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Aula de natação que ensina a fornecer flutuação

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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A cadeia de sobrevivência em afogamento possui cinco elos e dentre eles está o de fornecer flutuação para pessoas que estão se afogando antes que ela fique submersa, mas de maneira que a pessoa não vire uma vítima ao fazer isso.

Fornecer flutuação é um conteúdo que pode ser trabalhado nas aulas de natação, com vistas a preparar os alunos para saberem agir em caso de avistarem um afogamento.

O 1º elo da cadeia é a prevenção. Sempre se deve prevenir para evitar que o afogamento aconteça. A prevenção de afogamento evita a mortalidade prematura1 e tem o potencial de salvar muito mais vidas do que o resgate ou o tratamento de pessoas que se afogam2. Já o 2º elo da cadeia de sobrevivência é saber reconhecer um afogado. Ao avistá-lo deve-se pedir para ligarem para o número 193.

O 3º elo é fornecer flutuação – evite submersão. Após reconhecer que a vítima está se afogando e acionar o serviço de resgate (2º elo da cadeia) é possível ajudar a vítima, sem entrar na água, fornecendo uma flutuação antes que ela afunde.

Esta flutuação pode ser por meio de uma boia circular (boia salva-vidas) que às vezes está disponível em piscina, rios, lagos, represas ou improvisar na flutuação para ajudar, com objetos do tipo: garrafas de plástico vazias, pranchas de surfe, bolas, materiais de isopor, espumas diversas, madeiras e algumas frutas grandes do tipo coco, melancia, melão, pois também flutuam e podem ser usados.

Ao fornecer o material para flutuação, solicite à vítima que se acalme, informe que já foi requisitado ajuda e recomende que ela se apoie na estrutura fornecida em posição vertical para evitar aspiração de água e vômito.

Fornecer flutuação é uma estratégia muito importante, mas não muito utilizada, apesar de ganhar tempo valioso para o serviço de emergência chegar, ou para aqueles que estão ajudando na cena planejarem os esforços necessários ao resgate. A maioria das ações de resgates por leigos tendem a concentrar-se no objetivo de conseguir retirar a vítima da água (4º elo), mesmo que para isto exista um alto risco de vida do socorrista. Dispositivos de segurança, tais como boias salva-vidas, foram propositadamente concebidos para proporcionar flutuação. No entanto, eles nem sempre estão disponíveis na cena de um incidente de afogamento.

É fundamental que a pessoa que for fornecer flutuação tome precauções para não se tornar uma segunda vítima na hora de ajudar; a prioridade é ajudar lançando o material de flutuação, sem entrar na água, se possível.

Esforços de resgate tentados por espectadores destreinados muitas vezes levam à morte da vítima primária de afogamento, do socorrista ou ambos3. Se estiver uma corda e for possível, amarre no material flutuante e lance para o afogado para puxar e remover ele da água sem estar em risco de virar uma vítima.

De forma resumida, no 5º elo, se o afogado não estiver respirando, inicie a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) com ventilação imediata. No entanto, se houver respiração, permaneça junto ao afogado até a ambulância chegar.

As aulas de natação podem desenvolver nos seus alunos atitudes e valores que salvam vidas sem pôr em risco aqueles que forem ajudar o afogado. Ensine o aluno de natação a fornecer flutuação de forma segura!

Sugestões de leitura:

  • Peden, A.E., Passmore, J., Queiroga, A.C., Sweeney, R., Jagnoor, J. (2022). Closing the gap for drowning prevention across Europe. Lancet Public Health. Sep;7(9):e728-e729.
  • Davis CA, Schmidt AC, Sempsrott JR, Hawkins SC, Arastu AS, Giesbrecht GG, Cushing TA. Wilderness Medical Society Clinical Practice Guidelines for the Treatment and Prevention of Drowning: 2024 Update. Wilderness Environ Med. 2024 Mar;35(1_suppl):94S-111S. Zhu Y, Jiang X, Li H, Li F, Chen J. Mortality among drowning rescuers in China, 2013: a review of 225 rescue incidents from the press. BMC Public Health. 2015 Jul 10;15:631. 

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