao mostrar os benefícios, antes invisíveis para ele.
Por fim, deixo aqui uma pergunta para reflexão:
Por que alunos de hidroginástica ficam anos na mesma turma?
Sugestões de leitura:
- Zaniboni GR, Baruki SBS, Cesar MC, Rasera Júnior I, Pazzianotto‐Forti EM. Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e III. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019;41(3):314-21.
- Neiva HP, Faíl L B, Izquierdo M, Marques MC, Marinho DA. The effect of 12 weeks of water-aerobics on health status and physical fitness: An ecological approach. PLoS ONE. 2018;13(5):e0198319.
- Cunha RM, Costa AM, Silva CNF, Póvoa TIR, Pescatello LS, Lehnen AM. Postexercise Hypotension After Aquatic Exercise in Older Women With Hypertension: A Randomized Crossover Clinical Trial. Am J Hypertens. 2018;31(2):247-52.
- Gueita-Rodriguez J, Hoyas-Avila S, Palacios-Cena D, Molina-Rueda F. Effects of vertical water immersion on the nervous system: a systematic review. Rev Neurol. 2019;68(5):181-89.
- Teixeira RV, Lima WS, Andrade LN, França FCQ. Factors that lead elderly to practice hydrogymnastics. 2018;14(1):175-8.
- Bielec G, Kwasna A, Gaworska P.The influence of Aqua Power aerobics on body mass reduction in middle-aged, overweight women. Turk J Phys Med Rehabil. 2017;63(4):293-8.
- Sova R. Hidroginástica na Terceira Idade. Rio de Janeiro: Manole, 1998.
- Vasconcellos MB. Hidro Variações. Rio de Janeiro: Shape, 2010.