Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

A importância do apoio social para nadar

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

O texto tem o objetivo de refletir sobre a importância da identificação de um indivíduo que necessita de apoio social, além disso, de mostrar que o apoio social pode contribuir para intervenções precisas no quesito que fará a pessoa iniciar/manter a prática de atividades aquáticas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que o indivíduo realize 300 minutos de atividade física semanal. Para a OMS, a atividade física reduz risco de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão, diabetes tipo 2, além de trazer benefícios para a saúde mental, saúde cognitiva, sono e memória. No entanto, muitas pessoas não conseguem iniciar ou dar continuidade à prática de atividades físicas e precisam de apoio/ajuda para progredir com o exercício seja ele de natação, hidroginástica, caminhar, pedalar etc1.

Quem apoia você?

Dada a necessidade de contribuir com as pessoas que precisam de estímulos e ajuda para realizar atividade física, tem-se verificado que o apoio social de pais, conjugue, irmãos, amigos e professores cons­tituem fator importante para que o indivíduo seja ativo2 e consigam cumprir as recomendações da OMS por meio da natação.

O apoio social é relatado como uma das estratégias possíveis para influenciar o indivíduo a aumentar adesão em programas de atividade física3 e vem sendo definido como qualquer tipo de comportamento ou ação que ajude uma pessoa a iniciar ou manter uma determinada prática de atividade física, tais como carac­terísticas relativas à participação e/ou diálogo sobre oportunidades relacionadas com as atividades, por meio das redes de pessoas apoiadoras formadas pelo indiví­duo2.

Categorias de apoio social

Existem du­as categorias relevantes de apoio social: aquela ligada a aspectos tangíveis (concretos e obser­vados) e a associada aos aspectos intan­gíveis (sentimentos, valores ou percepções).

A primeira inclui aquisição ou aluguel de equipamentos (óculos de natação, palmar, flutuador, pé de pato, snorkel, paraquedas, relógio, mochila), vestuário (maiô ou sunga, touca, tênis, agasalho), pagamento de transportes até o local para nadar e de mensalidades para a prática de natação, participação ativa na piscina (nadar junto) com pessoas próximas (pai, mãe, namorado(a), amigos, tios, avós etc.) e, por fim, a participação assistida nas ativi­dades.

A segunda envolve encorajamento, elogio, reforço positivo, informações, ou incentivo para a realização de natação2.

Nesse contexto, nadar, para muitos, depende da companhia, suporte ou estímulo para manter-se ativo e preservar a saúde.

Identifique o apoio social

Descubra quem são as pessoas que te influenciam a ser ativo e manterá o constante equilíbrio na água.

Se você ainda não faz natação, identifique! Que tipo de apoio social você precisa para ser ativo? Como e por quem você pode ser ajudado?

Se você é professor de natação, identifique! Como você pode intervir para apoiar o seu aluno para que ele seja mais ativo? Como apoiar novos alunos para aderirem a sua aula?

Se você é pai ou mãe, reflita! Você tem um papel importante na prática de natação de seu filho. O que você vai fazer para apoiar seu filho? Movimente-se para oportunizar seu filho a ser ativo!

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Teste de apoio social para apoiar alguém a nadar

Existe um teste para identificar o apoio social para nadar, que consiste das seguintes opções ao questionamento “Quais as opções que você usa para apoiar alguém a nadar?”:

(    ) Aquisição ou aluguel de equipamentos (óculos de natação, palmar, flutuador, pé de pato ou snorkel).

(    ) Aquisição de vestuário (maiô, sunga, touca ou agasalho).

(    ) Transporte ou pagamento de transporte para deslocamento até a natação.

(    ) Pagamento de mensalidades da natação.

(    ) Participação ativa fazendo junto a aula de natação.

(    ) Participação passiva assistindo a aula de natação.

(    ) Encorajamento, reforço positivo ou elogio para realizar a natação.

(    ) Fornecimento de informações sobre natação.

(    ) Estímulo para que haja conversa com pessoas que fazem natação.

(    ) Outra forma de apoio não mencionado acima. 

O resultado do teste de apoio social para nadar é a soma de cada sim (1 ponto) obtido nas 10 perguntas acima.

______ Pontos – Resultado:

Referências

  1. Guidelines on physical activity and sedentary behaviour: Web Annex. Evidence profiles ISBN 978-92-4-001511-1. World Health Organization. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015111. Acessado em 6/2/2021.
  2. Beets MW, Vogel R, Forlaw L, Pitetti KH, Cardinal BJ. Social support and youth physical activity: The role of provider and type. American Journal of Health Behavior, 2006;30(3):278-289.
  3. McDavid L, Cox AE, Amorose AJ. The relative roles of physical education teachers and parents in ado­lescents leisure-time physical activity motivation and behavior. Psychol Sport Exerc 2012;13(2):99-107.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar