A Frequência Cardíaca (FC) é o número de pulsações do coração por unidade de tempo, expressa geralmente como batidas por minuto (bpm)1. Já a Frequência Cardíaca Máxima (FCmáx) é o número máximo de batimentos que o seu coração é capaz de efetuar em um minuto. A saber, tanto o lado direito como o lado esquerdo do coração (os ventrículos) contraem-se simultaneamente, mas essas duas contrações são contadas como um batimento. O ventrículo esquerdo se enche com o sangue proveniente dos pulmões durante o período de repouso entre os batimentos; quando o coração bate, o órgão bombeia esse sangue, com o oxigênio e os nutrientes nele contidos, para fora em direção aos músculos. O ventrículo direito se enche com o sangue que retorna dos músculos durante o período de repouso e, em seguida, bombeia esse sangue, com o dióxido de carbono nele contido, para fora do coração até os pulmões 1.
É importante controlar a frequência cardíaca para2:
- a) garantir que o coração esteja funcionando corretamente;
- b) detectar quaisquer problemas de saúde precocemente;
- c) evitar internação hospitalar;
- d) conter o risco de morte.
Para quem possui um relógio inteligente (smartwatch), é possível detectar a frequência cardíaca por meio do contato de luzes e sensores específicos com a pele do pulso. Essa detecção de dados de frequência cardíaca facilmente acessíveis com sensores abre oportunidades para fornecer resposta em tempo real sobre a intensidade do exercício3. Certamente, o método de maior precisão para a determinação da frequência cardíaca máxima consiste em usar um dos diversos aparelhos de monitoramento que podem determinar a frequência cardíaca durante o próprio nado/exercício, guardando os resultados em sua memória, para registro e análise da prática.
Um outro método para calcular a frequência cardíaca máxima consiste em contar a frequência cardíaca durante vários percursos de treinamento em esforço máximo ao longo de alguns dias; a frequência cardíaca mais elevada será a frequência cardíaca máxima. Para diminuir a margem de erro, o atleta deve ter atingido a mesma frequência cardíaca máxima várias vezes durante o período de realização do teste, já que uma frequência máxima alcançada apenas uma vez talvez não seja o máximo real do nadador1.
Se não for possível utilizar um desses aparelhos, os nadadores podem contar suas frequências cardíacas durante 10 segundos imediatamente após terem completado o esforço máximo. Em tal medida, o erro pode ser de até mais ou menos 6 bpm, pois a contagem de 10 s é multiplicada por 6 para obtenção de uma contagem em 1 minuto, mas é provável que esse grau de erro ainda seja menor do que poderia resultar de uma contagem de 30 a 60s. Os atletas devem começar a contagem imediatamente após terem terminado o nado, porque, em atletas bem condicionados, a frequência cardíaca de exercício começa a declinar na direção dos valores de repouso dentro dos primeiros 10 a 20 segundos. Os melhores locais para contagem de frequência cardíaca imediatamente depois do exercício são o punho e a artéria carótida, na parte lateral do pescoço, imediatamente abaixo do queixo.
Frequência cardíaca na prescrição da carga de treino
Em esportes, é frequente a utilização da frequência cardíaca na prescrição da carga de treino. Este parâmetro fisiológico é um marcador da intensidade do treino, constituindo um método simples de monitoramento do treino para atletas e treinadores5. De fato, a intensidade do exercício é um indicador chave para a segurança e eficácia do programa de exercícios aeróbicos6.
Para aqueles que não dispõem da tecnologia, existem algumas fórmulas para estimar a Frequência Cardíaca Máxima. Para Karvonen, para se obter a FCmáx, deve-se diminuir a idade do indivíduo de duzentos e vinte (220-idade)4.
Qual a SUA Frequência Cardíaca Máxima? ____________
Segundo o fisiologista Willian McArdle, professor Emérito na Universidade de Nova York, para se obter o percentual (%) da frequência cardíaca máxima de treinamento, pode-se utilizar o seguinte exemplo de fórmula7:
Uma pessoa de 30 anos que deseja nadar a 70% da FCmáx.
FC Máx = 220-idade = 220-30 = 190 bpm
-13 batimentos na água*
Fórmula: [(0,70) x (190-13)] = 0,70 x 177= 123,9. Assim, o resultado: 70% da FCmáx é 124 bpm
*A frequencia cardíaca é reduzida na água comparada a exercícios em terra devido à velocidade de resfriamento do corpo na água.
A seguir, consta um método simples para prescrição de intensidade de acordo com a FC.
Intensidade de treinamento de acordo com faixas de frequência cardíaca1.

Frequência cardíaca em repouso
Em geral, as frequências cardíacas em repouso de pessoas não treinadas ficam na faixa de 60 a 80 bpm. Já as frequências cardíacas em repouso de atletas bem treinados tendem a ser consideravelmente mais baixas entre 40 e 60 batimentos por minuto (bpm) porque a frequência cardíaca em repouso diminui com o treinamento. Os músculos cardíacos aumentam e ficam mais fortes com o treinamento, e podem bombear mais sangue para fora do órgão a cada batimento. Consequentemente, o coração precisará de menor número de batimentos para fornecimento da quantidade habitual de sangue que o atleta precisa em repouso.
A verificação da frequência cardíaca em repouso pode ser aferida todas as manhãs, depois que o atleta acordou e antes de ter deixado a cama. O atleta deve contar a frequência cardíaca em repouso durante pelo menos 30 segundos e, de preferência, durante 60 segundos, para ficar reduzido o erro de medida que poderia ocorrer com a conversão de contagens mais baixas (por exemplo, 10 segundos) para uma frequência por minuto.
Outro procedimento consiste na contagem da frequência cardíaca em repouso pelo atleta imediatamente antes de treinar, todos os dias. Se esse método for utilizado, o atleta deverá descansar em um local tranquilo durante 5 a 10 minutos antes de fazer a contagem; com isso, ficarão minimizados os efeitos das influências externas 1.
Conhecer a frequência cardíaca em repouso é importante porque ela pode ajudar a identificar problemas de saúde em potencial, bem como avaliar a saúde cardíaca atual. Em certos casos, uma frequência cardíaca mais baixa em repouso pode significar melhor condicionamento físico, que está associado a taxas reduzidas de eventos cardíacos, como derrames. No entanto, uma alta frequência cardíaca em repouso pode ser um sinal de um risco aumentado de problema cardíaco em algumas situações, porque a aceleração dos batimentos cardíacos acaba prejudicando a função geral do coração.
Fatores que podem afetar a frequência cardíaca
Existem diversos fatores que podem afetar a frequência cardíaca de treinamento. Esses fatores incluem:
- Estresse;
- cafeína;
- medicamentos;
- saúde em geral;
- fatores ambientais.
Antes do professor prescrever a intensidade do treino, o aluno precisa responder à Anamnese8, o Questionário de Prontidão para Atividade Física (QPAF) e deve estar apto à prática de atividade física com liberação médica9.
O melhor é quando o aluno, candidato à prática de atividades aquáticas ao nível moderado/elevado de intensidade, seja submetido a um exame médico que permita a detecção de fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou do aparelho locomotor9.
Referências
- Maglischo EW. Nadando o mais rápido possível. 3º ed. São Paulo, Manole, 2010.
- Gomes, MJ. Pagan, LU. Heart Rate Control in Heart Failure. Minieditorial; Arq. Bras. Cardiol. 2020. 115 (6):1-2.
- Gronwald T, Horn L, Schaffarczyk M, Hoos O. Correlation properties of heart rate variability for exercise prescription during prolonged running at constant speeds: A randomized cross-over trial. Eur J Sport Sci. 2024 Nov;24(11):1539-1551.
- Vasconcellos, MB. Natação Monitorada. Testes desde aquacidade até o nível avançado. Rio de Janeiro: Paco, 2019.
- Lopes RF, Osiecki R, Rama Luis MPL. Resposta da frequência cardíaca e da concentração de lactato após cada segmento do triathon olímpico. Rev Bras Med Esporte. 2012; 18(3): 158-160.
- Chen T, Zhu H, Su Q. Effectiveness and Safety of Four Aerobic Exercise Intensity Prescription Techniques in Rehabilitation Training for Patients with Coronary Heart Disease. Cardiol Res Pract. 2022(1), 1647809.
- McArdle WD, Katch FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Tradução de Giuseppe Taranto. 4ª ed. Afiliada. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 1998.
- Vasconcellos, MB. (2023a). Anamnese para natação e hidroginástica. Revista Empresário Fitness & Health., Juiz de Fora. p. 1 – 10, 11 set.
- Vasconcellos, MB. (2023b). Liberação médica para praticar atividades aquáticas. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. p. 1 – 8, 17 fev.