Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Gestão de Arquitetura: Construindo Comunidade

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

O mercado já entendeu que as academias de ginástica não são apenas locais para melhorar a saúde física, mas também são espaços sociais onde as pessoas buscam interação e conexão. A necessidade de pertencimento a um grupo é uma parte fundamental da experiência do consumidor, e as academias têm uma oportunidade única de oferecer ambientes propícios para construir relacionamentos significativos.

Os clientes que conseguem fazer amigos têm uma chance significativa de manter-se fidelizado à academia, especialmente nos seis primeiros meses depois de começar.  Já que provavelmente você está com muitos alunos novos que entraram no início do ano, agora é um ótimo momento para planejar a Arquitetura de sua academia com esse objetivo:

Área de convivência

Ter um ou mais espaços de convivência dentro da academia é uma maneira eficaz de incentivar a interação social entre os clientes. Este espaço precisa ter poltronas confortáveis, mesas para um café e até mesmo áreas de recreação, como jogos. Essa área tem que estar muito à vista de todos e deve ser ambientada de forma a acolher o usuário. Lanchonetes – de autosserviço ou convencionais – são ótimas nas áreas de convivência, desde que sejam liberadas o dia inteiro para os clientes usarem suas mesas, independentemente de consumirem.

Espaços de aulas em grupo

Aulas de grupo não apenas proporcionam uma experiência de exercício motivadora, mas também oferecem uma oportunidade para os clientes interagirem e se conhecerem de forma espontânea.  Ao pensar na arquitetura desses espaços, que podem ou não ser em sala fechada, é importante considerar que a iluminação esteja preparada para várias modalidades e que o som seja de altíssima qualidade.

Eventos sociais e atividades em grupo

Organizar eventos sociais e atividades em grupo regularmente é uma maneira eficaz de promover a interação entre os frequentadores. Além de eventos ligados diretamente à atividade física, como competições esportivas, caminhadas e grupos de corrida ou ciclismo, você pode pensar em incluir também noites de cinema, aulas de culinária saudável, clube de leitura.  Ao criar espaços multifuncionais que possam ser adaptados para ter eventos, a academia torna-se, de verdade, um espaço de lazer para seus usuários, que se conectam cada vez mais com a marca.

Aplicativos e plataformas digitais

Além dos espaços físicos, as academias podem aproveitar as tecnologias digitais para facilitar a interação social entre os alunos. O desenvolvimento de aplicativos ou plataformas online exclusivas para eles pode permitir que eles se conectem, compartilhem experiências de treino e até mesmo organizem encontros sociais fora da academia. Essas ferramentas digitais podem complementar os espaços físicos, proporcionando aos membros uma maneira conveniente de se envolverem uns com os outros, mesmo quando não estão na academia.

Você deve ter percebido que essas ideias podem ser aplicadas com baixíssimo investimento! E devem ser colocadas em prática em até cinco meses depois de cada pico de venda do ano, criando a conexão dos novos clientes com a academia e também trazendo mais acolhimento aos clientes mais antigos.

 

Faça a Gestão de sua Arquitetura mês a mês e conte comigo!!!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar