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Gestão de Arquitetura: conheça (de verdade) o seu cliente

Colunista: Patricia Totaro

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No início do ano as academias costumam receber muitos clientes novos e novatos: os novos, que já treinavam em outras academias ou estavam parados há pouco tempo e os novatos, que não treinam há muito tempo ou nunca frequentaram uma academia.

Nesses próximos três meses, temos a incrível oportunidade de manter o número de alunos alto para o restante do ano, fidelizando esses alunos novos e novatos. Mas para conseguir isso, precisamos entender quem eles são: suas expectativas com o treino e seu padrão de consumo.

Expectativas com o treino

Além das perguntas de praxe sobre objetivo do treino, há quanto tempo estava parado, tipo de treino favorito e período que gosta de treinar, inclua também questionamentos que deem indícios de como ajudá-lo a colocar o treino na sua rotina de forma prazerosa como por exemplo:

  • Saber se a pessoa prefere acordar cedo ou tarde pode ajudar a entender o melhor horário de treino em relação ao relógio biológico.
  • Entender quais tipos de treino já testou pode dar oportunidade de apresentar novas modalidades que ele não conhece.
  • Conhecer quais atividades físicas dão mais prazer além de academia mostra se é uma pessoa ativa ou sedentária e ainda ajudar também a encontrar modalidades.
  • Entrar na vida pessoal do aluno no quesito de como é a rotina do dia a dia em termos de compromissos e horários é também importante para ajudá-lo na organização do tempo.

Ajudar o seu cliente a colocar o treino na sua rotina e orientá-lo sobre as opções de modalidades é primordial para iniciar a sua fidelização e deve fazer parte da avaliação física ou uma orientação de treino logo no início.

Conhecer o passado

Da parcela de clientes que vieram de outras academias, é sempre bom entender porque a antiga academia o perdeu. Existem motivos declarados, como mudança de endereço, academia lotada, preço alto ou serviço ruim. Mas o mais importante para conseguir que ele fique na sua academia é saber o que está por trás dessas falas. Exceto a mudança de endereço, todas as outras podem ter motivos escondidos!

Uma conversa pessoal mais profunda pode ajudar a entender o que ele considera um bom serviço e o sentimento de não ter benefícios pelo preço pago na outra academia.

Comportamento enquanto consumidor

Para traçar os planos de atualizações ou mudanças na arquitetura para os próximos meses, precisamos também saber como as pessoas se comportam enquanto consumidores e que tipo de ambiente os estimula:

  • Saber se seu estilo de vida é moderno ou tradicional.
  • Descobrir se são estimulados por ambientes mais escuros e com tecnologia aparente ou por ambientes mais claros e integrados à natureza.
  • Outro ponto fundamental é saber se seu cliente gosta de ambientes sofisticados ou preferem lugares mais despojados, independentemente do nível econômico e social.

Perguntas a respeito de lugares que eles frequentam nos momentos de lazer, desejos de consumo de bens materiais e marcas que eles admiram traçam esse perfil de forma assertiva e vai determinar que tipo de ambientação você deve adotar.

Ao contrário das anteriores, essa pesquisa funciona melhor por e-mail ou WatsApp, sempre sobre o tema de “Quero conhecer melhor você”.

Entender o cliente é o passo mais importante da Gestão da Arquitetura!

Todas as decisões de arquitetura que você for tomar durante o restante do ano deverá agradar ao seu cliente, por isso essa etapa de pesquisa e conhecimento de cada aluno é fundamental e deve fazer parte do acolhimento do novo aluno e também dos alunos antigos, pois as pessoas mudam seu comportamento e expectativas!!!

Boa pesquisa para esse mês!!!

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