Os pessimistas dizem que tudo pode piorar, mas prefiro ter um pensamento otimista e imaginar que o pior já passou e depois da tormenta, vem a bonança! Mas ela só vem para quem se prepara, assim como foi antes da pandemia. Somente sobreviveu quem tinha feito corretamente a lição de casa no ramo dos negócios! E agora é a hora de fazer a lição de casa para ter um verão caloroso em sua academia!
Segundo o IBGE, o setor de serviços ficou 0,2% acima do nível pré-crise, registrado em fevereiro de 2020. E se a sua academia não conseguiu enxergar já essa recuperação, é sinal que precisa rever rapidamente suas ações. Mas fique calmo, pois ainda dá tempo! Existem 2 pontos cruciais que precisam ser repensados:
Custos fixos ou variáveis
Em meio ao fechamento durante a pandemia, fomos forçados a renegociar todos os custos fixos, cortar contas supérfluas e a minimizar os custos relacionados às equipes de trabalho. E não é porque as coisas estão melhorando que você deve soltar as rédeas e elevar as despesas a patamares já vistos. Independente do momento que seu negócio está vivendo, é obrigatório que se mantenham os custos mínimos para a manutenção da sua operação. As negociações dos custos fixos devem procurar se manter nos níveis de pandemia. Então, converse com o locador, prestador de serviços e parceiros de negócio sobre a situação. Mas cuidado!
- Para não ser um mercenário e pensar somente no seu empreendimento. A relação precisa ser de ganha a ganha, então peça agora, mas já prometa para o futuro. Por exemplo: porque não renegociar um aluguel, mas renovar o contrato por mais 5 anos?
- Para não fazer economia porca. Reduzir a equipe a níveis estressantes para os demais colaboradores e clientes pode ser um tiro na cabeça. Deixar de fazer a manutenção em equipamentos vitais para sua operação, também pode ser o empurrãozinho que faltava para os clientes deixarem de fazer negócio com você.
Os custos variáveis geralmente estão conectados com a operação. Ou seja, se aumentar o número de alunos, você precisará de mais colaboradores e terá mais gastos com produtos. Então, não fique receoso de contratar uma pessoa a mais. Saiba que se está precisando fazer isso, é porque seu negócio está voltando a prosperar. Use com consciência a retenção dos custos.
Experiência do cliente
Junto com meses mais quentes, a procura pela atividade física deve aumentar, conforme a sazonalidade que o mercado observa ao longo dos anos. E cada vez mais o cliente tem maior variedade, comodidade e opções de serviço que possam lhe atender. Com isso, seu negócio não pode pecar. Você já sabe o trabalho que dá para fazer uma campanha de marketing de qualidade, atraindo o cliente e finalizando a compra de um plano, não é? Já que ele está dentro do seu estabelecimento, reflita sobre tudo o que você e sua equipe podem fazer para mantê-lo treinando frequentemente. Se tem dúvidas de como iniciar essa tarefa, te convido a conferir minha última matéria na Revista Empresário Fitness onde cito os 3 pilares da Experiência do Cliente.
Porém o mais importante aqui é que tenha claro que as ações do passado não refletem o sucesso do futuro:
- Clientes em constante mutação requerem que você conheça melhor eles.
- Clientes mais exigentes buscam falha zero nos processos.
- Clientes que se engajam com uma marca, buscam identificação.
- Cuidar da experiência do seu cliente pode ser um divisor de águas quando estiver na próxima feira fitness conversando com colegas. De um lado estará alguém que continua reclamando da pandemia e do outro pode estar você.