Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O que todo gestor precisa saber sobre arquitetura: continuidade

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

As pessoas tendem a gostar do que conhecem ou do que entendem. Para ajudar nas vendas, precisamos garantir que o visitante tenha uma boa impressão da estrutura e também se lembre muito bem de todos os ambientes depois.

O princípio da continuidade

Nós nos conectamos de forma mais eficiente com um ambiente se todos os elementos da arquitetura estiverem em harmonia. Esse aspecto da harmonia não é relativo ao gosto pessoal nem à opinião. É parte do princípio da continuidade, da Gestalt.

Esse princípio ensina que quando cada elemento de um lugar é percebido como parte de um todo, sem interrupções, entendemos como um espaço que tem harmonia.

Usar elementos que deem a ideia de continuidade na academia é uma fórmula garantida de que o visitante sairá com uma boa impressão

Como fazer

Inicie criando uma paleta de cores e definindo os materiais de acabamento para a sua academia. Escolha poucas cores e materiais e coloque-os lado a lado para criar o “clima” do projeto.

Você já sabe que esse clima tem que ser totalmente adequado ao seu público-alvo e à imagem que você quer que as pessoas tenham de sua marca!

Escolhendo as cores

Tenha no máximo 3 cores: uma clara, uma média e uma mais forte ou escura e brinque com elas em todos os ambientes de sua academia.

A mais clara pode ser a cor base que aparece na maioria das paredes. A cor média deve ser colocada onde você quer dar mais profundidade, em ao menos uma parede em cada ambiente. Já a cor escura ou mais forte deve ser usada para dar destaque, cada vez de uma forma: às vezes em um objeto decorativo, outras vezes em uma parede ou até chegando em uma sala específica, em todas as paredes, criando um ambiente diferente, mas conectado com o restante.

Por exemplo: eu escolho um branco acinzentado como cor de base para toda a academia, escolho um cinza médio como destaque e coloco atrás do espelho da musculação e na parede ao lado do professor em uma sala de coletivas. Como cor forte eu opto por um cinza com tons de marrom, bem escuro. Posso usar nos móveis da recepção, nos tetos da musculação e coletivas e pintar todas as paredes e tetos da sala de bike.

Deu para visualizar a continuidade?

Os acabamentos também têm que seguir a mesma linha

Na mesma lógica das cores, temos que escolher poucos materiais de acabamento e aplicá-los em todos os ambientes.

Mas cuidado para não ficar repetitivo!!!

Aplique de forma diferente: o material que na recepção é usado em uma parede, na musculação pode aparecer no teto e em um outro ambiente, como um vaso.

Imagine a mistura de madeira, vegetação e aço corten por exemplo: o padrão da madeira pode acontecer nos pisos na maioria dos ambientes, dando unidade, a vegetação aparece como uma parede verde na recepção e vasos com plantas na musculação. Esses vasos podem ter o mesmo padrão de textura do aço corten, que também foi usado na fachada e na parede atrás do professor na sala de coletivas.

Tudo aparece algumas vezes e, no final, o ambiente como um todo fica harmônico sem ficar sem graça.

Iluminação

O tom da iluminação geral deve ser sempre o mesmo (e você já sabe que eu gosto da luz amarela, 3.000K de temperatura de cor) para gerar a sensação de continuidade, mas a quantidade de luz pode variar em cada ambiente. Nos corredores, por exemplo, não precisamos do mesmo fluxo luminoso do que nas áreas de treino.

Você tem duas estratégias para trabalhar a continuidade sem monotonia: pode ter um tipo de luminária aplicado de formas diferentes em cada ambiente ou então trabalhar muitas luzes de destaque em cada espaço.

Planejar antes de executar

Fazer a Gestão da Arquitetura é planejar antes de executar. Junte amostras dos materiais, cores e fotos de elementos decorativos e pense de forma estratégica onde colocá-los. Deixe de lado o “eu gosto” e coloque no lugar “o que faz sentido para o projeto”.

Conte comigo!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar