A equipe não cumpre metas, não dá conta de suas atribuições básicas, e quando o faz, faz mal feito, perde o prazo e me tira a paciência…
Vamos combinar, né? Quem nunca pensou assim ou de forma semelhante, que atire a primeira pedra!
Eu te convido, nesse momento, a refletir sobre o real motivo de a sua equipe não apresentar o desempenho que você espera… Pare para pensar, talvez a receita de um mal entendido, uma atribuição mal cumprida e até problemas graves de relacionamento (dentro e fora do seu empreendimento) tenham como ingredientes principais a má comunicação e a má interpretação! Numa discussão mais acalorada é comum ouvirmos frases como “Não foi O QUE você disse, foi COMO você disse!”
Em neurolinguística, há dois pressupostos interessantes a respeito desse assunto: “A responsabilidade da comunicação é sempre de quem emite a informação” e “As interações humanas formam um sistema”. E o convívio entre pessoas desse sistema é regido pela lei de ação e reação. Esses dois pressupostos me levam a crer que o sistema é como se fosse, uma casa dos espelhos… Sabe aquela atração no parque de diversões, onde há vários espelhos mostrando imagens distorcidas e engraçadas de quem entra lá? A casa dos espelhos seria o seu sistema, composto pelos seus colaboradores e você recebe de volta exatamente o que passa para eles. Então, vamos refletir juntos: quão interessante seria para você, enquanto empreendedor e líder, puxar a responsabilidade da sua comunicação para você; uma vez que isso te daria o controle da situação, desde que você disponha das ferramentas corretas para se comunicar? Pessoas cumprindo o prometido, trabalhando cada dia mais satisfeitas, recebendo elogios pela desenvoltura profissional e assim, o ambiente tornando-se mais acolhedor para todos, inclusive e primordialmente para os seus clientes… Seria perfeito, não é mesmo?
Como se comunicar melhor e garantir que a mensagem foi passada
Você há de concordar que as pessoas são muito mais abertas a receberem novas informações – de atribuições mais simples do dia-a-dia a um diálogo mais sério e delicado – após perceberem que o ambiente é, por assim dizer, mais simpático, não é? E o contrário também
acontece: num ambiente mais árido, a tendência é de que as pessoas fiquem na defensiva, dificultando a compreensão de novas informações. Então, o que precisamos fazer, antes de mais nada é preparar o ambiente!
Vamos falar agora, de um conceito chamado rapport, e você entenderá o porquê de algumas pessoas te parecerem tão simpáticas e outras nem tanto…
Rapport é uma palavra de origem francesa e o significado tem a ver com conexão, trata-se da técnica que nos torna encantadores aos olhos do interlocutor, dizemos que o rapport está estabelecido quando conseguimos fazer o nosso ouvinte sentir que o entendemos e que temos algo em comum com ele. Talvez você faça isso intuitivamente algumas vezes… Bebês, por exemplo, o fazem ao mostrar a língua repetindo o gesto de um adulto que brinca com ele. Mas agora, você fará de forma pensada e mais assertiva. Vou te mostrar agora, algumas formas de utilizar essas informações que te passei até aqui:
- Sorria, um sorriso quebra qualquer barreira.
- Mantenha o contato visual: evite escrever, dar atenção a outra pessoa e muito menos olhar para
o celular! - Faça perguntas sobre a pessoa, demonstre interesse por ela. Ela tem filhos? Pergunte sobre eles.
Ela tem animais de estimação? Pergunte como estão. Tem um hobby, desenhar, por exemplo? Peça
para ver sua última obra. O importante aqui é a pessoa entender que o que importa para ela
também importa para você. - Faça um elogio SINCERO; se você vê algo que achou legal, porque não externalizar?
- Imite algumas características da comunicação do seu interlocutor SUTILMENTE, mas só faça
isso se realmente souber que não correrá o risco de a magia virar contra o feiticeiro e soar como
uma brincadeira de mau gosto! Por exemplo: observe a velocidade com que fala, o tom de voz, as gírias,
o sotaque e vez por outra, imite-o. - Toque respeitosamente a pessoa com quem você fala, de um modo geral, pessoas gostam de ser
tocadas, indica que você é amigável , mostra confiança; mas tome cuidado de não exagerar nos
toques, sutileza é e sempre será a palavra de ordem para o estabelecimento do rapport. Esse toque
não é cutucar, não é acarinhar, é suave e único… esse toque pode ser estrategicamente utilizado ao
fazer um pedido. Não o faça se já souber que a pessoa não gosta de ser tocada, ou caso você já
tenha percebido que ela não recebeu bem o seu toque.
Indícios de que o rapport está bem estabelecido é quando o interlocutor começa a imitar seus gestos, e forma de falar sem perceber.
Essas dicas te auxiliarão a estabelecer rapport, prepararão o terreno para a conversa que você pretende ter com ele.
Legal essas dicas, né? Você imaginava que poderia conduzir sua equipe de tal maneira a alcançar os resultados que espera? Coloque essas dicas em prática e você vai ver o ambiente do seu empreendimento mudando de desértico para um oásis diante dos seus olhos… Sua equipe estará muito mais colaborativa a cada dia que você repetir essas práticas. Seja você a imagem exata do que espera que a sua equipe reflita!