Já conversamos bastante sobre o profundo entendimento que você precisa ter das características do seu negócio. Quem quer ser tudo não é nada, lembra?
Dando continuidade à mesma linha de raciocínio, hoje damos mais um passo em um item extremamente relevante quando falamos da experiência do cliente fitness. Entender o que seu negócio faz é vital e segmentar, ou seja, canalizar os esforços para um objetivo se torna cada vez mais essencial.
Quando falamos em segmentação, não falamos somente em academia low cost, boutique, high end, tradicional, multisserviços etc. Essas são características do seu modelo de negócio. Tem um papel mais importante quando falamos em segmentação do público que você atende. O mais tradicional é a segmentação geográfica ou demográfica, onde se determina o gênero, estado civil, idade, renda, cidade, estado, área, idioma. Mas aqui te convido a começar a segmentar seus clientes por itens que podem ser mais relevantes e que realmente você consiga canalizar energias e criar experiências mais ricas.
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A segmentação psicológica traz quesitos como o estilo de vida, valores, atitudes, interesses em atividades, sonhos, desafios e preocupações. Já a segmentação comportamental analisa a fundo o comportamento de compra e uso, os benefícios procurados, quais os grupos de amigos que a pessoa frequenta, marcas que consome e mídias sociais que utiliza.
Essa nova linhagem de segmentação somente é útil se você realmente ouvir o que o cliente tem a dizer sobre esses itens, pois não será uma pesquisa online que trará as informações. Com o conteúdo em mãos, é hora de colocar a cabeça para pensar em desenhar a jornada ideal para esse perfil de cliente que quer atender com maestria. Vou repetir aqui: com maestria e excelência. Atender qualquer um atende!
Ainda falando sobre segmentação, muitas empresas gostam de levar em conta também o tipo de cliente que ela pode receber em seu negócio, seja ele digital, físico ou “figital” (físico + digital). Nesse ambiente, circulam os clientes potenciais, eventuais, regulares, preferenciais e os ex-clientes onde a jornada e processos são desenhados levando em consideração a posição atual da pessoa.
Sinceramente, acredito que colocar o cliente no centro do negócio ainda é o mais importante para o mercado fitness nacional. Milhões de clientes estão nos sofás. Se conseguirmos segmentar nossos negócios, teremos uma boa variedade de empresas fitness (academias, clubes, studios, aplicativos, personal trainers) especializadas em cada perfil de cliente e assim todos sairão ganhando!