O comportamento do consumidor há algum tempo está mudando. De acordo com estudos globais da Nielsen, 92% das pessoas confiam mais em recomendações de outras pessoas, mesmo sem conhecê-las, do que em campanhas publicitárias.
Dessa forma, o boca-a-boca já gera vendas de três a dez vezes maiores do que a propaganda tradicional. Com isso, o grande desafio da atualidade é conseguir colocar o que você vende na ponta da língua das pessoas.
Estamos acostumados a uma comunicação massificada unilateral. Sem conversas. Sem interação. A marca fala e o consumidor escuta. Porém, nos últimos anos, as grandes empresas perceberam que não basta relacionar-se através de uma resposta padrão no SAC ou na página do Facebook.
A Era Digital fez das pessoas um novo veículo de comunicação — se não o melhor, o que potencializou o boca-a-boca. Neste ponto, a publicidade passou a concorrer com conteúdo pessoal de altíssima qualidade, credibilidade e audiência.
Em que você confiaria mais ao comprar um produto: em uma campanha publicitária ou no review de um desconhecido?
Quando pensamos na resposta da pergunta anterior, evidenciamos um problema gigantesco de comunicação entre a marca e o consumidor. A publicidade e o marketing por muito tempo mentiram para o consumidor, o que resultou em uma perda de credibilidade.
Uso o livro “Contágio”, de Jonah Berger, como uma das bases do meu vídeo sobre o assunto deste artigo. No livro, são abordados os seguintes tópicos:
- Moeda Social: compartilhamos coisas que nos geram uma boa imagem.
- Gatilhos: em meio à tanta informação, a utilização de gatilhos pode ajudar você a despertar a atenção do consumidor.
- Emoção : quando nos emocionamos, compartilhamos.
- Influenciadores: aborda a utilização de influenciadores para atingir seu público alvo.
- Valor prático: ajude-o a ganhar tempo e conhecimento rápido e de graça.
- Histórias: aprenda a relacionar histórias emocionantes com a sua marca para ganhar o coração do seu consumidor.
Ficou interessado nesse artigo?
Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.