Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O que todo gestor precisa saber sobre arquitetura: organização visual

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

Ambiente organizado visualmente é sinônimo de bom serviço!

Você já deve ter percebido o incômodo que um ambiente com muitos elementos desorganizados visualmente causam nas pessoas. Um exemplo fácil de ser identificado são acessórios de ginástica espalhados no chão ou amontoados em um canto. Outro são excessos de quadros de avisos de diferentes tamanhos e materiais espalhados sem uma ordem em diversas paredes. Só de pensar nessa cena você já sente uma má sensação, não é mesmo?

Isso é explicado pela psicologia: as pessoas interpretam as formas e os elementos da arquitetura e ambientação de acordo com o que elas já conhecem, sempre buscando a sua zona de conforto.

Na prática, é muito fácil usar esse conceito para a sua academia parecer mais organizada visualmente e consequentemente, agradar a seus alunos.

Alinhamento

Cada elemento colocado na sua ambientação deve ter uma conexão visual com outros elementos mais fixos. Nada pode ser instalado ou guardado sem levar em consideração a composição global. Dessa forma, tudo parece conectado e fácil de ser entendido.

Mantenha os espelhos e objetos decorativos sempre alinhados. Se eles tiverem tamanhos diferentes, você deve definir se o alinhamento é por baixo, pelo meio ou por cima. Só não podem deixar de ter uma ordem.

Para organizar acessórios, vale a mesma técnica: sejam presos à parede ou colocados no chão, se a parte de cima de todos estiverem na mesma altura, a sua sala de ginástica passará uma sensação melhor.

Note, nessa figura, o incômodo causado pelo desalinhamento na composição da direita!

Proximidade

Planejar a distância entre diversos elementos, sejam equipamentos, acessórios, móveis ou quadros, é fundamental para causar a sensação desejada nos usuários do espaço.

Se queremos mostrar que todos os elementos são igualmente importantes, colocamos eles sempre com o mesmo distanciamento, já se queremos criar grupos distintos, mudamos o espaçamento entre eles.

A figura abaixo exemplifica muito bem essa ideia. Do lado esquerdo, todos os círculos pertencem ao mesmo grupo, já do lado direito existem 3 grupos distintos. Os círculos são idênticos, o que varia é a distância entre eles.

Conhecer esse conceito é muito útil ao organizar um layout de sala de musculação, por exemplo!

Região comum

Objetos posicionados dentro de uma região fechada são percebidos como pertencentes a um mesmo grupo. Se dentro de uma série de objetos você quer dar destaque a um grupo, é só fechar visualmente esse grupo, seja com uma moldura, uma cor ou um material diferente.

Os círculos que estão dentro do quadrado na imagem abaixo têm a mesma distância entre eles, o mesmo tamanho e a mesma cor dos que estão do lado de fora. Mas nosso cérebro os interpreta como pertencentes a um mesmo grupo, diferente dos outros.

Ao colocar acessórios de tamanhos e cores diferentes em uma parede, você pode delimitar uma parte da parede com uma moldura ou cor diferente e imediatamente os acessórios estarão organizados visualmente!

Princípio da Gestalt

Só para você saber, essas dicas que eu dei vêm de uma teoria do início do século XX, chamada Gestalt, que é amplamente utilizada em arquitetura, design gráfico e até web design até hoje. Seus criadores foram Max Wertheimer, Wolfgang Köhlere,  Kurt Koffka.

Mas o que você, que faz a Gestão da Arquitetura precisa saber, é que dentro de uma academia utilizamos muitos elementos visuais, como equipamentos, acessórios, comunicação visual, móveis e objetos decorativos. Se todos esses elementos estiverem alinhados, com as distâncias certas entre eles e organizados de forma delimitada, todos que entrarem em sua academia interpretarão que o seu ambiente é organizado e consequentemente, que o seu serviço é bom!

Conte comigo!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar