Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Atividades aquáticas melhoram a circulação sanguínea

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

O sangue circula até a extremidade do membro inferior (pés) quando a pessoa está na postura vertical (em pé), contudo, ele precisa retornar para cima. Como o corpo humano faz isso? De forma natural, a panturrilha desempenha um papel vital ao impulsionar o sangue de volta para o coração.

O problema é que com o decorrer dos anos, o indivíduo, ao ficar mais velho, tem as artérias com mais dificuldade de bombear este sangue de volta para a outra extremidade. A panturrilha não consegue exercer tão bem a sua função de auxiliar o retorno venoso. Para combater este problema são indicadas atividades aquáticas porque na água acontecem, pelo menos, dois mecanismos facilitadores da circulação sanguínea.

O primeiro mecanismo facilitador é o empuxo, força de baixo para cima, direção vertical, que induz o sangue a retornar para extremidade superior com mais facilidade.

O segundo é a pressão hidrostática, que pressiona a perna de todos os lados fazendo com que esse sangue “exprimido” retorne mais facilmente. A pressão da água estimula a circulação e o sistema respiratório a trabalharem mais. Além disso, com o calor da água, dilatam-se os vasos superficiais e aumenta, em consequência, o suprimento de sangue da pele, melhorando a condição da mesma, beneficiando, principalmente, as pessoas com má circulação periférica.

A pressão hidrostática se opõe à tendência do sangue de ficar nas porções inferiores do corpo, o que ajuda também a reduzir inchaços. A pressão gerada por todos os lados atua como uma bomba favorecendo o retorno venoso; por essa razão, exercícios na água são indicados para pessoas que possuem má circulação e inchaço.

Outro benefício causado pela melhora da circulação é a dispersão da equimose. Equimose é uma mancha escura ou avermelhada, na pele ou nas mucosas, em virtude de extravasamento de sangue ocasionado por contusão. A circulação aumenta na piscina aquecida e, por essa razão, facilita a dispersão da equimose. Essa situação é observada mais frequentemente em torno das articulações, na parte inferior do corpo, nos tornozelos e joelhos devido à gravidade e distância ascendente até o coração.

Fazer exercícios na água, acompanhado de um profissional, proporciona um bom funcionamento do corpo.  

A seguir, duas sugestões de leitura:

  • Livro “Natação Monitorada”
  • Livro “Hidroginástica e seus benefícios”

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar