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Como ter uma academia impactante com a gestão da Arquitetura

Colunista: Patricia Totaro

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Nesse começo de ano, o mercado de academias está em um crescimento mais  rápido que o habitual. Isso traz grandes oportunidades e também grandes desafios para os empresários do nosso setor. Quem trata a gestão de sua academia de forma profissional, tem uma enorme vantagem competitiva.

Dentro da necessária profissionalização, a Arquitetura é uma das principais estratégias de negócio. Ela é fundamental para posicionamento de sua marca no seu mercado, para vendas e fidelização de clientes. Seu planejamento afeta tanto o aspecto operacional da sua prestação de serviço quanto a conexão que o cliente cria com a sua marca.

Existe uma falsa ideia de que a Arquitetura envolve sempre muito investimento. Isso pode ser verdade em alguns casos em que a estrutura está muito abaixo do que o cliente da região espera e é necessário fazer um projeto que mude tudo profundamente, mas na maioria das vezes, pequenas intervenções bem planejadas funcionam muito bem.

Faça a Gestão da Arquitetura

Colocar a Arquitetura no dia a dia de sua academia não é desenvolver um projeto de arquitetura, mas sim ter conhecimento dos principais conceitos de Arquitetura focada na experiência do cliente. E aplicar esses conceitos, muitas vezes com pouquíssimo investimento.

O primeiro passo que o gestor precisa se atentar é perceber como estão as suas instalações sob o ponto de vista de seu cliente e do visitante: como é o fluxo de circulação, qual o nível de conforto que a academia proporciona, qual a sensação que o cliente tem em cada ambiente, envolvendo sempre os 5 sentidos.

O gestor deve também conhecer as tendências de mercado e um pouco das tendências de arquitetura para posicionar a sua academia dentro do padrão que o seu cliente exige.

Planejar é a chave para economizar

Planejar a sua arquitetura mês a mês, começando com uma lista de todas as intervenções que precisam ser feitas, colocando também uma estimativa de orçamento de cada uma e o prazo de planejamento e execução pode ajudar você a economizar muito!

Com essa lista em mãos, já pode ser definido em que mês ou trimestre será realizada cada intervenção. Algumas são muito simples e de baixo custo e outras mais complexas. Deve-se ter em mente o custo benefício de cada decisão para finalizar o planejamento.

É importante fazer cada intervenção em um mês estratégico, como por exemplo, ter prontas intervenções que melhoram as vendas nos meses em que historicamente você vende menos e ter prontas novidades para os clientes nos meses de maior fluxo.

Sempre lembre que entre o início do planejamento e o final da intervenção existe um tempo de 3 a 6 meses, dependendo da sua complexidade.

Também é importante deixar ao menos dois momentos durante cada ano para fazer uma pesquisa com seus clientes para conhecer seu perfil de comportamento enquanto consumidor.

Se você seguir esse roteiro, acompanhar por aqui o nosso conteúdo sobre Arquitetura e dedicar poucas horas por semana para o seu espaço, você fará com que a sua estrutura trabalhe a favor de sua academia com investimento baixo!

Bom Projeto!

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