A Arquitetura é a embalagem do seu serviço! Da mesma forma que você sempre atualiza o seu atendimento, você deve atualizar as suas instalações para manter o cliente conectado com a sua academia e motivado a praticar exercícios físicos.
Aqui eu quero fazer um alerta importante: você deve encarar uma reforma, construção ou atualização da sua estrutura como um investimento e, dessa forma, tirar o seu desejo pessoal das decisões. As decisões de arquitetura devem ser tomadas levando em conta:
- Curto prazo: o lucro real que elas irão proporcionar (sim, dá para medir o retorno do investimento em obra!).
- Médio prazo: o quanto irá aumentar o valor percebido pelo seu cliente na sua academia.
- Longo prazo: os benefícios que elas trarão para o seu negócio em termos de posicionamento de mercado.
Tendo isso em mente e conhecendo a fundo o seu cliente-alvo (que pode ou não ser o seu atual cliente), é hora de planejar 2023!
O consumidor hoje está cada vez mais precisando ser inspirado para manter o seu estilo de vida. Por isso, minha primeira aposta para investir na estrutura é criar um espaço que seja um diferencial para o seu cliente alvo, algo que faça sentido para ele.
Pode ser uma área de descompressão para quem está querendo mais equilíbrio mental, um espaço específico planejado para aconselhamento do seu treino (junto com o serviço, claro), um espaço para apoiar o trabalho para quem está trabalhando em casa ou de forma híbrida, uma brinquedoteca para quem quer ficar mais tempo junto aos filhos, venda de produtos congelados e espaço de nutricionista para aqueles que querem cuidar de sua alimentação e assim por diante.
Outro ponto que vale a pena revisar nesse ano é relacionado ao conforto dos clientes: a climatização, o tratamento acústico e o som ambiente. Os consumidores estão cada vez mais incomodados com esses pequenos desconfortos.
Dentro da linha do conforto, o uso de luz natural e vegetação ajudam a criar a percepção de um ambiente saudável. Funciona muito bem para quase todos os clientes-alvo!
E por último, mantenha sempre a sua academia adequada à venda, online e presencial, tenha sempre novidades para criar pequenas surpresas para os seus alunos e faça pelo menos uma reforma de impacto que possibilite fazer um convite para ex-clientes irem visitá-lo durante o ano.
Planeje a sua Arquitetura mês a mês, alternando intervenções bem pequenas e sem custo, com outras de custo baixo e alguma com um investimento maior, tendo sempre em vista o custo-benefício de cada decisão.
Use a Arquitetura a favor de sua gestão!!!
Feliz e Próspero Ano Novo!